Bolsinhas, Sacos, Estojos e Organizadores com 20% off! Até 23/06. Use o cupom amo20

Conheça 5 atividades para dias de chuva que vão divertir as crianças

Não importa se elas estão de férias, se é final de semana ou um dia comum da rotina: as crianças adoram brincar, especialmente ao ar livre, para explorar e conhecer novos lugares. Porém, com as mudanças climáticas, é preciso pensar em atividades para dias de chuva, para que elas possam se divertir da mesma maneira, dentro de casa.

Foi pensando nisso que listamos 5 brincadeiras para você realizar no seu lar e que são fontes garantidas de entretenimento e diversão para toda a família. Confira!

1. Cozinha divertida

Para começar nossa lista de atividades para dias de chuva, que tal propor às crianças que elas brinquem de cozinheiros com você? Assim, elas podem ajudar no preparo dos ingredientes para alguma receita especial, como um bolo ou uma torta.

Além de ser uma brincadeira simples e extremamente divertida para entretê-las, é também uma excelente oportunidade para que elas desenvolvam os sentidos, como o paladar, o tato e o olfato, e experimentem novos sabores — já que estarão manuseando diversos alimentos e aprendendo mais sobre eles — para que aprendam a ter uma alimentação mais saudável.

2. Cabana especial

Uma alternativa que também vai agradar a criançada é construir uma cabana dentro de casa. Mas não se trata daquela tradicional, com lençóis amarrados que simulam uma barraca: pelo contrário.

A ideia é usar toda a imaginação e colocar a mão na massa, desenvolvendo a coordenação motora dos pequenos. Isso porque você vai usar caixas de papelão para fazer a cabana que seus filhos desejarem, seja em formato de um foguete espacial ou de um castelo.

Para isso, todos podem se inspirar em tutoriais da internet e, juntos, pintar e colorir todo o material até que ele se pareça com o desejado. Depois, é só inserir dentro da cabana especial alguns livros, brinquedose acessórios, como almofadas e colchonetes.

3. Teatro de fantoches

Outra atividade para os dias de chuva é explorar o aspecto lúdico da infância com um inesquecível e divertido teatro de fantoches — que, caso você não tenha em casa, pode montar alguns com algumas meias velhas.

Você só precisará montar um pequeno palco — pode ser de caixas de papelão — e usar dois ou mais bonecos para contar uma história, que pode ser de um livro infantil, como Branca de Neve ou João e Maria, ou aproveitar algum fato histórico para ensiná-los sobre o passado, como a extinção dos dinossauros, por exemplo.

4. Erupção colorida

Além das brincadeiras anteriores, você também pode aproveitar o clima para entreter seus filhos ao mesmo tempo em que incita neles o gosto pela ciência. Afinal, com a erupção colorida, a curiosidade e a criatividade são estimuladas a todo instante.

A atividade consiste em montar uma maquete de um vulcão, com tinta guache e isopor, e, no seu interior, misturar vinagre, detergente, bicarbonato de sódio e corante de alimento. Feito isso, haverá uma inusitada e divertida erupção, que pode ser refeita quantas vezes o pequeno desejar.

5. Caça ao tesouro

Por fim, você pode estabelecer uma caça ao tesouro como atividade para as crianças, nos dias chuvosos. Para isso, basta escolher algum mimo, como doces ou brinquedos, colocar dentro de um pequeno baú e esconder em algum canto da casa.

Depois, elabore um mapa e espalhe pelos cômodos algumas pistas e charadas que levarão a dicas preciosas para que seus filhos tentem adivinhar onde está escondido o “tesouro”.

Para deixar a brincadeira ainda mais divertida, vale a pena fantasiá-los como piratas ou marinheiros, por exemplo. Assim, além de trabalhar o raciocínio lógico deles, você vai dar asas à imaginação dos pequenos.

Gostou das nossas sugestões de atividades para dias de chuva? Então, já sabe: quando o tempo não for propício para brincadeiras ao ar livre, invista nelas para entreter e animar as crianças!

Aproveite também e compartilhe este post com outros pais, nas suas redes sociais, para inspirá-los com as nossas dicas e tirá-los do sufoco em dias chuvosos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading