Use o cupom: VINTE pra ganhar 20% de desconto !

Brincadeiras divertidas para o Natal

Existem diversas opções de brincadeiras para o Natal que podem deixar a noite feliz ainda mais divertida para as crianças. Dentre as alternativas de brincadeiras, sugerimos algumas que são clássicas:

  • Amigo secreto;
  • Caça ao tesouro;
  • Painel de fotos de Natal;
  • Mímica natalina;
  • Balão premiado;
  • Colorindo o Natal;
  • Jogos de tabuleiro.

São brincadeiras que podem ser realizadas com crianças de qualquer idade e que também promovem a interação entre os adultos.

As crianças amam o final de ano, pois é uma época cheia de cores, luzes e presentes. Mas, pensar em brincadeiras que possam divertir e distrair os pequenos também é importante. 

Afinal, a época natalina é perfeita para criar aquelas memórias de infância que aquecem o coração ao serem lembradas. Pensando nisso separamos uma lista com algumas das melhores brincadeiras para o Natal

6 opções de brincadeiras para o Natal

Algumas brincadeiras não são apenas divertidas. Elas também contribuem para que aconteça uma interação maior entre os membros da família. 

O Natal é justamente a que propõe unir as pessoas, ajudando a celebrar o amor e a importância da família. Portanto, as brincadeiras surgem como  opção para trazer ainda mais à tona esse clima de união. 

  • Amigo secreto

Com certeza essa é a brincadeira mais popular para o Natal. Porém, a novidade aqui é que você pode inovar e criar novas dinâmicas para esse jogo. 

O amigo secreto tradicional é aquele em que cada participante sorteia o nome de uma pessoa e deve presenteá-la na noite do Natal. Porém, você pode pensar em outros formatos da mesma brincadeira, como o amigo ladrão, amigo chocolate, etc. 

  • Caça ao tesouro

Que tal envolver as crianças em uma caçada divertida pelos presentes de Natal? Basta esconder alguns pacotes pela casa e sugerir que todos comecem a procurar. 

A brincadeira fica mais legal ainda se você deixar algumas pistas no caminho, como cartas escondidas assinadas pelo Papai Noel que dão dicas de onde os pequenos podem encontrar os pacotes. 

Capriche na caracterização das pistas com tema natalino, e também nos esconderijos.

  • Painel de fotos natalinas

Outra dica bem legal de brincadeiras para o Natal é a criação de um painel de fotos temáticas. Ou seja, reúna fotos de Natal que vocês têm em um painel colorido e decorado à mão pelas crianças. Use purpurina, estrelinhas, guache e deixe a criatividade fluir. 

Assim, na noite de Natal você deve sugerir que novas fotos sejam feitas ao lado de amigos e familiares. 

Essas entrarão na decoração do painel do ano que vem. Assim, nasce algo como uma tradição em família que pode perdurar por anos – e até gerações. 

  • Mímica natalina

Esse é um jogo incrível e que pode ser uma das melhores brincadeiras para o Natal. Consiste em usar o modelo tradicional de brincadeira de mímica, porém, adotando apenas o tema de Natal. 

Pense em coisas que as crianças e adultos podem imitar. A mímica natalina pode ser bem divertida e dinâmica, arrancando risadas de todos. 

  • Balão premiado

Essa brincadeira é bem simples e pode animar bastante a ceia de Natal em família. Encha alguns balões grandes com as cores do Natal, como vermelho e verde. 

Dentro de cada um coloque um papel com uma frase. Pode ser “pague uma prenda”, “escolha uma lembrancinha” ou “tente outra vez”, por exemplo. Agora, escreva o nome de todas as pessoas que estão na ceia e sorteie a ordem para que estourem os balões. 

  • Brincando de colorir

Quem é que não se lembra da diversão que eram as atividades de Natal na escola? Uma das mais especiais é aquela que consiste em simplesmente colorir e decorar um desenho de Natal. 

Então, convide as crianças para essa divertida tarefa. Não esqueça de ter em mãos muita purpurina vermelha, algodão para fazer a barba do Papai Noel, lápis de cor, canetinhas e outros apetrechos decorativos. 

Agora reúna todas as crianças em um espaço da casa e deixe que decorem à vontade seus desenhos. Ah! As imagens você podem ser impressas para uma linda exposição na semana seguinte, quando chega o ano novo.

Como deixar a ceia de Natal mais divertida para os pequenos?

Esse é um grande desafio para as famílias. Ainda que a reunião na noite de Natal seja muito divertida para os adultos, para as crianças ela pode soar enfadonha e chata.

Por isso é importante pensar em estratégias para animar a ceia. Além das brincadeiras para o Natal que citamos anteriormente existem outras dicas que podem lhe ajudar nesse momento. Veja quais são elas:

Menu divertido

Além dos pratos clássicos para a noite de Natal vale a pena pensar em pratos divertidos para as crianças. Eles devem ser bem coloridos e ter um aparência que faça referência à data.

Por exemplo, os famosos biscoitos de gengibre com formato de árvore de Natal, boneco de neve etc. Tudo isso acaba deixando a ceia mais legal para as crianças e estimula sua participação ativa na festa.

Coral em família

Já pensou que legal reunir a sua família para um delicioso coral? Parece uma ideia ousada? Pode ser, mas com certeza é algo diferente, concorda?

E não se preocupe: ninguém precisa ser realmente profissional da música para isso. A diversão está em reunir todo mundo – crianças e adultos – para cantar os temas mais famosos dessa época de festas!

Decorando a árvore

Ainda que a árvore de Natal já esteja pronta na noite da ceia é possível interagir com as crianças. Dê a elas alguns enfeites de presente e peça para que pendurem na árvore enquanto fazem um desejo. 

Prontinho! Temos um cenário perfeito para que as crianças se sintam acolhidas, participativas e mais dispostas a interagir.

Jogos de tabuleiro para o Natal

Uma dica mais do que valiosa para o Natal é a dos jogos de tabuleiros. Grande parte deles são super divertidos e interativos, o que acaba aproximando a família ainda mais. 

Assim, cabe até mesmo um gancho para falar um pouco sobre os valores natalinos e todo o amor que essa época costuma transmitir. O único cuidado é de escolher um jogo que tenha coerência com a idade das crianças que estarão presentes. 

Esperamos que essas dicas possam ser úteis para a programação de Natal aí na sua casa. O mais importante é que as brincadeiras tragam mensagens positivas e reforcem os valores importantes para as crianças.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading