Bolsinhas, Sacos, Estojos e Organizadores com 20% off! Até 23/06. Use o cupom amo20

Benefícios da yoga infantil

A yoga infantil engloba benefícios físicos e mentais. Essa é uma prática milenar que pode ajudar bebês e crianças em muitos aspectos, alguns dos principais são:

  • Consciência corporal;
  • Melhora da flexibilidade;
  • Coordenação motora;
  • Concentração e respiração;
  • Relaxamento. 

As crianças podem usufruir dos benefícios da yoga, mas é essencial ter  o acompanhamento de um adulto. No conteúdo de hoje, descubra dicas valiosas para introduzir a atividade na rotina dos pequenos. 

Benefícios da yoga infantil  

Os benefícios da yoga infantil são muitos. Essa prática vem sendo cada vez mais adotada por pais e professores. Isso porque além de ser uma atividade física, também trabalha a mente e potencializa a concentração. 

Segundo dados divulgados pela Summit Saúde, mais de 5 milhões de pessoas praticam yoga hoje no Brasil. Você, com certeza, já ouviu alguém próximo dizer que essa prática faz – ou fez – parte de sua vida.

Hoje vamos falar especificamente dos benefícios da yoga infantil  e como essa atividade impacta a vida das crianças.

4 benefícios da yoga infantil  

A yoga é uma atividade milenar e pode contribuir beneficamente em diferentes aspectos para as crianças. Destacamos 4 benefícios principais:

  • Melhora da flexibilidade

Os exercícios ajudam a criança a ter maior reconhecimento corporal, treinando membros e músculos para se tornarem mais fortes e flexíveis. 

  • Maior coordenação motora

A prática também auxilia no desenvolvimento – e aprimoramento – da coordenação motora. Isso porque muitas posições da yoga infantil  exigem equilíbrio. 

Também existem exercícios que requerem a movimentação de um braço ou perna enquanto o outro se mantém imóvel. 

Em consequência, a postura também é trabalhada e isso se reflete positivamente. Sobretudo, pelo fato de as crianças permanecerem muito tempo com telas nas mãos em posturas que tencionam a coluna, os ombros e o pescoço.

  • Consciência corporal

A consciência corporal nada mais é que a capacidade de compreender a capacidade e os limites de seu corpo, e assim trabalhar para melhorar o próprio potencial físico. 

Quando isso é percebido desde a infância, a criança tende a apreciar mais facilmente a prática de esportes e atividades físicas. Isso, por si só, já traz ganhos significativos para saúde geral.

  • Concentração e respiração

Quando falamos em  yoga infantil não podemos ignorar o quanto a atividade também beneficia a concentração e a respiração. 

Faz parte da atividade treinar a cadência respiratória, controlando o fluxo de ar para atingir posições da yoga com mais precisão. Nesse sentido, também é fundamental se concentrar e manter-se focado no exercício praticado. 

Muitas crianças apresentam grande dificuldade em concentrar-se, mas isso pode ser trabalhado com uma rotina de atividades que estimulam o foco. Esse é o caso da yoga infantil.

Yoga infantil  para ansiedade e relaxamento

Infelizmente, é muito comum nos dias atuais que os pequenos apresentem esse tipo de transtorno: a ansiedade. 

Segundo a SBP – Sociedade Brasileira de Pediatria – a ansiedade infantil, bem como a depressão e o transtorno de déficit de atenção são os quadros que mais atingem crianças em todo o mundo. Leia mais sobre o que diz a SBP clicando aqui.

Nesse contexto, encontrar meios de desacelerar a mente é algo fundamental para o bem-estar dos pequenos. É justamente esse um dos efeitos mais importantes da yoga infantil.

A Revista Crescer também cita o quanto o yoga pode ajudar as crianças no controle de emoções. Os efeitos podem ser muito positivos, ajudando a prevenir – ou tratar – quadros de ansiedade e depressão. 

Com qual idade pode começar a fazer yoga?

A verdade é que a yoga é uma prática livre, sem restrições de idade, gênero ou até condições físicas. Afinal, os exercícios podem ser adaptados para as mais variadas condições e níveis de dificuldade. 

No entanto, quanto mais cedo as crianças começam a praticar, mais elas aproveitam os benefícios. Os pequenos podem começar a praticar a partir de 3 meses.

Sim, mesmo tão pequenos, é nessa fase que os bebês já conseguem sustentar a cabeça – o que é primordial para a atividade. Também conseguem movimentar o pescoço com segurança e as pernas e braços com mais facilidade.   

Conheça o Baby Yoga

Para introduzir a yoga infantil para crianças menores de 4 anos é importante buscar orientação em aulas de Baby Yoga

Como o próprio nome sugere, são aulas voltadas especialmente para os bebês – uma forma segura para inserir a atividade na rotina. Nessa modalidade, os movimentos no corpinho dos bebês são feitos pelos pais. 

O mais importante é que essas aulas sejam ministradas por profissionais. Para os bebês, alguns benefícios percebidos são:

Melhora na qualidade do sono

Bebês que demonstram dificuldade em adormecer ou têm o sono leve, podem apresentar melhoras significativas nesse aspecto. 

Afinal, a yoga além de ser uma atividade física também estimula o relaxamento e o bem-estar, fatores essenciais para uma boa noite de sono para os bebês

Auxilia na redução de cólicas e alívio de gases

A yoga também pode trazer alívio para cólicas e gases. Os movimentos com as perninhas exercem uma importante função massageadora. Com isso, auxiliam na redução do desconforto gastrointestinal – tão comum nos primeiros meses de vida do bebê.

Yoga com músicas e histórias

Para qualquer atividade que você praticar com uma criança é importante inserir elementos lúdicos. Isso porque eles ajudam a conduzir os pequenos, prendendo sua atenção e tornando tudo mais divertido. 

Uma história chama muito a atenção da criança e estimula sua concentração. Com isso, no decorrer da narrativa, os professores podem inserir os movimentos da yoga, sugerindo que os pequenos imitem. 

Além dos benefícios da própria prática, a yoga associada a contação de histórias também contribui para que os pequenos comecem a associar alguns valores importantes. 

Afinal, as histórias infantis costumam abordar temas importantes como o bem e o mal, o certo e o errado e ajuda na construção de valores éticos e morais importantes para o desenvolvimento humano. 

Para isso é importante se atentar a alguns pontos:

  • Escolha histórias de fácil compreensão para a idade;
  • Trabalhe com personagens cativantes, que despertem a identificação das crianças;
  • Foque em histórias com mensagens positivas e desfechos positivos;
  • Use e abuse da interpretação para tornar a narrativa mais divertida. 

Ademais, pais, professores e responsáveis devem sempre praticar a yoga infantil  considerando os limites e aceitação da criança. 

A prática deve ser divertida, prazerosa e interessante- nunca ser uma fonte de estresse ou cansaço para os pequenos. 

Por que praticar yoga infantil  

A yoga com as crianças pode ajudar muito no desenvolvimento saudável, como você pode conferir até aqui. Porém, para além desses benefícios citados, há um em especial que é muito importante: pais e filhos juntos!

Essa atividade permite que pais e filhos tenham um momento juntos de autocuidado, diversão e relaxamento. Com rotinas cada vez mais cheias de compromissos – tanto para pais como filhos – aproveitar uma programação juntos é algo que se torna mais que especial.

Isso é primordial para estreitar os laços afetivos, formar gostosas memórias de infância e tornar a relação familiar mais saudável e feliz. 

Cuidados com a yoga infantil  

Para desfrutar de todos os benefícios inerentes à yoga infantil  é fundamental ter alguns cuidados importantes. 

Veja quais são eles:

  • Evitar posturas invertidas;
  • Não realizar posturas que forcem a região cervical;
  • A criança deve sempre estar acompanhada por um adulto;
  • Parar imediatamente exercícios que causem dor ou desconforto demais. 

Ademais, a yoga infantil pode ser uma atividade incrível para realizar com seus filhos. Tendo ao seu lado profissionais qualificados, a criança pode desfrutar de todos os benefícios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading