Vida Organizada: Como Ter Uma Rotina Prática e Eficiente

Muito além da praticidade, uma vida organizada pode trazer mais agilidade e até aumentar o tempo livre para curtir mais com os filhos, o marido, as amigas, ou quem sabe se dedicar à uma boa leitura ou um filminho na Netflix.

Para isso, escolha itens de organização que ajudem a tornar sua casa mais funcional, tais como:

  • Caixas organizadoras;
  • Etiquetas de identificação;
  • Caixas de brinquedo para o quarto das crianças.

Um lar organizado é muito mais confortável e te ajuda no dia a dia na manutenção de rotina. Veja mais dicas a seguir e descubra como arrumar a casa de forma rápida, prática e eficiente.

Vida organizada: tenha uma rotina prática e eficiente

Chegar em casa e encontrar tudo no lugar, as coisas arrumadas, os ambientes livres para aproveitar o seu finalzinho de noite com conforto é muito bom, não é mesmo?

Muito além da praticidade, uma vida organizada pode trazer mais agilidade. É importante, sobretudo para que possa ter um dia a dia que caiba descanso e não só tarefas a cumprir.

Independentemente do que deseja fazer com seu tempo livre, o mais importante é cuidar para que ele exista e por mais que você tenha mil coisas para fazer todos os dias, com organização você consegue – sim – um tempinho extra para chamar de seu.

Mas como manter uma vida organizada?

A primeira dica para quem deseja manter uma vida organizada é: arrume a sua casa. Uma casa arrumada reflete uma mente limpa e fluida. Para começar a arrumação, nossa dica é focar na cozinha.

Essa é uma área que demanda muita atenção e costuma ser um dos cômodos que mais dá trabalho para organizar. Então, dê o primeiro passo focando no que é mais difícil, pois a tendência é que os demais ambientes sejam mais fáceis.

Ok! Mas, por onde começar exatamente? Vamos lá:

Organize os armários:

Arrume os armários da cozinha separando as suas panelas por tamanho e tipo de uso. Aquelas que você costuma usar com mais frequência devem ficar mais na ponta, assim você acessa facilmente na hora de cozinhar e evita mexer onde já está arrumado.

Temperos e condimentos:

Os temperos e condimentos devem ser identificados e separados em potinhos. É importante identificar cada um deles para que você não se perca na hora de preparar as refeições, e principalmente para saber as datas de validade.

Limpe a geladeira:

A geladeira é outra parte que pede sua atenção. Limpe tudo, inclusive retirando peças internas que sejam desmontáveis e possam ser lavadas. Mande para o lixo alimentos estragados ou vencidos, separe frutas, verduras, e outros itens sempre que possível em gavetinhas ou cestinhas.

Verifique o que tem no freezer e também providencie identificação, caso não haja, pois validade e nome dos alimentos são essenciais para facilitar o manuseio.

Se você é adepta do congelamento de refeições, a identificação é parte fundamental do processo de organização do seu freezer. Assim fica mais fácil até mesmo garantir uma alimentação mais equilibrada.

Dicas de organização para quartos

Os quartos precisam ser aconchegantes. É ali que você descansa, tem seus momentos de intimidade a sós ou acompanhada. Nada mais justo do que dar a esse espaço um cuidado todo especial.

Para facilitar a arrumação, tente se livrar da bagunça mais evidente. Roupas jogadas e calçados são os mais fáceis de levar de volta ao lugar, ou direcionados para lavagem.

Em seguida, parta para aqueles pequenos objetos que ficam largados em cima da penteadeira, da mesa de cabeceira e outros móveis que eventualmente você tenha no quarto.

Caixas organizadoras podem ajudar bastante nessa etapa. Basta separar um compartimento para cada coisa – por exemplo, presilhas, joias, faixas de cabelo, gorros e cachecóis etc. Tudo pode ser organizado e guardado em locais específicos.

Você pode lançar mão novamente das etiquetas de identificação. Marque tudo o que tem dentro de cada caixa e cole bem na frente. Organize as embalagens de modo que a etiqueta fique acessível aos olhos.

Isso faz toda diferença principalmente quando você pode contar com a ajuda de uma diarista, pois ela poderá guardar as coisas no lugar certo sem grandes esforços.

Mas, mesmo que não seja o caso, simplifica para que qualquer pessoa possa fazer, afinal a etiqueta está dizendo o lugar de cada objeto – não tem erro!

O quarto das crianças

Vamos combinar que esse aqui é o terror de qualquer mãe. Ao entrar no quarto dos pequenos bate aquele misto de vontade de jogar tudo fora com o desejo de guardar tudo para sempre.

Uma caixa organizadora de brinquedos já alivia muito a bagunça do ambiente. Além disso, conforme seu filho cresce você pode estimular que ele mesmo guarde as coisinhas ali e aprenda a organizar o cantinho dele – deixe a caixa ao alcance da criança para isso.

Com o tempo, adote um quadro de incentivo para ajudar o pequeno a se lembrar das tarefas da vida escolar e sua parte na organização.

Banheiros e lavanderia

Um banheiro cheiroso e limpinho diz muito sobre a casa e seus moradores. Mantenha o seu sempre em ordem, com toalhas limpas acessíveis e um aromatizador de ambiente.

Preferencialmente, pense em ter um armário dentro ou próximo ao banheiro onde você possa deixar as toalhas limpas para troca.

Já falamos que etiquetas de identificação são aliadas da organização? Pois bem, imagine que lindo ficaria o seu banheiro com prateleiras etiquetadas demonstrando como você é caprichosa com a organização dos itens? Super legal, não é mesmo?

A rotina de trabalho em casa

Se arrumar tudo já é difícil normalmente, para quem está fazendo home office ou mantendo uma rotina híbrida pode ser ainda mais complicado.

Afinal, o tempo que passa em casa se mistura um pouco com o seu tempo de trabalho. Muita gente, inclusive, costuma fazer uma carga horária ainda maior quando trabalha nesse esquema remoto.

Nesses casos, mais do que nunca manter uma vida organizada se torna essencial. Afinal, essa correria que você vive precisa de algum alívio, e quanto mais prática e funcional for a sua casa, melhor será para manutenção rotineira.

Lembre-se de cuidar do seu escritório mesmo que ele seja integrado à sua sala, quarto ou qualquer outro cômodo. O ambiente de trabalho precisa carregar essa atmosfera profissional para não deixar aquela carga de preguiça tomar conta de você.

Então vamos lá, a dica chave aqui é ter uma agenda!

Cuide da sua agenda:

De nada adianta uma casa linda, arrumadinha se você não tiver tempo para desfrutar dela nem por alguns minutos, concorda?

Então dê uma olhada na sua agenda e tente também harmonizar isso. Controle a demanda de trabalho, use post its para sinalizar quais são as tarefas mais urgentes e tire um dia da semana para programar o que vai ser feito em cada dia – por quem e em qual horário.

Pode ser difícil no começo, mas conforme você pega o jeito e se adapta a essas anotações, vai ficando mais fácil de manter a disciplina de anotar e checar a agenda com frequência. Além disso, se você repassar à tarde tudo que precisará fazer no dia seguinte, fica mais fácil não esquecer nada.

Viu só? Uma vida organizada não é tão difícil quanto parece. Você pode ler mais sobre esse assunto clicando aqui, pois temos um conteúdo completo com itens que podem te ajudar ainda mais na organização de tudo.

Uma vida organizada é muito mais prazerosa. Com a casa e agenda em dia, você também tem mais tempo para pensar em outras coisas – como, por exemplo, o que quer fazer no final de semana ou com quem vai se divertir amanhã. Se dê um tempo de folga. Você merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading