Saiba como manter a casa organizada nas férias

Férias !  Delícia de momento.  Muito sol, praia, amigos e a casa cheia de crianças… oooops, e muita bagunça !!!!!

Mas não desespere, pois é totalmente possível manter a casa organizada nas férias.

Para você aproveitar os próximos dias e não enlouquecer durante as férias das crianças, elaboramos algumas dicas bem simples para manter sua casa limpa e organizada. Acompanhe!

Estabeleça um limite

Crianças tendem a achar que, por estarem de férias, podem fazer o que quiserem: não têm hora para dormir, nem para comer, e assim vai. É claro que eles precisam brincar, isso é muito importante para o desenvolvimento e felicidade dele. Porém, é interessante estabelecer limites.

Não precisa ser tudo regrado — afinal, as férias são para relaxar —, mas que tal determinar um espaço para as brincadeiras? Desse jeito, seus filhos terão uma área onde poderão espalhar os brinquedos e centralizar a “bagunça” sem desorganizar a casa inteira.

Outra recomendação é ter a regrinha básica do “brincou, guardou”. Assim, eles mesmos ficarão responsáveis por guardar aquilo que usaram.

Elabore um cronograma de serviços

Elaborar um cronograma é tudo o que você precisa para se certificar de que fará tudo o que precisa ao longo do dia. Dessa forma, não terá que se preocupar em deixar algo pela metade ou mal feito por conta da correria!

Nesse caso, um planejador semanal pode ser uma ferramenta bem útil para ajudar com o cumprimento dessas atividades, além de incentivar seus pequenos a colaborar com as tarefas domésticas.

Por meio de um cronograma de serviços, ainda fica mais fácil separar um tempinho no final do dia para estar com a família sem preocupações rondando a sua cabeça.

Peça ajuda aos seus filhos

Não os deixe de fora na hora que for limpar e organizar a casa. É importante que eles cresçam tendo consciência de que precisam ser organizados e colaborar com as pessoas. Afinal, uma criança que contribui com as tarefas de casa, certamente, será um adulto mais independente.

Ainda, não deixe de considerar a idade deles quando for envolvê-los na organização. Aos dois ou três anos, por exemplo, seus filhos já podem aprender a guardar os brinquedos na caixa organizadora e, aos quatro ou cinco anos, já conseguem alimentar os pets ou colar adesivos de identificação no sapatinho e etiquetas no material escolar — vai ser superdivertido, e eles vão adorar!

Entre os seis e sete anos, você pode ensiná-los a descascar os legumes. Aos oito anos, já pode pedir para que lavem roupas, além de estendê-las e dobrá-las. Com dez ou onze anos, já conseguem até ajudar a lavar o banheiro!

Agora, caso já tenham doze anos ou mais, seus filhos já são capaz de limpar vidros, passar roupas e aprender a cozinhar. Que tal aproveitar as férias para ensiná-los uma receita de bolo?

Faça uma lista de acordos com seus filhos

Seus filhos estão naquela fase de questionar tudo? Então essa dica vai ser ótima para você!

Vale lembrar que o acordo é um tratado entre duas ou mais pessoas, e o resultado de um debate. Então, negocie com as crianças. Deixe que elas exponham o que esperam desse período, e diga que você precisa de ajuda para manter a casa organizada nas férias.

O ideal é escrever quais serão os acordos para manter a ordem na casa durante o recesso escolar e as “penas” para aquele que não cumprir o tratado. Desse modo, vocês entrarão em um consenso e terão férias mais tranquilas.

Deixe de lado a perfeição e tente relaxar

A casa não precisa estar impecável durante todo o tempo! Tente desencanar dessa ideia e curtir mais os momentos com seus pequenos.

Pense que, desde que tenha uma ordem mediana com os brinquedos, tudo vai ficar bem. Vocês podem, inclusive, aproveitar o momento de tranquilidade para, juntos, separar peças de roupas, sapatos e brinquedos para doar.

Viu como é possível manter a casa organizada nas férias, mamãe? Não há por que se estressar, afinal, está tudo sob controle! Agora, se curtiu estas dicas, o que acha de aproveitar e conhecer nossas etiquetas para organizar as coisas do seu pequeno?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading