Vamos Personalizar? Queremos ver você usar a sua ciatividade!

Viagem com crianças: veja 9 dicas para aproveitá-las ao máximo

viagem com crianças

Olá, pessoal! Tudo bem? Sabemos que nem sempre é fácil fazer uma viagem com crianças, mas aí vem a boa notícia: trata-se de algo totalmente possível e muito prazeroso. Porém, é preciso tomar alguns cuidados para aproveitar bastante os passeios e evitar os perrengues.

Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir, com dicas incríveis para viajar com os pequenos e ter memórias lindas de cada momento. Ficou curioso para saber quais são esses truques tão legais? Continue a leitura e descubra!

1. Escolha bem o destino

Já sabe para onde vai viajar? A escolha do destino é fundamental para o sucesso do seu passeio. Afinal, crianças se entediam muito fácil, por isso devem ter prioridade na hora de pensar nas atividades. Entre nossas sugestões, estão os parques de diversão (como Beto Carreiro e Disney), resorts, hotéis fazenda e as cidades que oferecem entretenimento para os pequenos, como Campos do Jordão (SP) ou São Lourenço (MG).

Se é sua primeira viagem com o pequeno, prefira destinos mais próximos, para que possa retornar rapidamente no caso de algum imprevisto. Certifique-se também de que o lugar ofereça hospital de fácil acesso. Nunca se sabe quando a gente pode precisar, não é mesmo?

2. Não se esqueça dos documentos necessários

Os documentos das crianças são muito importantes, portanto não podemos nos esquecer deles. Em viagens nacionais com os responsáveis legais, é preciso levar a certidão de nascimento e a carteira de vacinação. Já quando for com terceiros, será necessária autorização prévia com firma reconhecida. Em viagens internacionais para países da América do Sul, o RG original e com foto recente basta. Para os demais países, é necessário ter um passaporte e o visto, quando exigido.

3. Entenda como fazer as malas

Se a hora de fazer as próprias malas já é um dilema, imagina preparar as das crianças? Sempre ficamos com a sensação de que não estamos levando o suficiente. E se fizer frio? E se ficar quente ou sujar muita roupa? São essas as questões que surgem!

Para facilitar, primeiramente verifique como estará o clima do destino nos dias em que ficarão por lá. Depois, monte os looks conforme os dias e as programações dos passeios. Já deixe tudo separadinho, como: blusa, calça e tênis para ir ao parque; vestido ou macaquinho para o jantar; roupa de banho para a tarde na piscina — e assim por diante.

4. Saiba lidar com a ansiedade

A ansiedade com viagens é bem grande entre as crianças. Portanto, é preciso saber lidar com esse sintoma para que tudo corra bem. Explique o percurso que farão, o que encontrarão na viagem e, claro, mantenha a calma a cada pergunta “já chegamos?”. Se o trajeto for de carro, ligue o DVD com desenhos e programas infantis para distraí-los. Caso seja de avião ou ônibus, prefira brinquedos não barulhentos e tablets com fones de ouvido.

5. Monte um kit viagem

Independentemente do meio de transporte, é sempre bom levar um kit com alguns itens indispensáveis para nos socorrer durante o trajeto. Já pensou enfrentar um engarrafamento sem ter nenhum lanche à mão? Vai ser reclamação de fome o tempo todo. Então, confira e anote a lista:

  • chupeta, mamadeira e leite em pó (para bebês que fazem uso disso);
  • lanchinhos e frutas;
  • água;
  • remédios para dor, febre e náuseas, prescritos pelo pediatra;
  • toalhinhas;
  • travesseiro;
  • cobertor;
  • roupa de frio;
  • duas mudas de roupas para a troca.

6. Oriente as crianças

Conversar sempre é o melhor caminho para evitar aqueles perrengues de birra, os acidentes e até o sufoco de perder o pequeno. As crianças maiorzinhas, a partir dos três anos, já recebem muito bem as orientações. Explique o que vão fazer no passeio, conte qual será o cronograma da viagem e peça a paciência delas (para você não perder a sua) nos casos em que isso for preciso. Se o passeio for em parques ou praias, fale também sobre o que fazer em eventuais situações, como se perder.

Aliás, para evitar problemas nesse sentido, deixe as crianças com uma pulseira de identificação. Assim, se acontecer tal tipo de acidente, elas podem receber ajuda para encontrar você facilmente.

7. Respeite o limite dos pequenos

A viagem não é só para as crianças, certo? A gente também quer se divertir, passear e ver tudo aquilo que o local tem a nos oferecer, sem perder nenhum minuto. A questão é que os pequenos não têm o mesmo pique dos adultos e precisam descansar.

Se você não quer que seu filho fique chatinho durante os passeios, respeite o limite dele: faça um cronograma que inclua momentos de descanso entre uma atividade e outra. Assim, a família toda consegue curtir, ao passo que as chances de acontecerem aquelas birras de quando a criança está cansada se reduzem.

8. Registre os momentos especiais

É tão gostoso rever as fotos e os vídeos das viagens bacanas que fazemos, não é mesmo? Isso vale principalmente para depois que os pequenos crescem e bate aquela saudade. Muitas vezes, porém, ficamos tão empolgados com os passeios que nos esquecemos de registrar tudo. Então, lembre-se de levar a sua câmera para não perder nenhum clique, ok?

9. Lembre-se de que tudo vai dar certo

Durante a viagem, pode chegar uma hora em que tudo parece estar dando errado, mas essas coisas acontecem mesmo. Tenha em mente que alguns perrengues são muito normais ao viajar com crianças, por isso não adianta se estressar ou chatear. No final das contas, tudo vai dar certo e a família terá muitas lembranças e histórias boas para contar desse passeio.

A viagem com crianças inclui ter atenção redobrada e imaginar os imprevistos que podem acontecer. Apesar de os pais terem um trabalho a mais — o que já é de se esperar —,  esse programa é divertido e uma ótima oportunidade de passar bons momentos com os pequenos que tanto amamos!

Quer ficar ligado em todas as nossas novidades? Então, curta a nossa página no Facebook agora mesmo e veja tudo diretamente no seu feed de notícias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading