Produtos com 30% off até sexta-feira, 26/04. Confira!

Meu Filho é Tímido – E Agora?

Crianças muito tímidas precisam ser tratadas com delicadeza, pois do mesmo modo em que pode ser superada facilmente com o passar dos anos, esta característica também pode ser um reflexo de ansiedade social, algum outro tipo de fobia ou até mesmo limitações psicológicas.

Algumas das caudas de timidez infantil excessiva podem ser, exemplos dos pais ou pessoas muito próximas, super proteção ou presença de relacionamento entre irmãos em que um é mais dominador que o outro e esta parte mais frágil, acaba se tornando mais tímida.

Como acabar com a timidez infantil?

Embora não haja como comprovar o real efeito e o impacto das interferências causadas pela timidez, é sempre bom estimular crianças a praticarem melhor sua interação social para favorecer seu desenvolvimento.

O começo de tudo deve envolver a conscientização dos pais. Se eles mesmos sofrem com as limitações trazidas pela timidez, precisam supera-la para ajudar seus filhos nesta mesma barreira.

Muitas são as formas de estimular a superação da timidez, o ideal é começar com paciência e calma, agindo gradualmente. Os pais podem começar convidando coleguinhas para passarem um tempo com seu filho em casa, por pequenos períodos e ir aumentando aos poucos este tempo e a quantidade de amigos.

Além de estimular o contato com outras crianças em ambientes seguros como o próprio lar, também deve-se evitar atitudes que impeçam a criança de ter novas experiências, como impedi-la de ir a outros lugares onde possa socializar e afirmar constantemente que eles não farão certas atividades por serem muito tímidos.

O ideal é sempre dar apoio ao seu filho para que ele se aventure em algumas novidades, descubra coisas novas e faça novas amizades, estimulando a ter novas e divertidas experiências.

Como um pai tímido pode ajudar seu filho

Primeiramente considere o fato de que se você viveu tímido até este momento da sua vida, faça do fato de ter filhos uma motivação maior para enfrentar esta limitação e supera-las, especialmente por eles, pois ter que ajudar seus filhos será também um incentivo para ajudar a si.

Pratique constantemente atitudes como:

  1. Participe de atividades sociais com seu filho – evitando protege-los e estimulando superação de passos e etapas.
  2. Não o rotule como tímido –  pois isso pode agravar o problema
  3. Ouça ainda mais seu filho – dando atenção, oportunidades para que ele se manifeste e desenvolvendo empatia.
  4. Encare a timidez com naturalidade – não transfira para seu filho a interpretação de que há um problema grave.
  5. Observe sempre a influência familiar – comportamentos dos adultos tendem a ser repetidos pelas crianças, por isto, comece corrigindo os exemplos.
  6. Envolva a escola e educadores no processo – a participação na escola e a ajuda de professores e educadores sempre será bem-vinda. A criança precisa receber estímulo de todos.
  7. Sempre o ajude a fazer novas amizades – mesmo em ambientes diferentes e eventos fora da rotina da criança.
  8. Fique à vontade em situações sociais – ao se mostrar confortável, seu filho também ficará e entenderá que a interação é algo natural e pode ser muito agradável.

*Este texto tem como referência o artigo “Helping Shy Children to be Confident

One response to “Meu Filho é Tímido – E Agora?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading