was successfully added to your cart.

Comidas para bebês: 6 alimentos proibidos no 1º ano de vida

Quando o assunto é o primeiro ano do bebê, muitas mamães ficam assustadas com a quantidade de restrições. Para garantir um desenvolvimento saudável, é necessário investir na alimentação correta e, sempre que possível, conciliar com a amamentação.

Você precisa saber que existem algumas comidas para bebês que são proibidas até que eles completem 1 ano. Ficou curiosa? Conheça algumas delas agora mesmo e não caia no erro de oferecer isso para o seu filho.

1. Mel

O mel é um ótimo alimento, mas não deve ser ingerido até que o primeiro ano esteja completo. Isso acontece porque o alimento pode estar contaminado com esporos da Clostridium botolinum, uma bactéria responsável pela transmissão do botulismo.

A doença é incomum, mas o sistema imunológico da criança ainda está em formação e pode não estar devidamente preparado para combatê-la. Além disso, os pequenos podem desenvolver alergia ao pólen, asfixia e fechamento da glote provocados pelo mel. Motivos de sobra para que eles não consumam o alimento nessa época da vida.

2. Frutos do mar

Seguindo a mesma linha, os frutos do mar também devem ser evitados. Alguns pais acham esses alimentos deliciosos e acabam oferecendo às crianças, mas isso só deve ser feito depois do segundo ano de vida da criança.

Frutos do mar, ostras e mariscos podem despertar reações alérgicas e podem trazer alguma contaminação do ambiente, então é bom restringir o consumo.

3. Amendoim/Oleaginosas

O amendoim e as oleaginosas (como nozes, amêndoa, avelã e pistache) também devem ser banidas nesse tempo. Esses alimentos tem alto potencial alergênico, portanto, podem provocar alergia – precoce ou tardia – ao alimento. Além disso, o amendoim pode conter a aflatoxina, um elemento tóxico produzido por um fungo, o que também pode intoxicar o bebê.

4. Doces

Até o primeiro ano, a criança também deve ser mantida longe dos doces. Se você oferecer, é bem provável que ela aceite, mas as balas, pirulitos, biscoitos recheados e bolos definitivamente não são a melhor opção.

Isso acontece porque até os dois anos o paladar do bebê já é um pouco mais doce, então, colocar alimentos mais doces que o leite pode elevar ainda mais o nível do paladar. Dessa forma, seu filho vai querer alimentos cada vez mais doces, o que não é nada bom.

Vale lembrar que o chocolate também é rico em gordura e cafeína – fora o açúcar. Essas substâncias, além de deixar a criança viciada, podem causar irritabilidade e atrapalhar o sono.

5. Refrigerante

Mamadeira de Coca-Cola nem pensar! E a regra não vale só para Coca, mas todo refrigerante ou bebida com aromatização e inclusão de gás deve ser evitada. E tem mais: os refrigerantes são ricos em cafeína, açúcar e aditivos químicos, podendo lesionar a mucosa estomacal ou ainda provocar irritabilidade.

6. Salgados fritos

Os salgadinhos são uma verdadeira delícia e muitos pais costumam adorar. Ainda assim, são ricos em fritura e sódio, fazendo muito mal para a saúde. Por isso, o ideal é que a criança só comece a consumir essas frituras quando estiver um pouco maior. Antes disso, procure opções assadas e com menos sódio.

Agora que você conhece 6 alimentos proibidos para bebês de até um ano, ficou bem mais fácil entender e segurar o consumo, não é? A proibição existe por alguma razão e é bom ficar de olho.

Se este conteúdo sobre as comidas de bebê ajudou você, que tal compartilha-lo nas redes sociais? Assim você ajuda outras mamães no desafio de alimentar bem seus filhos também.

Deixe um Comentário