Vamos Personalizar? Queremos ver você usar a sua ciatividade!

Benefícios doTummy Time para o desenvolvimento do bebê

O bom desenvolvimento de um bebê é fundamental para estabelecer as bases de sua jornada pela vida. Indo além das influências genéticas, a experiência da criança com seu ambiente externo desempenha um papel primordial nesse processo.

Nesse contexto, uma técnica que se destaca é o Tummy Time ou, no nosso bom português, tempo de barriga, que basicamente se refere ao ato de posicionar o bebê de bruços durante períodos específicos – enquanto ele está acordado – e sempre sob supervisão.

Estudos científicos, enfatizam a relevância do Tummy Time no desenvolvimento motor da criança, uma vez que essa posição proporciona ao bebê experiências corporais fundamentais até mesmo para um estado psicológico de confiança. 

Tummy Time para desenvolvimento motor infantil 

Conforme dissemos, o Tummy Time consiste no ato de posicionar o bebê de bruços, pois colocá-lo nesse ângulo desencadeia uma série de estímulos que impulsionam o desenvolvimento motor

Isso porque, quando colocado nessa posição, o bebê desenvolve a força no pescoço, ombros e músculos das costas, preparando-se para movimentos subsequentes, como rolar, engatinhar e, eventualmente, andar.

Além disso, desenvolve reflexos fundamentais para o aprimoramento motor. Isso se deve a pressão exercida sobre as mãos da criança durante o Tummy Time, estimulando o senso de busca e essa habilidade têm implicações diretas na coordenação motora fina.

Ademais, a técnica contribui para o aperfeiçoamento da musculatura do tronco, promovendo uma base de qualidade para a postura e o equilíbrio corporal. 

Estimulando o Tummy Time de forma lúdica

Estimular o Tummy Time pode parecer desafiador, pois alguns bebês podem inicialmente resistir a essa posição. No entanto, executar a prática de forma lúdica pode transformar completamente a experiência para a criança.

Você pode introduzir elementos divertidos, como brinquedos coloridos e texturizados, durante o processo, pois isso não só captura a atenção do bebê, como também incentiva o alcance e a exploração. 

Também pode posicionar brinquedos estrategicamente para motivar o bebê a levantar a cabeça e alcançá-los, fortalecendo simultaneamente os músculos do pescoço e das costas.

Música

A música também pode desempenhar um papel interessante, pois canções suaves ou mesmo as melodias alegres podem criar uma atmosfera mais agradável que incentiva os movimentos da criança. 

Os pais também podem cantar durante o Tummy Time, enriquecendo ainda mais a prática ao transformá-la em um momento divertido de interação.

Expressões faciais

Outra abordagem eficaz é colocar-se no campo de visão do bebê, fazendo expressões faciais animadas e realizando incentivos verbais. Adotar essa abordagem pode tornar a execução da técnica mais gostosa, além de fortalecer os laços emocionais com o bebezinho.

Desafios comuns do Tummy Time e como superá-los

O Tummy Time pode ser desafiador para os bebês no começo, e lidar com sinais de resistência é comum e até esperado. Mas, os pais podem utilizar estratégias eficazes para driblar esses impasses, confira abaixo:

  • Resistência inicial do bebê 

Muitos bebês podem mostrar desconforto quando colocados de bruços e a melhor forma de lidar com isso é começar introduzindo gradualmente a prática, com sessões curtas e suaves. 

Utilize um tapete macio ou uma manta no chão, proporcionando assim um ambiente bem confortável. 

  • Sinais de desconforto 

Observar os sinais de desconforto do bebê é muito importante, e se ele demonstrar irritação ou choro excessivo, é fundamental não forçar a barra. 

Em vez disso, os pais podem tentar identificar a fonte do desconforto, como uma superfície dura ou até mesmo a presença de gases. 

Depois, basta fazer adaptações simples, como utilizar uma almofada para dar mais suporte ou mudar o horário da execução para um momento em que o bebê está mais alerta.

  • Adaptações conforme o crescimento do bebê

À medida que o bebê cresce, é essencial ajustar a prática do Tummy Time conforme essa evolução, sobretudo no que diz respeito ao tempo.

Inicialmente, pode ser apenas por alguns minutos do dia, mas, gradualmente, esse tempo pode ser aumentado. Além disso, a prática pode passar a ser feita mais vezes ao dia em diferentes períodos.

Bom para pais e filhos

O Tummy Time é benéfico para o bebê, mas também se torna uma oportunidade para os pais acompanharem as evoluções do recém-nascido bem de perto, permitindo ver as conquistas diárias de seus filhos.

Ao optar por dedicar esse tempo especial ao seu recém-nascido, os pais não apenas contribuem para o fortalecimento muscular e o desenvolvimento cognitivo, mas também podem aproveitar um momento de conexão única.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading