Confira 6 dicas práticas para organizar o armário da cozinha!

como organizar o armário da cozinha

Olá, mamãe! Como está o dia a dia? Muita correria? Sabemos que a rotina agitada e com filhos exige a otimização das tarefas domésticas. Nessas horas, é fundamental saber como organizar o armário da cozinha de forma simples e rápida.

Afinal, com a pressa do dia a dia, os armários acabam ficando uma bagunça, principalmente os dessa parte da casa. Isso pode tornar a tarefa de encontrar algum mantimento ainda mais difícil, especialmente para quem tem o hábito de cozinhar.

Confira as dicas que preparamos sobre como organizar o armário da cozinha para deixá-la muito mais prática e funcional. Boa leitura!

1. Faça uma boa limpeza

Para começar, retire tudo que está dentro dos armários da sua cozinha e posicione os itens em bancadas e mesas. Dessa forma, você tem uma ideia de tudo o que tem em casa e consegue organizar todas as panelas, pratos, potes e utensílios de forma lógica e funcional.

Quando tudo estiver para fora, não se desespere! Lembre-se de que você vai encontrar o local mais adequado para cada coisa. Caso algum mantimento esteja fora do prazo de validade, aproveite esse momento para jogá-lo fora.

Antes de começar a separar cada produto, é importante fazer uma limpeza caprichada dentro das gavetas e dos armários. Mesmo que você limpe a cozinha com frequência, essa região sempre acumula poeira, fungos e bactérias.

Por isso, limpe corretamente para evitar a formação de mofos que contaminem seus objetos e prejudiquem a sua saúde. Não se esqueça de esperar que o interior do móvel fique muito bem seco antes de guardar tudo em seu devido lugar!

2. Separe os produtos em categorias

Depois da limpeza, comece a planejar em que parte do armário vai cada utensílio, separando os objetos por suas categorias. As farinhas, os grãos e as sementes, por exemplo, devem ser guardados no mesmo local, como em uma prateleira da sua despensa. Já as panelas e os potes plásticos com suas tampas devem ficar em outro espaço, e assim por diante.

Isso permite que você encontre tudo o que precisa com mais facilidade, especialmente durante o preparo de alguma receita. Assim, você reduz seu tempo na cozinha e garante um prato de qualidade.

3. Faça pilhas organizadas

Quando temos mais espaço disponível, é mais fácil manter todos os produtos organizados. Porém, se a sua cozinha é pequena e tem poucos armários, existem algumas formas de otimizar o ambiente sem que ele fique desorganizado.

Uma forma de ganhar espaço é empilhar alguns objetos, como os pratos. Deixe sempre os itens menores em cima dos maiores e mais pesados para que eles encaixem melhor uns nos outros. Isso, inclusive, evita que eles quebrem.

Outra opção é identificar paredes e locais que suportem uma prateleira, pendurar talheres maiores, usar organizadores para empilhar xícaras e copos, enrolar os panos de prato para caberem em uma única gaveta etc. Nesse momento, use a sua criatividade de acordo com o espaço e os itens que têm em casa, buscando soluções em cada parte da sua cozinha.

4. Deixe os itens que mais usa em fácil acesso

Os itens de uso diário devem estar em locais de fácil acesso. Afinal, ninguém gosta de perder tempo procurando um copo, não é mesmo? Por isso, separe os seus utensílios de acordo com o que você mais usa no dia a dia.

Tabuleiros e travessas, por exemplo, são itens que não precisamos toda hora, enquanto pratos e talheres são usados todos os dias. Fazer essa diferenciação facilita, e muito, no momento de organizar o armário da cozinha.

Ao guardar os mantimentos, lembre-se de que os mais velhos devem ter acesso mais fácil do que os mais novos, pois precisam ser consumidos primeiro. Para isso, coloque-os em prateleiras e gavetas mais baixas ou deixe na parte da frente do armário, e não no fundo.

Além de deixar a cozinha mais organizada, essa atitude faz com que você economize tempo no dia a dia. Porém, lembre-se de manter a segurança do ambiente e deixe os itens perigosos fora do alcance das crianças e dos animais!

5. Coloque divisórias nas gavetas

As gavetas são um dos maiores desafios para quem utiliza a cozinha. Se não forem bem organizadas, elas têm o poder de tornar o ambiente todo um verdadeiro caos, dificultando a execução de alguma receita. Para garantir que suas tarefas sejam otimizadas, a dica é investir em divisórias específicas para as gavetas.

Em lojas especializadas em produtos para o lar, é fácil encontrar diferentes tipos de divisórias que otimizam o espaço das gavetas e ainda combinam com a decoração da sua cozinha. Você pode escolher modelos de madeira, metal, plástico, estampados ou lisos, de acordo com o seu estilo e gosto pessoal.

Depois de comprar o melhor modelo, o ideal é separar os produtos por categorias, como fizemos anteriormente. Dessa forma, você pode definir aquela que terá os talheres de uso diário (em geral, a primeira divisória), os itens de uso moderado, os jogos americanos e os panos de prato.

6. Use etiquetas organizadoras

Você já confundiu o pote de sal com o de açúcar e salgou a sobremesa ou adoçou o arroz? Essa situação é bastante comum e pode acontecer com qualquer pessoa, embora seja muito desagradável. Para evitar esse tipo de acidente gastronômico, é muito importante identificar todos os recipientes.

Nesse sentido, as etiquetas são fundamentais para manter a organização nos ambientes em que itens diversos podem se misturar com facilidade, como o armário da cozinha. Quando você começar a usar etiquetas de identificação, vai perceber que os itens tendem a voltar sempre para o mesmo lugar.

Etiquetas são uma forma simples e bonita de organizar os mantimentos. Assim, não é necessário acumular diversas embalagens no armário, perder tempo tentando identificar um produto ou se confundir ao preparar um prato. Se você ainda não é adepta das etiquetas, experimente!

Entender como organizar o armário da cozinha facilita o dia a dia e evita desperdícios de tempo e de produtos. Nesse sentido, as etiquetas de identificação facilitam a localização dos mantimentos por qualquer pessoa e a qualquer momento. Isso faz com que a organização dure por muito mais tempo e torne-se um hábito na rotina de toda a família!

Fala a verdade, você ficou com vontade de adquirir etiquetas de qualidade para identificar os seus alimentos, não ficou? Então, acesse agora nosso site e confira os produtos que temos para a organização da sua cozinha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading