Ganhe adesivos juninos em todos os pedidos acima de R$100! Aproveite ;-)

Crianças e animais de estimação: conheça os benefícios dessa relação

Olá, mamães! Vamos discutir um assunto que pode auxiliar no desenvolvimento dos pequenos: a relação com os animais de estimação. Se você já está ouvindo as súplicas por um companheiro do reino animal, o tema é inevitável.

É normal que a criança chegue àquela fase em que comece a pedir para ter um bichinho em casa. Porém, também é comum sentir receio de que não seja o momento certo e até medo de que seu filho não se adapte. Acredite, eu já estive nessa posição.

Além dessas questões, sei que o assunto surge cercado de dúvidas, já que muitas mães não sabem o que esperar dessa integração à família. Como a ideia já passa pela sua cabeça — mesmo que por livre e espontânea pressão —, é importante entender que a relação das crianças e animais de estimação traz diversos benefícios.

A seguir, vamos mostrar o impacto positivo de adicionar um membro peludo no lar e na vida dos pequenos. Confira!

As lições sobre responsabilidade

Ao adotar um bichinho, é essencial pensar que ele precisa de cuidados e atenção para ter uma vida saudável e feliz. Quando você exerce todas as tarefas ligadas ao animal, acaba tirando a vontade da criança de se responsabilizar por ele.

Para estimular esse senso de organização e de cuidado, recomendo deixar que os pequenos participem da rotina do novo amigo. A princípio, mantenha o acompanhamento para que o filhote saiba o que fazer — e para que não termine em tragédia para o bichinho. Aos poucos, ele terá suas próprias tarefas com o animal de estimação.

Atividades simples, como colocar ração e água nos potes do novo companheiro fazem com que o seu filho entenda que pode adotar certas atitudes para ajudar. Esse ensinamento é levado para a vida e fortalece empatia pelos outros.

De acordo com o tipo de animal e com o seu tamanho, também é essencial pensar nas brincadeiras e no jeito de dar carinho. Isso faz com que o pequeno assimile que é necessário perceber as necessidades do outro, além das próprias. Nada como desenvolver filhos altruístas, não é mesmo?

Acima de tudo, o animal de estimação é um ser vivo e precisa se alimentar, manter-se hidratado, ser levado ao veterinário, estar limpo e exercitar-se para ter uma vida longa. Esses pontos são essenciais e permanecem durante o crescimento, o que pode trazer mais independência e autocuidado.

Os benefícios para a saúde

A relação entre crianças e animais de estimação também oferece vantagens para a saúde. O que é ótimo, não é mesmo? Ver seu filho saudável e pronto para explorar o mundo é algo que toda mãe deseja.

Se você ainda estiver na dúvida, segue aqui os principais benefícios para a saúde conquistados com essa relação. Veja!

Incentivo à atividade física

Ao ter um bichinho em casa, a criança sente vontade de brincar e interagir com ele, então acaba elaborando novas brincadeiras e atividades que podem durar por horas. Isso significa mais sossego para você e traz animação para o pequeno.

Se o animal de estimação puder frequentar a parte externa da casa, estará ainda incentivando as atividades ao ar livre. É algo excelente porque, em contato com a natureza, há estímulos diferentes como sons, ar puro e sol!

As atividades físicas ao lado dos animais evitam que a criança fique muito tempo parada ou apenas diante de aparelhos eletrônicos. Por isso, mamãe, deixe que o pequeno brinque à vontade — mas sempre com segurança —, gaste sua energia e esteja mais ativo.

Menos estresse

Normalmente, quando uma criança não brinca o suficiente, não tem os estímulos corretos e não utiliza energia, desenvolvendo assim o estresse. Por outro lado, ao se relacionar com um animal de estimação a criança se torna mais tranquila. Que alívio, né?

Um miniestressado fica mal-humorado, desinteressado e até pode se tornar agressivo. Mas com um bichinho para interagir e cuidar, sempre há algo a fazer para que o dia se torne leve e interessante. A interação com o bicho de estimação também deixa o pequeno relaxado e é uma ótima forma de afastar as frustrações.

Combate às alergias

A maioria das mães tem verdadeiro pavor dos pelos de animais nas roupas das crianças, pois acham que isso pode atrair doenças. Porém, a história é bem diferente. Ao estar próximo dos bichos de estimação, a produção de anticorpos aumenta e a saúde se torna mais forte.

Logo, as alergias são combatidas desde cedo e o sistema imunológico fica protegido. Para se beneficiar desse ponto, é essencial que o animal esteja vermifugado, vacinado e faça visitas regulares ao veterinário, certo?

O papel na socialização dos pequenos

A relação das crianças e animais de estimação também influencia positivamente na socialização. Cada animal possui uma personalidade e, com isso, o pequeno precisa entender como interagir.

Assim, ela leva esse aprendizado ao fazer novas amizades, pois já tem a percepção que cada um tem gostos e jeitos diferentes.

Ainda posso afirmar que o animal pode ser uma forma de aproximar o seu filho de outras crianças. Desse modo, os desconhecidos mirins já têm uma coisa em comum para conversar: o amor pelos animais.

Além disso, ao interagir com o bicho de estimação, seu filho exercita a habilidade de comunicação, aprende a respeitar o espaço do animal e adquire afeição pelo novo amigo.

Todos esses benefícios deixam o pequeno mais carinhoso, fazem com que se expresse melhor e tenha compaixão pelo próximo. Além de evitar as temidas birras, esse é um jeito de criar um adulto afetuoso.

Mesmo diante de tantos benefícios, é preciso tomar a decisão no momento certo. Afinal, o animal de estimação não pode ser devolvido e, muito menos, abandonado. Recomendamos analisar a idade do pequeno, o espaço da casa e até a disponibilidade de tempo para cuidar do bichinho. Se for a hora adequada, mamãe, é só ir em frente!

A ligação entre crianças e animais de estimação pode se tornar um laço de amor e amizade, cercado de respeito e compreensão. Essa relação promove diversos benefícios e ajudam seu filho a se desenvolver e ser a melhor versão quando crescer.

Mamãe, gostou do post? Agora que você já sabe mais sobre as vantagens de incluir um bichinho na vida do seu filho, aproveite para descobrir a importância de cuidar da autoestima do pequeno!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading