Já identificou seu material escolar? Nós podemos te ajudar ;-)

Descubra como ensinar seu filho sobre doação de brinquedos no Natal

doação de brinquedos

Olá mamães, como estão? Sabemos que ensinar valores às crianças é mais uma missão que responsáveis, cuidadores e educadores têm. Afinal, os pequenos precisam aprender esses princípios para se tornarem cidadãos que contribuem para uma sociedade mais humanizada. Pensando nisso, sabia que o Natal é uma ótima oportunidade para ensinar empatia, solidariedade e generosidade? Sim, por meio da doação de brinquedos.

Nem sempre essa é uma tarefa fácil, pois muitas crianças têm apego aos seus objetos e isso é absolutamente normal. Por esse motivo é preciso que a gente tenha paciência e faça da maneira certa, para que os pequenos aprendam não apenas a doar bens materiais como também afetivos.

Quer saber como fazer isso? Continue a leitura, pois neste post contamos o que você precisa entender para que a doação de brinquedos neste Natal seja incrível, cheia de amor e aprendizados. Vamos lá?

Por que incentivar a doação de brinquedos no Natal?

O que é ser solidário? A resposta é bem simples: é ter a consciência das necessidades das outras pessoas e querer contribuir para elas possam ter aquilo que precisam. Ninguém nasce solidário, portanto, é preciso repassar esse valor aos pequenos se quisermos que eles sejam indivíduos participativos na sociedade.

A solidariedade é um ato de amor ao próximo, de sentir as suas dores e querer acalmá-las de alguma forma. Por isso, ela não é apenas material, mas também afetiva. Afinal, podemos ser solidários doando o nosso tempo para quem precisa de uma companhia ou de palavras amigas.

As crianças entendem melhor a linguagem lúdica e prática. Se existe algo que elas têm apego são seus brinquedos, além de roupas e calçados para algumas. Sendo assim, nada é melhor para demonstrar a empatia que doar esses objetos que não fazem mais falta.

Sabemos que milhares de pequenos poderão não ganhar um presente no Natal, como os nossos filhos ganharão. Então é interessante aproveitar essa época para repassar o valor da generosidade aos nossos baixinhos, fazendo outros mais felizes.

Com isso, além de criarmos seres humanos mais empáticos, ensinamos também a serem mais desapegados aos bens materiais e menos consumistas. Eles aprendem que acumular coisas só para ter, sem necessidade, é ruim e que podemos ajudar muitas pessoas apenas tendo a consciência disso.

Como estimular os pequenos a doarem brinquedos?

Agora que você já sabe a importância de ensinar a solidariedade e a empatia às crianças por meio da doação de brinquedos, vamos descobrir como fazer isso? A seguir, veja alguma dicas que separamos para você.

Converse e mostre a realidade à criança

Nós, adultos, temos o costume de poupar as crianças de saberem sobre as situações tristes que acontecem conosco e com outras pessoas. No entanto, a partir dos 3 anos, os pequenos estão prontos para lidar com o sofrimento, obviamente, da maneira deles. Explique que existem muitas crianças que não vão receber presentes no Natal porque seus pais não têm condições para comprar e que elas ficam muito tristes com isso.

Então, conte que quem tem mais brinquedos, principalmente que não estão sendo usados, devem dividir com essas crianças para que elas também possam ficar felizes. Isso fará com que o pequeno se coloque no lugar do outro e ainda pode ter a sua autoestima elevada ao saber que está fazendo algo de bom para outra pessoa.

Seja o bom exemplo

As crianças aprendem muito reproduzindo as atitudes dos adultos. Se elas veem os pais comendo verduras, a tendência é também comer. Isso ainda acontece em outros aspectos, inclusive na hora de doar seus brinquedos. Você pode chamar seu filhote para ajudar a fazer uma limpa em seu guarda-roupas.

Com o auxílio do baixinho, separe roupas, sapatos, agasalhos e outros itens que você não usa mais. Além de se sentir prestativo, ele aprenderá por meio do exemplo que doar faz bem. Assim que terminarem, você pode propor a ele fazer o mesmo com seus brinquedos e itens de vestuário.

Participe de programas e ONGs

Existem diversos programas e ONGs que recolhem as doações e repassam a quem mais precisa. Que tal levar o seu pequeno para conhecê-los? Assim ele pode ver para onde vão as peças que são doadas e interagir ainda mais com esse meio.

Essa ideia não é apenas no fim de ano. É importante mostrar a solidariedade o ano todo. Asilos, orfanatos e creches também são ótimos lugares para os baixinhos entenderem a realidade de quem não tem tantas oportunidades quanto ele e ver como as doações fazem bem para quem as recebe.

Respeite o momento do pequeno

Valores não são ensinados do dia para noite. Portanto, não espere que o filho desapegue de suas coisas somente porque você explicou que esse é o certo a fazer. Cada um tem o seu tempo para assimilar os ensinamentos e devemos esperá-lo.

Existem crianças mais desapegadas que outras e isso é normal. Se o seu filho ainda não se sente preparado para doar os brinquedos, não force a barra e respeite o momento dele. Aos poucos, você verá que ele cederá e o coraçãozinho amolecerá para fazer a doação por livre e espontânea vontade.

Não pegue escondido

Pegar um brinquedo sem o pequeno saber para levar à doação pode não ser uma boa ideia. Ao dar falta do objeto, o seu filho pode se sentir traído e frustrado. Além de não conseguir ensinar os valores da solidariedade e da generosidade, você passará a ideia de que pegar coisas escondido é válido.

Às vezes, aquele brinquedo surrado, que você acha que a criança não quer mais, pode ter algum valor sentimental para ela. É aí que os conflitos podem surgir e o pequeno achar que doar não é legal, pois o que ele gosta vai embora.

A doação de brinquedos no Natal é uma ótima oportunidade de transmitir princípios importantes às crianças. Elas aprendem na prática o que é a solidariedade, a empatia e a solidariedade. Além disso, outros baixinhos ficam felizes por receber um presente nessa data tão especial para muita gente.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este post nas suas redes sociais. Assim, mais pessoas perceberão a importância de ensinar aos seus filhos sobre a doação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading