Use o cupom: VINTE pra ganhar 20% de desconto !

Seu bebê tem refluxo? Veja como ajudá-lo a dormir

O seu bebê está com refluxo? Isso pode estar atrapalhando o seu sono. Entenda melhor as causas do refluxo e como você pode ajudá-lo a dormir melhor.

O refluxo é muito comum em bebês e os pais sabem bem como isso atrapalha o sono dos seus filhos recém-nascidos. Conhecer bem os sintomas do refluxo e o porque interferem no sono do bebê, ajuda a saber o que fazer para fazê-lo dormir melhor. Continue lendo o texto para saber mais!

Bebê com refluxo: quais os sintomas?

Em primeiro lugar, é importante saber quais são os sintomas mais comuns do refluxo em bebês:

  • Cuspir e vomitar.
  • Soluços constantes.
  • Distúrbios de alimentação.
  • Irritabilidade crônica.
  • Desconforto ao deitar de costas.
  • Distúrbios de sono.
  • Tosse crônica e/ou congestão.

Muitos pais suspeitam que seus bebês possam ter refluxo, mas ficam com muitas dúvidas sobre o que fazer para ajudá-los. Caso esse seja o seu caso, em primeiro lugar, é importante consultar o pediatra do seu filho para que ele possa orientá-la devidamente, ainda que o refluxo seja natural nos três primeiros meses.

Se o seu bebê continuar a apresentar alguns dos sintomas de refluxo listados acima após os 3 meses, talvez seja necessário algum tratamento. Alguns profissionais preferem esperar que os sintomas diminuam ou melhorem com o tempo, enquanto outros já iniciam o tratamento com medicação. De qualquer forma, é importante consultar o pediatra para saber como você pode ajudar o seu bebê com refluxo.

Vale lembrar que, embora cuspir seja um sinal de refluxo, existe também o “refluxo silencioso”. Nestes casos, o bebê pode não cuspir, mas ficar agitado e desconfortável depois de comer (especialmente se você o deitar depois das mamadas) ou apresentar roncos na barriga.

Por que o refluxo do bebê interfere no sono?

Por que o refluxo do bebê interfere no sono? Porque os bebês com refluxo sentem dor e desconforto. O ácido gástrico que sobe repetidamente após as mamadas pode irritar o revestimento da garganta do bebê e causar uma sensação constante de azia.

Além disso, colocar o bebê de costas para dormir (que é a maneira mais segura deles dormirem) tende a piorar ainda mais os sintomas de refluxo. Então, a melhor e mais segura posição para o bebê dormir é uma das piores para o refluxo.

Por esses motivos o bebê com refluxo tende a ter mais problemas para dormir durante a noite e em cochilos longos, pois o desconforto torna difícil permanecer muito tempo dormindo.

Como ajudar o bebê com refluxo a dormir melhor?

A maioria dos recém-nascidos e bebês pequenos tem crises ocasionais de refluxo — seja expectorando ou com dores de barriga. Isso é normal, pois os músculos do esfíncter ainda não estão bem desenvolvidos. 

A maioria dos bebês supera os sintomas de refluxo à medida que amadurecem. No entanto, os sintomas nos bebês com refluxo crônico, podem durar meses. Se o seu bebê tem 3 meses ou menos e apresenta sintomas de refluxo leves, você pode ajudar a aliviar o problema em casa. Veja como!

Dicas para ajudar o bebê com refluxo dormir melhor

Registre os horários de alimentação e dos períodos de desconforto

Esse registro ajuda você a entender quando os sintomas aparecem e a visualizar os padrões que podem ser resolvidos.

Segure o bebê em pé após as mamadas por 20 ou 30 minutos

Segurar o bebê em pé após as mamadas, mantendo-o na posição vertical até ele arrotar (cerca de 20/30 min) ajuda na digestão do leite.

Não eleve o berço ou o corpo do bebê para dormir

Embora algumas pessoas indiquem a elevação do berço para os casos de refluxo, não existe uma comprovação de que isso ajuda efetivamente o bebê com refluxo.

Estabeleça mamadas curtas e frequentes

Na hora das mamadas, quanto menos líquido seu bebê ingerir, mais fácil será a digestão para ele. Quanto melhor o alimento for digerido, menos cuspidas! Verifique com o pediatra quanto seu bebê deve mamar por dia e peça a sua ajuda para dividir essa quantidade em porções menores.

Desfaça associações de sono com o tempo

Embalar seu bebê para dormir ou segurá-lo enquanto ele dorme, são associações de sono que, por mais prazerosas e tentadoras que sejam, devem ser desfeitas com o tempo.

A medida que seu bebê cresce e passa pela regressão do sono de 4 meses, será preciso começar a desfazer, suavemente, qualquer associação de sono, como o embalar para dormir.

Lembre-se de que o refluxo acabará se resolvendo sozinho, mas os hábitos que seu bebê desenvolve para dormir podem persistir. Dessa forma, faça o possível para começar a desfazê-los suavemente à medida que o seu bebê cresce.

Se der mamadeira, confira o tamanho do orifício do bico

Se o orifício do bico da mamadeira for muito pequeno para o bebê e ele tiver que se esforçar para obter o leite, vai inspirar muito ar e isso pode causar gases e resultar em refluxo. Pergunte ao pediatra qual o tamanho do orifício do bico da mamadeira que ele recomenda para a idade do seu bebê.

Muitos recém-nascidos lutam contra o refluxo e, sem dúvidas, o melhor remédio para saná-lo é o tempo. No entanto, enquanto ele não melhora por completo, você pode seguir as orientações deste artigo para ajudar o seu bebê com refluxo a dormir melhor.

Lembre-se sempre de contar com o apoio do seu médico, pois ele irá te ajudar a encontrar as melhores formas de tratar o refluxo, caso ele perdure por mais tempo. O mais importante é que você entenda que o refluxo é natural nos bebês, mas caso ele persista por muito tempo (depois dos 3 meses), busque orientação médica. 

Se restou alguma dúvida sobre como ajudar o bebê com refluxo a dormir melhor, deixe nos comentários!

22 responses to “Seu bebê tem refluxo? Veja como ajudá-lo a dormir

  1. Meu bebê tem 23 dias, também está com refluxo, eu deixo ele no colo em pé pra arrotar por 20 minutos, a cabeceira elevada para dormir melhorou um pouco. Mesmo assim fica encomodado algumas vezes, parece q está engasgsndo, eu reposiciono ele na cama e melhora, no período de uma mamada e outra isso acontece umas 3 vezes. O q me deixa menos ansiosa q eu sei q é normal e a tendência é melhorar com o tempo. Acho q a única coisa q posso recomendar para as outras mamães é q tenham paciência e tentem entender e aprender com o bebê de vcs, tem dias q são péssimos, mas tem dias bons também onde percebemos q estamos começando a entender nosso filho e conseguindo confortar ele e dar uma noite de sono mais tranquila para ele.

  2. Minha bebe tem 2 meses e meio e está sofrendo bastante com o refluxo. Chora muito, se irrita, quer ficar só em pé no colo. Levei ela em um osteopata e estou fazendo uma dieta sem lactose e glúten. Vamos ver como ela reage. Mas não é nada fácil ver as crises de dor e não poder fazer nada. Ela tomou bromoprida mas aí golfou ainda mais.

  3. Minha filha de 2 meses não dormi de dia e nem a noite direito e ela tem refluxo engasga demais ela toma leite do peito e mamadeira de Aptamil quando terminar a mamadeira ela chora e quando vai arrota

    1. A minha é a mesma coisa, já marquei o pediatra pra ele me ajudar mas tô quase levando na emergência, não aguento 😢

      1. A minha começou a tomar esse remédio também, e depois disso está chorando quase que o tempo todo. Isso aconteceu com a sua?

        1. Sim, a minha tbm tem refluxo e esta com 5 meses agora. Quando tomava domoeridona, gofava mas, irritabilidade e nem dormia. Ate que fui no gastropediatrico e explicou que rsse remédio esvazia rápido o estômago da criança e faz com que sinta fome mas rápido fora a irritabilidade.

  4. Minha bebe tem 3 messe tem muito reflux não dorme direito e muito agitada fico agoniada pq não posso ajudar

  5. Meu bebê têm quarenta dias,ele mama,coloco ele pra arrotar,mesmo assim ele têm refluxo,o que eu faço?

    1. Melhorou Angelica? Meu filho tem 50 dias e também nao dorme, sono agitadíssimo. Você tratou ou só esperou o tempo?

      1. Estou nessa fase só que meu bebê tem 19 dias e tá difícil aqui viu não dorme pra mamar ele fica agitado

          1. Minha filha tem 3dias de nascida e tá tendo refluxo fica soluçando e começa a fica roxa não sei o que fazer mim ajuda fico desesperada…

  6. Meu bebê recem nascido está tendo muito refluxo pois já troquei 3 marca de leite ele toma depois fica se esplemedor como tá sentido dor não sei o que fazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading