Produtos com 30% off até sexta-feira, 26/04. Confira!

Saiba como organizar os livros dos seus filhos

Introduzir a leitura na vida dos seus filhos, além dos próprios materiais escolares, é de extrema importância para o desenvolvimento deles. Se nós, mamães, incentivarmos os pequenos a ler desde cedo, muito provavelmente, eles pegarão gosto pelo conhecimento e desenvolverão uma inteligência superior. Mas você sabia que a forma de organizar livros pode ser um incentivo à leitura?

Quem ama ler também ama seus livros, ou seja, ensinar seus filhos a ler também significa ensiná-los a cuidar de seus livros com carinho e organizá-los. Pensando nisso, nós separamos algumas dicas incríveis para dar aquela mãozinha na hora de ensinar as crianças a organizar livros.

Ficou interessada? Então confira as dicas!

Crie um cantinho da leitura

Dedicar um espaço para que a criança possa ler é uma ótima ideia! Assim, os livros ficarão todos dispostos em apenas um lugar da casa: a criança saberá exatamente onde pegá-los e onde devolvê-los. Não haverá bagunça de livro espalhado por todos os cômodos — o que, convenhamos, é a melhor parte!

Além de ser uma mão na roda para a organização, o cantinho da leitura incentiva as crianças. Sugerimos que você decore esse espaço de forma chamativa e atraente, de acordo com o estilo do seu filho ou filha. Assim, sentirão vontade de ficar no ambiente e ler algum livro.

Defina onde os livros serão guardados

Estantes, prateleiras, caixas, cestos, varal de livros, há várias opções! Veja qual delas é mais interessante e opte por aquela que se adeque melhor ao espaço do cantinho da leitura. É muito importante que as mamães consultem os filhos durante a organização, para que mantenham uma relação mais próxima e saudável com eles.

Seja qual for a opção escolhida, lembre-se: os livros devem estar ao alcance das crianças. As prateleiras e as estantes devem estar na altura perfeita para que possam pegar o livro sem ficar se esticando ou escalando o móvel. Situações desse tipo podem causar acidentes terríveis, e nós não queremos isso. A intenção é que a criança pegue e devolva o livro ela mesma, então deixe os livros dispostos de maneira acessível.

Separe os livros que seu filho não gosta mais

Não há motivos para ficar estocando livros que os pequenos não gostem mais ou não leiam faz um tempo. Esses livros deixados de lado só estarão ocupando espaço. Convide a criança para selecionar aqueles que não quer mais e, em troca, coloque novos no lugar. Assim ela não ficará chateada.

Mas o que fazer com os livros rejeitados? Doe! Nunca jogue livros fora, sempre há alguém que poderá aproveitá-los. Doe para alguma criança que você conheça, para alguma escola ou instituição que tenha alguma biblioteca. E o melhor, faça isso junto aos seus filhos, o desapego é importante e ensinar a solidariedade desde pequeno é fundamental.

Defina o padrão de organização

Definam em conjunto, qual será o critério para a organização dos livros. Pode ser por ordem alfabética, cor da capa, gênero ou autores. Escolha a forma que seja mais fácil para seu pequeno, afinal, é ele que deverá prezar para manter tudo no mesmo local que estava, evitando bagunça.

Certifique-se, de tempos em tempos, de checar se o combinado está sendo cumprido. Caso o cantinho esteja desarrumado, trate de lembrá-lo de suas obrigações. Com o passar dos dias, você verá o resultado, chega de dor de cabeça e frases como “põe isso no lugar”, “arruma suas coisas”, “não joga no chão”. A vida ficará bem mais tranquila.

Use etiquetas para identificação

As etiquetas para organização podem facilitar a vida dos pequenos leitores. A ideia é que os livros sejam facilmente identificados, para que possam ser organizados pelas crianças sem dificuldade alguma. Vocês podem enumerar os livros ou categorizá-los de acordo com os assuntos ou gênero: material escolar, fábulas e contos, aventura, romance, heróis etc. Isso é válido para as estantes e cestos também.

Essas dicas parecem simples, mas são essenciais. Atitudes como as que foram citadas transformarão seus filhos em leitores mirins. Organizar livros é um ato de amor pela leitura, então, ajude-os a amar seus livros!

Gostou das dicas? Vai adotar alguma delas? Deixe a sua opinião sobre o conteúdo e conte-nos a sua experiência organizando os livros das crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading