Primeiros dentinhos do bebê: saiba como identificar os sinais

dentinhos do bebê

Olá, mamães, tudo bem?  Entre as mais diversas situações, o nascimento dos primeiros dentinhos do bebê é marcado por sinais que, muitas vezes, a gente não se dá conta que se trata desse acontecimento.

A mudança repentina no comportamento nos faz questionar até a personalidade do pequeno. “Por que será que ele está tão enjoadinho?”, pensamos. Quando, enfim, decidimos olhar a boquinha, lá está a pontinha branca apontando. Conhece alguém ou já passou por isso?

Bom, afinal, quais são os sinais de que a primeira dentição está nascendo? O que posso fazer para amenizar o desconforto? Como lidar com o bebê nessa fase? A resposta para essas e outras perguntas você encontra neste post. Bora lá aprender mais um pouquinho?

Quando nasce os primeiros dentinhos do bebê?

Essa é uma questão que pega muitas mamães de primeira viagem. Geralmente, os primeiros dentinhos do bebê nascem entre os 6 e os 8 meses. Porém, como cada organismo é único, há muitos casos em que a erupção dentária acontece por volta dos 4 meses e outros após 1 ano.

Se dissesse a você que existem recém-nascidos que já vêm ao mundo com dentes, você acreditaria? Pois é verdade! É raro, mas acontece. Por esse motivo, é imprescindível ficar de olho nos sinais que os pequenos dão. Além do mais, a consulta com odontopediatra, antes mesmo do primeiro dentinho apontar, é fundamental. Mas isso é assunto para outro tópico.

Qual é a ordem de nascimento dos dentinhos?

Como dissemos, cada criança é única, e pode ser que seus dentes não nasçam na mesma ordem que a maioria. Contudo podemos falar que é bem provável que os frontais inferiores nasçam primeiro, seguido dos frontais superiores.

Os dentes costumam romper em pares, com os laterais superiores e inferiores aparecendo entre os 9 e os 16 meses. Depois, vêm os caninos aos 2 anos e os molares até pouco antes dos 3 anos. Uma curiosidade interessante é que as meninas tendem à erupção dentária antes dos meninos, mas ambos chegam até os 3 anos com um conjunto de 20 dentes.

Quais são os sinais do nascimento da dentição?

Seu pequeno tem por volta dos 7 meses, anda muito irritado e quer colocar tudo na boca? Saiba que podem ser sinais de que os dentinhos estão apontando. Existem outros sintomas bem característicos. Veja!

Baba em excesso

Esse um sinal bem característico: a criança começa a salivar mais do que o costume. Tanto que pode dar até um tipo de irritação e feridas nas mãos e em torno da boca e tosse, por conta desse excesso de baba.

Levar objetos à boca

O que pode ser confundido com fome, mas na realidade são apenas os dentes nascendo, é o levar objetos à boca. Não se pode deixar nada à vista que o bebê já quer mastigar. Acontece que nessa fase a gengiva coça e essa é uma maneira que o pequeno encontra de conseguir alívio.

Irritabilidade e insônia

Essa coceira nas gengivas pode provocar irritabilidade e dificuldades para dormir. Até mesmo os bebês mais tranquilos mudam de humor e ficam antipáticos. Mas não poderia ser diferente, já que nós, adultos, já ficamos irritados com alguma feridinha na boca, como afta, imagine os pequenos que estão entendendo nada que se passa em sua boquinha?

Diarreia e febre

Alguns bebês podem apresentar diarreia e febre baixa, nunca acima dos 38º. Muitas vezes, esses sintomas podem ser confundidos com virose. Esses inconvenientes não têm a ver diretamente com a erupção dos dentes, mas com os objetos que o pequeno leva à boca. Se eles persistirem, consulte o pediatra, ok?

Como amenizar o desconforto?

Tudo o que a gente menos quer é ver os nossos filhos com algum tipo de incômodo, não é verdade? Por isso, trouxemos algumas dicas para amenizar esse desconforto causado pelos primeiros dentinhos. Olha só:

  • coloque um babador no bebê e tenha uma toalhinha seca à mão para manter a boca sempre sequinha;
  • ofereça mordedores de diferentes texturas para o pequeno aliviar a coceira;
  • outra dica legal, se estiver calor, é fazer sacolé de leite materno ou fórmula infantil, qual for o caso. O geladinho ameniza o inchaço e coceira;
  • leve ao pediatra para a prescrição de remédios para aliviar os sintomas, se for necessário.

Quais são os cuidados com os primeiros dentinhos do bebê?

Os primeiros dentinhos do bebê geram muitas dúvidas. Entre elas, a que mais preocupa é: quais os cuidados devemos ter para que cresçam fortes e saudáveis. Isso também é uma preocupação para você? Então veja.

Escovação

A partir do primeiro dente, é necessário que se escove com creme dental infantil com flúor após as principais refeições e antes de dormir. Para que o bebê se acostume a ter a boquinha manuseada, é interessante enrolar uma gaze em volta do dedo indicador e passar nas gengivas e língua desde os primeiros dias de vida. Assim, o pequeno não estranhará na hora de escovar os primeiros dentes.

Cáries

As cáries não aparecem apenas em crianças mais velhas: os bebês de 1 ano em diante também podem apresentar as cáries de mamadeira. Elas são resultados de uma alimentação rica em itens cariogênicos e pelas mamadas noturnas (salvo leite materno). Portanto, evite dar doces e açúcares, mantendo uma dieta mais saudável.

Odontopediatra

O odontopediatra é o dentista especialista em crianças. A vantagem dele para os demais é conhecer melhor a anatomia e fisiologia infantil, além de ter todo o jeitinho especial para lidar com os pequenos.

É interessante procurá-lo antes mesmo de nascer o primeiro dente, para ter as orientações corretas sobre higienização da boca, alívio dos sintomas da erupção dentária, uso de chupeta e como evitar problemas bucais. Além disso, as visitas ao profissional devem ocorrer de 6 em 6 meses.

O nascimento dos primeiros dentinhos do bebê é um acontecimento muito especial e esperado. Afinal, ficamos doidos para ver aquele sorriso banguela sendo preenchido, não é verdade? No entanto, ele vem acompanhado de alguns desconfortos para os pequenos. Por isso, devemos prestar atenção para aliviar esses incômodos e deixar essa fase menos tensa.

Você já nos acompanha nas redes sociais? Se sim, parabéns e muito obrigado! Se não, está esperando o que para saber de todas as nossas novidades em primeira mão? Estamos no FacebookInstagram Pinterest!

One response to “Primeiros dentinhos do bebê: saiba como identificar os sinais

  1. Olá,

    Eu estava pesquisando sobre “Saúde bucal do bebê” e encontrei seu site. https://www.grudadoemvoce.com.br/blog/dentinhos-do-bebe/
    Mesmo tendo sido publicado há 3 anos, o post ainda é bastante relevante, parabéns! Um artigo muito bem detalhado e com informações muito uteis.

    Também criei recentemente um conteúdo mais recente sobre o assunto que deve ser bastante útil pros os leitores. https://www.picktita.com.br/dentes-nascendo-tudo-o-que-uma-mae-precisa-saber pode colocá-lo também como atualização se desejar.

    Espero poder ajudar da mesma forma que você me ajudou! 🙂
    Abraços,

    Diego

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading