was successfully added to your cart.

Mamães organizadas: Saiba como preparar a rotina de vida escolar das crianças

vida escolar

Olá, mamãe! O início da vida escolar do pequeno é um marco para a família, não é mesmo? Novas experiências e amizades, muito aprendizado e uma rotina diferente são apenas algumas mudanças que esse momento traz.

Para que a criança e você possam aproveitar ao máximo essa etapa de desenvolvimento, é essencial ter uma rotina organizada. Porém, por que é tão importante esse tipo de organização? Como fazer da forma adequada?

No post de hoje, vamos acabar com todas as dúvidas e mostrar como preparar a vida escolar infantil, sem dificuldades. Confira!

Qual a importância de criar rotina para a criança?

Na vida escolar, é preciso começar com o pé direito, já que essa é uma nova etapa da vida de vocês. Ao criar uma organização, é possível conquistar benefícios que, acredite, influenciam até a fase adulta.

Para deixar tudo em ordem com o pimpolho, mostraremos qual é o papel da rotina na vida da criança e como isso gera vantagens. Vai perder?

Exercita a organização

Com uma rotina bem planejada, o pequeno começa a entender que é essencial encaixar suas tarefas ao longo do dia — mas de uma forma leve e fácil de fazer.

Ele passa a enxergar que é preciso ter organização para que a vida funcione. Afinal, com horários, dá para ter noção do que deve ser feito sem que falte nada.

Dá segurança à criança

Ao saber o que será feito no dia, a criança se sente mais segura e confortável, por isso é imprescindível repassar as atividades para a cria.

Isso ajuda o pequeno a não se sentir perdido com as suas tarefas, especialmente com relação à escola. Ele percebe que não há motivo para temer esse ambiente, de início, desconhecido. Com a rotina, a criança se acostuma cada vez mais a estar ali e cria laços com os educadores e colegas.

Trabalha o senso de responsabilidade

É essencial que a criança se envolva na organização da sua rotina para desenvolver o senso de responsabilidade. É importante que ela entenda que as tarefas diárias precisam ser cumpridas.

É claro que imprevistos acontecem e você pode ser flexível com alguns horários. Mas é preciso que o pequeno descubra que, ao se comprometer com algo, é necessário cumprir o que foi prometido.

Impacta positivamente o desenvolvimento do seu filho

Crianças que dão importância à organização tendem a se desenvolver com confiança e responsabilidade. O pequeno sente que há uma rede de apoio familiar e enxerga o impacto desse aspecto. Resultado? Esse conceito chega à vida adulta. Bingo!

Isso ajuda a formar adultos focados e que conseguem organizar os compromissos cotidianos em sua agenda, sem tanta correria.

Reduz problemas de ansiedade

Nos primeiros dias de escola, é comum que haja um estranhamento já que o pequeno estará fora de casa e longe dos pais. Resultado? A temida ansiedade infantil.

Porém, ao explicar para a criança que em determinada hora você a buscará, ela percebe que não precisa ter medo do abandono. Inclusive, pode aproveitar o momento sem essa carga emocional.

Quando o pimpolho tem uma rotina equilibrada, ele não se sente ansiosa sobre suas atividades, já que tudo está sob controle.

Como organizar a vida escolar?

Como a fada madrinha da organização ainda não existe, temos que ser nossas próprias heroínas. O melhor jeito de fazer isso é ao saber como se preparar para organizar a vida escolar e ter uma experiência positiva.

No começo, parece difícil, mas só precisamos dividir tudo em etapas. Já que nós mães temos que nos ajudar, veja algumas dicas essenciais para colocar em prática!

Estabeleça horários para dormir e acordar

O primeiro passo para organizar a vida escolar é estabelecer horários e o ideal é começar pela hora de dormir e acordar. Para diminuir aquela choradeira na hora de descansar, crie uma rotina que envolva alguns passos. Quando eles são iniciados, a criança já entende que é o momento de fechar os olhinhos.

Evite atividades agitadas nessa etapa e, quando chegar a hora, avise que é o período de escovar os dentes e de colocar o pijama. Depois, junto ao pequeno, prepare o quarto para dormir. Diminua as luzes, adeque a climatização do cômodo e arrume a cama com ele.

É legal que a criança tenha um bichinho companheiro de dormir, assim, ao vê-lo, ela já percebe que é hora de relaxar. Leia um livro e invista na tranquilidade. Mas atenção: a rotina deve ser consistente, o que inclui feriados, finais de semana e férias.

Ao acordar o pequeno, chame alguns minutos antes do horário para que o pimpolho desperte aos pouco. Depois, avise que é hora de levantar, escovar os dentes, se arrumar e assim por diante.

Organize o material escolar

Mamãe, há algo pior do que arrumar as coisas na pressa? Com certeza algo será esquecido. Como a lei de Murphy sempre atua, provavelmente será algo importante. Para evitar isso, é essencial organizar o material escolar um dia antes. Assim, dá para se certificar de que não falte nada, além de mostrar para a criança a relevância da organização.

Chame o pequeno para participar desse momento: converse com ele que o material precisa estar arrumado para que esteja preparado para o dia seguinte.

Inclusive, vale organizar a mochila de acordo com a agenda. Na aula de artes, ele precisa levar um tipo de material diferente que em dias normais. Na educação física, deverá ter outro uniforme.

Para não ter problemas com itens perdidos na própria sala de aula, adicione etiquetas adesivas nos livros, materiais e, até mesmo, nos uniformes.

Para exercitar a autonomia do pequeno, deixe que ele arrume a própria mochila quando estiver acostumado. Ao saber como ensinar crianças para isso, você terá um trabalho a menos.

Acerte na escolha do melhor transporte escolar

Um dos jeitos mais práticos de ter uma vida escolar organizada é ao contar com transporte especializado. Ao mesmo tempo, pode parecer difícil quando temos que fazer essa escolha, né? Para deixar a preocupação de lado, basta se dedicar um pouquinho para achar a melhor opção.

Você pode pedir indicações para outros pais da escola ou para amigos sobre o transporte que eles usam. Depois, avalie quem são os responsáveis, se os veículos são adequados e os profissionais, preparados. Lembre-se de que é o seu bebê (nem mais tão bebê assim) que será transportado.

Por isso, nossa dica é: sempre pense na segurança, como ao escolher uma van ou outro tipo de transporte. Com horários para levar e trazer a cria, é algo que vai facilitar muito o seu dia a dia.

Cuide da alimentação

Pode falar a verdade: uma das maiores preocupações é com a alimentação dos pequenos, certo? Afinal, com tantos biscoitos, doces e produtos processados parece difícil deixar o seu filho longe dessas opções. Em vez de se render a uma algo que não é tão legal, monte um planejamento de alimentação.

Crie uma rotina alimentar com os principais pratos da semana ou, ao menos, com antecedência no dia anterior. Assim, você vai ter mais tempo de ir à feira ou mercado e comprar os ingredientes certos.

Além disso, comer bem na escola é essencial. Para driblar algumas opções que parecem irresistíveis na cantina, basta montar um plano de lanchinhos. Escolha frutas, cereais e outros ingredientes saudáveis e monte a lancheira já no dia anterior.

Se quiser, pode até “roubar” a ideia de alguns pais, que decoram os lanches saudáveis para deixá-los mais atraentes. Uma mãe cearense faz sucesso na escola (e na web) por desenhar nas cascas de banana do filho. Você pode usar isso como inspiração e não vai levar mais que alguns minutos por dia!

Monte um planejamento semanal

Chega o domingo à noite e bate aquele desânimo por saber que a semana vai ser complicada? Podemos desfazer essa impressão com um truque simples: o planejamento semanal. Ao se antecipar sobre a semana letiva, você não terá que se preocupar o tempo todo, todos os dias.

Defina quais são os horários de entrada e de saída e fique de olho na grade de aulas do pequeno. Se houver alguma atividade especial, como um evento ou uma feira de ciências, já inclua na agenda.

Não é preciso planejar as 24 horas de cada dia da semana, mas ter esse “rascunho” já facilitará muito a vida nesse processo.

Crie o hábito de fazer as tarefas com antecedência

E já que estamos falando em planejamento, é essencial ter o cuidado de fazer tudo com antecedência. Ao se antecipar, a criança vai ter mais tempo para se divertir e você para aproveitar o dia. Também é uma decisão essencial para que não fique corrido e nem se esqueça de algo.

Priorize o que deve ser feito com antecedência. O pequeno chegou da escola? Veja se tem algum recadinho dos professores e alguma lição a ser feita. Realizar o trabalho ou estudar depois de jantar é melhor que deixar para o dia seguinte, por exemplo.

Também estimule a criança a deixar o uniforme separado. Você verá como isso vai facilitar todos os pontos da vida escolar e garantir bons resultados!

E por que criar uma rotina facilita a sua vida?

Dar conta do que a maternidade nos traz nem sempre é fácil, não é? Temos que estar sempre de olho em tudo, ao mesmo tempo em que cuidamos da carreira e de nós. Por isso mesmo, deixar a vida escolar em dia também é benéfico para as mamães. A ideia é bem parecida com ter uma rotina do bebê, por exemplo.

É preciso se dedicar um pouquinho para organizar, mas, quando tudo estiver funcionando como um relógio, você vai se agradecer. Quer saber o motivo? Venha descobrir por que criar essa rotina também é bom para você!

Permite se planejar melhor

Agir de improviso só é uma boa escolha quando não há horários para chegar no trabalho ou na escola. Não é bem isso que acontece, né? Com uma rotina, por outro lado, é fácil planejar.

Você sabe que hora tem que acordar, sair de casa, seguir para o trabalho, ajudar com as lições e assim por diante. Com essa parte toda planejada, fica mais fácil organizar seus horários e dar conta do que também pede sua atenção no cotidiano.

Diminui os riscos de imprevistos

Quando preparamos uma rotina escolar completa, também criamos um verdadeiro “escudo” contra os imprevistos. Tudo bem, eles podem acontecer a qualquer momento, mas ter um plano ajuda a se preparar para encará-los.

Vamos imaginar uma quase cena de terror, mas que pode acontecer. Pense no dia em que as coisas dão errado e já começa com o celular que descarregou antes de o despertador tocar. Você levanta com menos tempo que o normal para se preparar e precisa correr para conseguir cumprir toda a “agenda”. É sinal de correria, mas se o material escolar já estiver todo pronto do dia anterior, é uma tarefa a menos.

Percebe como se antecipar pode ajudar quando algo sai do previsto? Em um cotidiano corrido como o nosso, isso é essencial para conseguir chegar ao final do dia com tudo concluído.

Aumenta o seu tempo livre

Não podemos negar que se planejar exige um pouquinho de dedicação para que tudo fique pronto com antecedência. Ao mesmo tempo, é uma ótima maneira de conseguir minutos livres preciosos no seu dia. Mas como assim?

O motivo é simples: ao se planejar, você consegue agir com calma, desde ajudar o pequeno a organizar a mochila até definir o transporte ou quais serão as atividades extracurriculares. Depois de pensar nisso, tudo está pronto e, aí, é só acompanhar como as coisas acontecem.

A verdade é que gastará muito menos tempo que ao tentar fazer várias coisas de uma vez e na correria. O melhor? Esses minutos extras podem ser usados até com o pequeno, o que garante que o relacionamento de vocês fique ainda mais forte. Demais, né?

Diminui os esforços para ensinar valores

Um objetivo de qualquer mãe é criar filhos com muitas qualidades e os valores certos, não é? Ninguém merece que o seu filho se torne um adulto que não consegue encarar as situações do cotidiano e que fique infeliz.

Ao mesmo tempo, tem dias em que é mais fácil encarar uma jaula de leões que ensinar aquela cabecinha dura a entender a importância de certos valores. Um dos caminhos para driblar isso (e domar sua fera) é por meio do exemplo. Organizar a vida escolar, portanto, é uma ótima forma de ensinar o pequeno por meio das suas atitudes.

Pode acreditar: o cuidado com o planejamento e com as boas decisões vai se tornar um hábito na vida dele e ajudar a desenvolver certas qualidades, como dissemos. Na prática, é uma maneira de tornar a sua missão materna menos difícil.

Zelar pela organização da vida escolar do seu filho refletirá em seu crescimento, afinal, ele terá mais confiança para viver os momentos de aprendizado com segurança e sem medo. Agora que você já descobriu a importância desse cuidado e como se organizar, será possível ter uma rotina saudável e positiva.

Gostou do conteúdo? Então, nos acompanhe no Facebook, Twitter e Instagram e fique por dentro do mundo da maternidade!

 

 

Deixe um Comentário