Até dia 12/05: Ganha um Kit com 2 Mini-Tags nas compras acima de R$150!

Como tirar o bebê do leite materno sem traumas

A amamentação pode ser uma fase cheia de desafios, mas não dá para negar: é também mágica, pois mãe e bebê criam um vínculo forte, cheio de amor, carinho e cumplicidade.

Contudo, uma coisa é certa: os filhotes crescem e, de repente, é chegada a tão angustiante hora do desmame. A verdade é que, se feito de maneira gradual, o desmame não precisa ser sofrido.

Mamães, o assunto de hoje é como tirar o bebê do leite materno. Traremos dicas e recomendações para que esse momento seja superado com leveza e muito amor. Vamos juntas?

1. Busque orientação com o pediatra

É comum que os bebês comecem a abandonar o seio materno quando são apresentados à uma variedade de alimentos, próximo dos 2 anos de idade. Porém, antes de iniciar o desmame, é essencial buscar a orientação do pediatra.

Somente este profissional poderá garantir que a dieta alimentar de transição vá suprir todas as necessidades nutricionais do pequeno, além de ter certeza que o leite materno não fará falta.

Atenção: a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a amamentação exclusiva até os seis meses. Somente a partir de então é que os pais devem começar a introdução de outros tipos de alimentos na dieta do bebê.

2. Evite a interrupção rápida do aleitamento

O segredo para evitar o sofrimento desnecessário de mãe e bebê durante o desmame é conduzir o processo da forma mais tranquila e gradativa possível.

Jamais tome essa decisão de dia e já tire o peito do seu filho à noite. O sofrimento é tanto para o pequeno que está acostumado não só com o leite materno, mas com o aconchego e com o carinho da mamãe, quanto para a mulher, que provavelmente sofrerá com os seios ainda cheios de leite e bastante doloridos.

Substituir a mamada por algum alimento, leite ou suco na mamadeira ou copinho é a melhor maneira de como tirar o bebê do leite materno.

A dica aqui é, a princípio, escolher uma mamada para oferecer outros alimentos em vez do peito e sentir a reação do pequeno. Com o passar do tempo, vá trocando os outros horários de mamada.

Atenção: se você estiver com dificuldade de oferecer outros alimentos à criança, por ela ficar pedindo somente o peito, peça o marido ou outro membro da família para tentar acalmá-lo e dar o alimento.

3. Planeje a alimentação do pequeno com antecedência

Montar um cardápio antecipado é uma ótima dica para o desmame do filhote. Segundo a OMS, a partir dos seis meses os bebês já podem ingerir suco e frutas em papa. A partir dos sete, as papinhas salgadas fazem parte do cardápio e, com um ano, os alimentos em geral já são permitidos.

Planeje com antecedência como será a alimentação do seu filho durante a semana, o que ele comerá de fruta, de suco e a papinha salgada. Prepare os vegetais e as frutas. Assim, quando a criança pedir o peito, você estará preparada para oferecer outros alimentos ricos e nutritivos no lugar do leite materno.

O leite é outro quesito importante: as crianças desmamadas precisam tomar leite de fórmulas infantis e nunca leite de vaca.

Atenção: fique atenta às recomendações dos pediatras quanto ao uso do sal e açúcar, que devem ser evitados na alimentação dos pequenos.

4. Respeite o tempo da criança e tenha paciência

Cada criança tem o seu tempo e, para que o desmame ocorra sem trauma, é preciso que se respeite esse tempo, sempre com muita paciência e amor.

Pode ser que para o seu filhote seja mais difícil se desapegar do aconchego do seio materno, por isso redobre os momentos juntos, de dengo, conversas olho no olho. Abrace seu bebê e mostre que, embora ele esteja crescendo, o vínculo entre vocês nunca vai acabar.

Muitas mães ficam de cabelo em pé só de pensar em como tirar o bebê do leite materno. Porém, com muito amor, respeito e cuidado, esse momento tem tudo para ser só mais uma fase a ser vencida em conjunto: mãe e filho(a).

E você, já passou pela fase do desmame? Como foi sua experiência? Tem outras dicas? Deixe seu comentário e ajude outras mães a superarem esta fase!

98 responses to “Como tirar o bebê do leite materno sem traumas

  1. Meu bebê acabou de fazer 2 anos tenho que tirar ele do peito, ele mama a noite toda , está me dando muita fraqueza, tenho que trabalhar de dia quase não estou aguentando, estou tentando tirar passei rui barbo e violeta, ele não quis este é o primeiro dia tomará que eu consiga, pois eu também tenho muita dó

  2. Oii eu tbm estou passando por isso,minha BB tem 1 ano 6 meses q mamar pra dormi,acorda de madrugada e chora se eu não der o peito 😕

  3. Olá, minha bb tem 1 ano e 4 meses…come de tudo e mamadeira adora….mas pra dormir só quer o peito….ela chora….e as vezes acorda de madrugada e só dorme se eu der o peito…não sei como tirar essa mania!

  4. Estou a msm situação, meu bb tem 1 ano e 2 meses , quero tirar , ele não pega nem mamadeira nem no copinho ,acorda varias vezes a noite pra mamar acordar chorando , estou sem a rumo pra tirar .

  5. Oi boa tarde!tenho três filhos ,o mais velho tem 21 anos hj e mamou até os três, o segundo tem 14 e tbm mamou até os três e tenho uma menina q tem 3 anos,estou tentando tirar ela do mamar tbm,mais ta difícil,ela chora mt e fica sem querer comer ,ela come de tudo,mais qndo tento tirar o mamar dela ,ela fica mt chorona e não come nd.as vezes da até febre nela,fico com dó e volto a dar o mamar p ela,só que sofro mt com isso,pq ela só mamar peito e dói mt,não sei o fazer mais….

    1. Oi Alessandra , conseguiu tirar sua filha do peito?estou na mesma situação com meu filho de 2 anos e meio,não sei o que fazer pra tirar ele,faz todas as refeições mais mama o dia todinho e a noite tbem

  6. Minha bebe tem 1 ano e 2 mes ela não quer comer nada só peito ela perdeu peso ela não gosta nem de mingal aqui acula que ela belisca algum alimento
    Quando ela tinha uns 7 para 8 mes ela comia bem mais agora ela tá com um fastio grande a médica passou complexo B é sulfato terroso para ela mais não deu jeito ela tá com mesmo fastio só que peito

  7. Eu tenho uma bebê de 1 e seis meses e, estou passando essa mesma fase, ela não pega mamadeira é difícil de comer comida principalmente as refeições almoço e janta, desde seis meses de idade eu ofereço os alimentos, mas ela não aceita. A noite acorda várias vezes resmungando querendo o meu peito pra dormir, estou mentalmente estressada, não sei mais o que eu faço.

      1. Oi tbm estou na mesma situaçao minha bebê tem 1 ano ela janta almoça no horaruo certinho come de quase td to tentando dar a mamadeira mas ta difiçil ela nao gosta mama muito a noite para durmi e acorda 3 vezes pra mamar durante o dia so mama 2 vezes mas ta me mordendo muito chega ate ferir meu peito nao sei o que fazer as vezes fico até com medo de dar o peito pq ela vai la e morde eu até choro o que faço to estressada e com muito medo a dor e grande me ajudem….

  8. Minha filha tem 3 anos e 4 meses e já tentei de tudo,mas ela não larga o peito de jeito nenhum, tô sofrendo muito com isso pois ela quase não come e vive adoecendo,quando tento tirar, ela chora muito e não come,fica cheia de gases, não sei mais o que fazer alguém me ajude,pois não tô mais agoentando,nem durmo direito.

    1. Olá, meu nome é iara e tenho um bebê de 10 meses e faz exatamente uma semana que ele começou a mamar mamadeira. Ele não aceitava nem beber água na mamadeira, mais todo dia eu tentava ,mostrava a mamadeira pra ele, tudo que a gente ia beber colocava um pouquinho na mamadeira e ele só experimentava e preferia o copo, mais aí eu pensava e a noite como vou fazer, vou levantar ele e acordar pra tomar leite no copo??😔? Mas depois de inúmeras tentativas um dia ele dormindo de dia como de costume na rede ele acordou e antes de eu falar qualquer coisa com ele entreguei uma mamadeira com leite de vaca e “nutribon” o mesmo “mucilon” e ele mamou graaaaaaaaaças a Deus. Depois desse dia já comecei a fazer a mamadeira toda noite, já deixo pronta e quando ele resmunga eu já pego no colo e dou a mamadeira, mama duas ou até três se der a noite, dorme melhor e acorda mais tarde!!! Espero ter te ajudado 🙂

    2. Olha eu sei que não é o certo mas a unica coisa que fez meu filho largar o peito, foi eu ter passado Tylenol no bico do peito esquerdo e direito. Por aqui a primeira noite deu certo, mas meu peito está bem dolorido, vamos ver como vai ser essa noite, boa sorte aí beijos.

      1. Eu tenho 2 filhas uma tem 7 anos mamou até 2 anos de idade foi do mesmo modo que tirei ela do peito, passei dipirona com ibuprofeno . Foi 3 dias de luta mais consegui! E a outra que é mais nova, tem 1 ano estou na luta pra tirar do peito! Pense, essa segunda filha é esperta viu ! Eu passei remédio no peito e mamou do mesmo jeito, não sei o que fazer pois ela está muito dependente de mim e não estou conseguindo trabalhar! Boa sorte pra todas nós!!!!

  9. Minha filha tem 3 anos e 4 meses e tô na luta pra tirar ela do peito, já tentei de tudo,mas ela chora muito e acabo ficando com pena, alguém me ajuda tô sofrendo muito eu e ela,pois ela quase não come nada e só vive adoecendo e eu não durmo direito.😭💔

    1. Olha eu tbm já passei por isso com a minha filha mais velha eu falava pra ela que estava dodoi e pegava um esmalte vermelho e passava e mostrava que estava machucado , eu no começo sofri bastante pq eu passava mau e ela chorava muito mais ela não pega mamadeira de jeito nenhum então ela foi direto pro copinho e eu fui dando leite de caixinha pra ela , e até que por muito custo ela pego , a minha outra nnenem está assim tbm mais estou aos poucos tirando dela , não vai se de uma hora pra outra que agente vai conseguir todos os dias vai se uma luta para tira as nossas crianças do peito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading