Vamos Personalizar? Queremos ver você usar a sua ciatividade!

Como tirar o bebê do leite materno sem traumas

A amamentação pode ser uma fase cheia de desafios, mas não dá para negar: é também mágica, pois mãe e bebê criam um vínculo forte, cheio de amor, carinho e cumplicidade.

Contudo, uma coisa é certa: os filhotes crescem e, de repente, é chegada a tão angustiante hora do desmame. A verdade é que, se feito de maneira gradual, o desmame não precisa ser sofrido.

Mamães, o assunto de hoje é como tirar o bebê do leite materno. Traremos dicas e recomendações para que esse momento seja superado com leveza e muito amor. Vamos juntas?

1. Busque orientação com o pediatra

É comum que os bebês comecem a abandonar o seio materno quando são apresentados à uma variedade de alimentos, próximo dos 2 anos de idade. Porém, antes de iniciar o desmame, é essencial buscar a orientação do pediatra.

Somente este profissional poderá garantir que a dieta alimentar de transição vá suprir todas as necessidades nutricionais do pequeno, além de ter certeza que o leite materno não fará falta.

Atenção: a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a amamentação exclusiva até os seis meses. Somente a partir de então é que os pais devem começar a introdução de outros tipos de alimentos na dieta do bebê.

2. Evite a interrupção rápida do aleitamento

O segredo para evitar o sofrimento desnecessário de mãe e bebê durante o desmame é conduzir o processo da forma mais tranquila e gradativa possível.

Jamais tome essa decisão de dia e já tire o peito do seu filho à noite. O sofrimento é tanto para o pequeno que está acostumado não só com o leite materno, mas com o aconchego e com o carinho da mamãe, quanto para a mulher, que provavelmente sofrerá com os seios ainda cheios de leite e bastante doloridos.

Substituir a mamada por algum alimento, leite ou suco na mamadeira ou copinho é a melhor maneira de como tirar o bebê do leite materno.

A dica aqui é, a princípio, escolher uma mamada para oferecer outros alimentos em vez do peito e sentir a reação do pequeno. Com o passar do tempo, vá trocando os outros horários de mamada.

Atenção: se você estiver com dificuldade de oferecer outros alimentos à criança, por ela ficar pedindo somente o peito, peça o marido ou outro membro da família para tentar acalmá-lo e dar o alimento.

3. Planeje a alimentação do pequeno com antecedência

Montar um cardápio antecipado é uma ótima dica para o desmame do filhote. Segundo a OMS, a partir dos seis meses os bebês já podem ingerir suco e frutas em papa. A partir dos sete, as papinhas salgadas fazem parte do cardápio e, com um ano, os alimentos em geral já são permitidos.

Planeje com antecedência como será a alimentação do seu filho durante a semana, o que ele comerá de fruta, de suco e a papinha salgada. Prepare os vegetais e as frutas. Assim, quando a criança pedir o peito, você estará preparada para oferecer outros alimentos ricos e nutritivos no lugar do leite materno.

O leite é outro quesito importante: as crianças desmamadas precisam tomar leite de fórmulas infantis e nunca leite de vaca.

Atenção: fique atenta às recomendações dos pediatras quanto ao uso do sal e açúcar, que devem ser evitados na alimentação dos pequenos.

4. Respeite o tempo da criança e tenha paciência

Cada criança tem o seu tempo e, para que o desmame ocorra sem trauma, é preciso que se respeite esse tempo, sempre com muita paciência e amor.

Pode ser que para o seu filhote seja mais difícil se desapegar do aconchego do seio materno, por isso redobre os momentos juntos, de dengo, conversas olho no olho. Abrace seu bebê e mostre que, embora ele esteja crescendo, o vínculo entre vocês nunca vai acabar.

Muitas mães ficam de cabelo em pé só de pensar em como tirar o bebê do leite materno. Porém, com muito amor, respeito e cuidado, esse momento tem tudo para ser só mais uma fase a ser vencida em conjunto: mãe e filho(a).

E você, já passou pela fase do desmame? Como foi sua experiência? Tem outras dicas? Deixe seu comentário e ajude outras mães a superarem esta fase!

98 responses to “Como tirar o bebê do leite materno sem traumas

  1. Minha filha tem um ano e seis meses, só pensa em mamar, tô ficando quase doida, não desgruda de mim pra nada,meu marido até tenta interter ela com alguma coisa mais parece que o mundo dela é só eu, não sei mais o que fazer, peço força pra Deus porque, só ele mesmo, cheguei até passar uma erva amarga no peito mas ela quis mesmo assim ???? socorro Deus ????????

  2. Sou pai de uma menina de 1 e 2 meses . Não sei se está cedo mais minha filha está na fase de querer peito a noite toda e minha esposa fica doida estressada tenho pena dela e da nossa filha nesse exato momento coloquei nossa filha pra dormir e deu certo . Minha esposa dormindo longe e eu na cama com ela nossa filha. E nesse momento vejo relatos aqui iguais da minha esposa. Não desistam uma hora da certo . Vou tentar ajudar minha esposa , nossa filha chorou muito tá comendo menos e só quer mamar peito agora tá pior .. então estamos preparando a situação para tirar o mama dela . Durante o dia ela fica cmg de boa qnd minha esposa chega que começa mama .. tenso , e finais de semana n vou estar , minha esposa vai ter que se virar nos 30 … Coloca pra dormi e deixa ela dormindo sozinha na cama . E tenso viu

  3. Minha bebê tem 11 meses só quer peito não pega mamadeira d jeito nenhum,e é difícil ela comer algo durante o dia n sei oq fazer anoite ela chora só durmi mamando e si eu virar do outro lado pra descansar melhor ela senti q n estou ali ela chora ,eu tô ficando louca n sei oq fazer mais

    1. Meu filho tem 11 meses eu estou passando esse mesmo processo me canso, por conta desse peito é uma colação em mim se eu me sentar quer peito, se eu me deitar quer peito tô tão cansada ????

  4. Mãe não é egoísta não,passo mesmo processo, passei com os pisciologo,disse pra mim que estava com emocional abalado não e fácil maternidade ,sou mãe solo, trabalho cuida da casa e da bebê e a noite ela não me deixa durme,que ficar no me peito,faz até de chupeta,já fiz de tudo ela não larga o peito.

  5. Também estou passando pro isso, não aguento mais amamentar eu n consigo dormir a noite toda hora ela acordar fica querendo arrancar minha roupa na rua, quando ela mamar eu sinto um estresse horrível

    1. Ola eu tbm.estou me sentindo muito mal tbm não aguento mas com minha alta estima muito pra baixo me sentindo sem paciência uma vontade só de chora não aguento mas me ajudem

  6. Compra rubarbo e Losna cm alho faz uma pastilha e passa ..
    Faz um dia a noite um dia de tarde um dia de manhã e vai trocando você vai ver como ela vai de acostumar e vai deixar o peito de lado pois o gosto é horrível. Tenra o copinho tem crianças q não gostam de mamadeira tbm espero ter ajudado …

    1. Estou tirando a minha filha, não é fácil, ela chora, fico com dó, mas tento ser firme, não ofereço o peito e tento distraí-la com água ou fórmula.. ela chora pq quer dormir e não consegue sem o peito… Hoje dei um banho mesmo com ela chorando um pouco e depois de um tempinho ela acabou dormindo.. e seguimos, um dia após o outro tentando..

  7. Minha bebê tem dois anos e quatro meses ela mamava muito hoje faz 10 dias que tireia ela do peito não foi fácil foi muita conversa pra gente se entender, tive que colocar esmalte vermelho não sei se é bom mais coloquei ao redor do meu peito para dizer que estava com sangue pois eu estava com o peito dodoi e colocava alho, babosa para ela sentir o cheiro e o gosto, pois bem ela foi largando não quiz mama desde do primeiro dia que tinha colocado o esmalte e hoje ela não quer mais peito e olha que ela não comia direito hoje ela se alimenta muito bem e não chora mais para ficar na escola, no começo sentir pena dela porque quando ela oa procurar o peito tava com esmalte, mais eu pensei um pouco em mim também porque eu tendo ansiedade e não dormia direito ela mamava muito a noite durante o dia não fazia quase nada pois ela queria só mamando, mais graças a Deus meu plano deu certo e ela tá se alimentando muito bem agora é ganhar peso porque ela emagreceu um pouco com o desmamar mais Deus tudo certo. Boa sorte pra vocês mamães.

    1. Vou fazer isso não aguento mais 😔 , não durmo direito não me arrumo me sinto pra baixo não consigo fazer nada, vivo em pro de casa nem gosto de sair ele não fica com ninguém só comigo me suga a noite toda.

      1. Eu tenho uma menina agora com 2 anos e 10 meses, e ela já reduziu as mamadas porque começou a ir na escolinha. Mas é só estar em casa e me ver pela frente que pede pra mamar a cada pouquinho, quer colo com mamá, e eu não consigo fazer nada quando ela está em casa. Está frustrante porque eu não aguento mais amamentar, me sinto abusada porque não quero e mesmo assim minha filha escala em mim, me puxa, abre minha roupa. Sou mãe solo, o que dificulta porque não tenho outra pessoa pra me ajudar na alimentação dela. E nossa cama é compartilhada ainda, porque ela também não aceita sair. Só que eu estou chegando num ponto que estou fixando com raiva dela, me sentindo escravizada. Já tentei o diálogo mas não está funcionando, ela é muito nova para entender. E eu vejo que ela sofre quando eu nego o peito, mas estou me fazendo passar por ruim mesmo, porque não aguento mais a função toda.

        1. Etem um pediatra que ensina como tirar a cama compartilhada e a associação do peito na hora de dormir. Odilo Queiroz. 😉

          Espero q te ajude!

          1. Cuida da sua vida cada mãe pode sentir oq quiser não somos perfeita não raciocina

          2. Só mãe de imagem menino de 2anos não sei o que fazer ele não larga do peito e a noite toda no peito e ele come de tudo e não larga o peito mim ajuda o que fazer para ele sai do peito ??

        2. Nossa, procure um psicólogo urgente!
          Que mãe egoísta! Está claro que vc não coloca limites na criança e depois quer culpar o bebê pelo erro que vc mesmo está acarretando!
          Sentir exausta durante a amamentação eu até entendo, mas ter raiva, culpar a criança, aai já é caso de procurar ajuda para se tratar

          1. Olha de fato ela deve procurar um psicólogo.
            Mas egoísta??
            Egoísta foi o pai que fez e a largou e não ajuda com as obrigações. Nem todo mundo é obrigado a carregar o peso de tudo sozinha e não ter o direito de ter o psicológico abalado.
            Nem toda mãe suporta sem danos psicológicos e pelo o que ela descreveu ela está no limite psicólogico dela, precisa de terapia, precisa, mais ela se sentiu a vontade de desabafar com outras mães e a primeira coisa que falam que é insultos.
            Todo mundo sabe que não é fácil ser mãe tendo um marido, sem um é o triplo. É uma benção, ter filho é de fato algo mágico, mais porque é algo maravilhoso e mágico também pode dá trabalho e nos leva ao limite psicólogico ainda mais nas mães solos, esse momento chega pra todas. Mas respeito, ela abriu o coração, sem insultos, pode aconselhar ela a busca uma terapia , sem insulta.

          2. Egoísta é vc com esse comentário, sem noção.
            Leia de novo se não entendeu oq ela escreveu.
            Só quem passa por isso consegue entender.
            Sou casada e tenho uma filha de 2 anos. E estou igual a ela, me sentindo exausta com a amamentação, está sendo muito difícil p mim tirar minha filha do peito, e tem dias que ela quer mamar o dia todo e não tem conversa, quer tirar a minha roupa em qualquer lugar, seja mercado, rua. Tbem me sinto abusada. E nem por isso eu sou egoísta e não amo minha filha. Mas tem uma frase que fala que a amamentação deve ser prazeroso, e p mim já não está sendo mais. Amei amamentar, mais hj com ela já na idade de 2 anos eu me sinto cansada.

          3. Realmente é verdade é um pouco cansativo mas amo tudo que Deus tá me fazendo passar amo meu pequeno quando ele fez 1 mês tive que dar fórmula com 3 meses troquei pelo leite Itambé e graças a Deus deu tudo certo ???? quando ele fez 4 meses comecei da mingau e frutinhas raspas ???? no 6 mês comecei da frutas como merenda, 11 hrs almoço tarde merenda e a noite janta do mesmo jeito do almoço e assim tô levando ele parou mas de mamar hoje ele tá com 10 mês graças a Deus amo meu pequeno ele tá amando mas é a noit por conta que passo o dia alimentando ele com comidinhas mama só quando vai dormir espero ter ajudado alguém ????❤️????

          4. Realmente é verdade é um pouco cansativo mas amo tudo que Deus tá me fazendo passar amo meu pequeno quando ele fez 1 mês tive que dar fórmula com 3 meses troquei pelo leite Itambé e graças a Deus deu tudo certo ???? quando ele fez 4 meses comecei da mingau e frutinhas raspas ???? no 6 mês comecei da frutas como merenda, 11 hrs almoço tarde merenda e a noite janta do mesmo jeito do almoço e assim tô levando ele parou mas de mamar hoje ele tá com 10 mês graças a Deus amo meu pequeno ele tá amando mas é a noit por conta que passo o dia alimentando ele com comidinhas mama só quando vai dormir espero ter ajudado alguém ????❤️????

          5. Se não for para colocar mensagens construtivas, leiam os comentários e fiquem quietas. Cada mãe sabe a sua vida particular, o sofrimento, a exaustão que é.
            E sim, temos pensamentos horríveis que não queremos ter, temos esgotamento de tudo, não queremos limpar a casa enquanto eles dormem porque não temos ânimo. Quando decidimos ser mães não imaginamos passar por tanta coisa junto. E a privação do sono é a pior. Tenham compreensão e empatia por favor!

        3. Olá querida! Sei que está passando por um momento difícil e somando a todos os problemas de uma vida está sendo muito difícil para você. procure uma igreja que tenha equipes de oração em casa , que tenham sessões de aconselhamentos , abra o seu coração e deixa Deus curar a sua vida para você poder dar amor e viver em paz com a sua filha , vocês duas merecem isso. Que Deus te abençoe muito!

        4. Minha nossa como diz isso de uma criança? Que está pegando raiva?’ Pois é assim como vc disse que ela não entende a conversa pois é muito nova, também não entende que precisa parar porque você não está aguentando, ELA É UMA CRIANÇA!!! se sentir exausta, tudo bem, pra essa sensação que nós mães, mulheres sentimos, muita carga em cima de nós, inclusive as mães solo, uma carga dobrada. Mas raiva? Só tenho um conselho, procure ajuda urgente, pq no momento da raiva pode acontecer muita coisa.

      2. Não coloquem nada no peito pelo pelo amor de Deus, para quê enganar dessa forma cruel os seus filhos, nosso dever de mae não é esse.
        Lêem o artigo, onde ensina passo a passo como fazer o desmame.
        Eu tenho 2 filhos, o primeiro hj
        Tem 4 anos eu tirei ele do peito
        E não precisei passar nada horrível no meu peito, apenas tirei o do dia. Quando ele sentia falta eu brincava com ele distrai ele ia no jardim mostrava as coisas para ele, criava coisas lúdica, dava certo. Depois comecei fazer o desmame da noite, substituía a mamada por algum suco que ele mais gostava, as vezer distrai ele ate com desenho, aida que ele se despertasse. E Deu super certo. Desculpem o textao.

      3. Meu Deus, eu tbm estou nessa situação não sei como fazer para desmamar o meu bb, ainda mais para ele só o leite materno.

    2. Eu estou nessa fase de desmame, o que me deixa preocupada e que a minha filha tem dia como hoje que ela vomitar tudo o que ela comeu, no começo até febre ela deu.
      Eu gostaria de saber se já aconteceu isso com alguma mamãe por aqui?

  8. Oi.Minha bebê de 1 ano tbm não aceita os alimentos e só mama no peito perdeu peso e está com 8.400 não sei mais como fazer para ela comer.

    1. lAURA, PASSEI E TO PASSANDO POR ISSO A MINHA TA COM 2 ANOS E MEIO, E DESDE O INICIO DA INTRODUÇÃO ALIMENTAR EU SOFRI, ELA FOI COMECAR A COMER COM 1 ANO E 6 MESES (TINHA 9 KILOS) E NAO GANHOU MAIS PESO, ATUALMENTE ESTA COM 11 KILOS .. AINDA TEM UM VICIO NO MAMA(PEITO) E NÃO COME DIREITO, NAO DORME DIREITO E EU TO NUM NIVEL DE ESTRESS QUE NAO QUERO MAIS AMAMENTAR, MAS O LEITE JORRA E ELA FAZ CHANTAGEM 🙁 .. TO MUITO PERDIDA, COM MEU PRIMEIRO FILHO CORTEI MUITO RADICAL E TENHO MAGOA DISSO.. ISSO AOS 2 ANINHOS, NAO QUERIA FAZER AMESMA COISA, MAS NÃO VAI TER JEITO, TENTEI TODAS ESSAS BALELAS AI, MAS A MENINA É BEM ESPERTA E ME DOBROU EM TODAS AS FORMAS… AGORA ELA ENTENDE E VEJO ELA SOFRER E AI EU FICO COM DÓ E ACABO DANDO…

      1. So Deus ne ,essa fase nao e facil estou tbn nessa fase mimha bebe tvn tem 1 ano e 8 e aimda no peito e nao pegou mamadeira ,difícil mas no tempo certo vou consegui e vcs tbn se Deus quiser so ter paciência e muuto amor e carimho ,passei ppr isso tbn durmo pouco ,nos ficamos exausta ne mas tudo passa me e fase jaja passa com ajuda de Deus ,Deus abençoe a todas mamaes!!

  9. Não passei por esse problema….Minha amamentação não foi bem sucedida com as minhas 2 filhas, mas mesmo assim  m3 senti uma mamãe completa….. oferecia o seio e depois o complemento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading