Produtos com 30% off até sexta-feira, 26/04. Confira!

Saiba como organizar os alimentos congelados e os principais cuidados

alimentos congelados

Na correria da rotina nem sempre dá para fazer comida fresquinha, não é mesmo? Os alimentos congelados são aquela ajuda amiga na hora das refeições, pois basta retirar do freezer, esquentar e saborear. Além disso, essa prática é ótima para evitar os desperdícios.

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para garantir que as refeições sejam um sucesso. Você sabe quais são? Ainda existem muitas dúvidas em relação ao congelamento de alimentos. Pensando nisso, trouxemos este post com explicações fáceis de como fazer isso e assegurar uma comida prática, gostosa e saudável. Vamos lá?

Por que congelar os alimentos?

Muita gente ainda torce o nariz para os alimentos congelados, pois acha que o procedimento modifica as características do prato. Contudo, saiba que com as técnicas certas a sua refeição continuará com sabor, aroma e textura incríveis.

Sabe aquele dia em que precisamos de mais de 24 horas para dar conta de tudo? Você pode economizar horas se tiver uma comida congelada em seu freezer. Para isso, você pode tirar um dia para fazer marmitas para a semana inteira, que tal? Assim, você assegura que seu filho comerá de forma saudável, já que pode preparar pratos equilibrados.

Fora isso, é comum a gente fazer uma quantidade um pouco maior do que o necessário em algumas ocasiões e sobrar, mas não dá para jogar comida fora, né? O congelamento é a melhor saída para essa situação. Vale lembrar de que a organização na hora de congelar a comida é fundamental para a praticidade, mas isso falamos em um próximo tópico.

Quais alimentos não podem ser congelados?

Embora a maioria das comidas possa ser levada ao freezer, alguns alimentos não podem ser congelados. Não que eles se tornarão impróprios para consumo, mas as suas características mudarão de forma a não ficarem com sabor ou textura agradáveis, entende? São eles:

  • frutas com muita água, como melancia e morango, ao menos que sejam usadas para sucos, nesse caso pode;
  • legumes com muita água, como tomate, a não ser que a intenção seja transformá-los em molho;
  • massas cozidas;
  • ovos crus com casca: ao congelar um ovo cru com a casca, o líquido se expande e estoura a casca. O ideal é quebrar os ovos e colocá-los em potes ou sacos apropriados antes de levar ao congelador;
  • iogurtes e laticínios, pois talham ao serem descongelados;
  • molhos, cremes e recheios que levam amido de milho ou farinha, porque mudam a textura;
  • comidas e alimentos que já foram congelados anteriormente.

Quais os cuidados ao congelar os alimentos?

Para congelar os alimentos de forma adequada é preciso tomar alguns cuidados. Assim, você garante que consumirá algo saboroso e com os mesmos nutrientes que o original. Além do que, os recipientes devem ser apropriados para a sua segurança. Veja algumas dicas:

  • utilize potes plásticos apropriados para o freezer e, de preferência, que vão ao micro-ondas também. Dessa maneira é mais prático esquentar a comida;
  • refratários de vidro não aguentam choque térmico, então espere esfriar antes de levar ao freezer;
  • os saquinhos são ótimas opções para pequenas porções, tomando sempre o cuidado de retirar o excesso de ar antes de fechar;
  • não congele comida quente, espere esfriar antes, embale e coloque no freezer;
  • antes de congelar, higienize as frutas, verduras e legumes, além de retirar as cascas e caroços;
  • coloque menos sal na comida, já que o congelamento potencializa o sabor dos temperos;
  • se por algum motivo você não for usar um alimento cru que você descongelou, saiba que não pode retorná-lo cru ao freezer, pois pode modificar suas características e ficar impróprio para o consumo. Nesse caso, é preciso cozê-lo para, então, congelar novamente.
  • cada alimento tem um prazo de validade, se atente a isso na hora de etiquetar. Coloque a data de congelamento e de validade.

Um truque bem interessante para que os legumes mantenham a cor, textura e sabor é o branqueamento antes do congelamento. Para isso, basta fervê-los por alguns minutos, até ficar ao dente. Então é só escorrê-los e colocá-los imediatamente em água com gelo para o resfriamento rápido. Depois basta escorrê-los novamente, embalar, etiquetar e congelar.

Como organizar os alimentos congelados?

O seu freezer é organizado ou você perde alguns minutos tentando achar a comida que deseja? Se for a segunda opção, grande parte da sua praticidade vai embora. Afinal, perder tempo não está com nada. Aliás, a desorganização no congelador pode trazer até mesmo prejuízos para a saúde.

Sem a data de congelamento, por exemplo, é arriscado consumir um alimento que passou do prazo de validade. Já pensou nisso? Dessa maneira, organizar o seu freezer é fundamental para ganhar espaço, ter mais praticidade e segurança alimentar. Confira a seguir as nossas dicas.

Use etiquetas de identificação

Como dissemos, etiquetar as embalagens que você leva ao freezer é essencial. É por meio das informações contidas ali que você vai saber qual é o alimento que está no pote, sem precisar abrir, as datas de congelamento e de validade. Por esse motivo é que elas devem ser apropriadas.

Imagine que as etiquetas comuns esfarelam, fazendo você perder os dados escritos, e deixam cola, manchando os seus recipientes. De que adianta etiquetar e organizar o freezer, se no fim você perderá a função das etiquetas, não é mesmo? Então, adquira os adesivos certos, que facilitam a sua vida e são bem práticos, como as etiquetas adesivas para congelados da Grudado em Você.

Escolha as embalagens apropriadas

Geralmente, os potes quadrados e retangulares são melhores para a acomodação no freezer e aproveitam melhor o espaço. Dê preferência para os que são empilháveis e de diversos tamanhos. Caso não for usar todo o conteúdo interno do recipiente, considere usar também os sacos herméticos.

Uma boa dica é separar os bifes e carnes em geral já em porções. Você pode colocar os alimentos dentro do pacote e espalhar, para ficar plano. Leve ao freezer em uma forma de alumínio até congelar, depois é só empilhar conforme os tipos. Economiza muito espaço!

Organize por data de validade

Uma boa ordem de organização é por data de validade. Se você coloca os alimentos congelados recentemente na frente, os que ficam atrás podem acabar esquecidos e estragarem. Então, na hora da organização do freezer, coloque os que tem validade mais próxima primeiro e os com mais longa atrás. Novamente devemos lembrar da importância de etiquetar as embalagens.

Os alimentos congelados ajudam e muito a ter uma alimentação prática e evitar os desperdícios. Entretanto, para ter todos esses benefícios, é preciso tomar alguns cuidados no que se refere ao congelamento e à organização do freezer. São truques bem fáceis, mas que fazem toda a diferença.

Ficou curioso para saber mais sobre as etiquetas adesivas para congelados da Grudado em Você? Então entre no nosso site e confira esse produto incrível que trouxemos para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading