Ganhe adesivos juninos em todos os pedidos acima de R$100! Aproveite ;-)

O que fazer quando o bebê não dorme à noite? Entenda aqui

bebê não dorme a noite

Olá, mamães! Chegou a hora de falarmos daquilo que tira o sono, literalmente, de qualquer uma: quando o bebê não dorme à noite. Com choros que ecoam em toda a madrugada, encarar as manhãs se torna uma verdadeira missão de heróis.

O fato é que os bebês, principalmente os pequenos, precisam de muitas horas de descanso. Então, se ele tem algum problema de sono, é o momento de ligar o seu sinal de alerta. Além de tudo, é assim que você poderá voltar a repousar mais tempo por noite.

Quer resolver esse quadro do jeito certo? Vamos ensinar como lidar com as noites tão agitadas. Confira!

Por que o bebê não dorme a noite toda?

É normal que os bebês acordem algumas vezes. De 3 em 3 horas é a hora de mamar, e o sinal de alerta deles é pelo choro. Isso não significa que ele não está descansando como deveria ou que existe realmente algo de errado.

Só há um problema de verdade quando o pequeno tem muita dificuldade para pegar no sono, fica muito agitado ou acorda sem motivo, várias vezes por noite. A boa notícia é que, ao identificar as razões, é mais fácil encontrar a solução.

Quem também quer voltar a dormir levanta a mão! Para isso, vamos entender quais são as causas principais.

Falta de rotina

No começo, parece que o bebê só sabe dormir e mamar, não é? Mas a verdade é que o seu pequeno se acostuma, aos pouquinhos, com horários, cheiros e barulhos. O resultado é que ele passa a se apegar a certos comportamentos. É o caso do bebê que precisa daquela “naninha” com o seu cheirinho ou que sempre cai no sono na mesma hora.

O problema surge quando não existe essa rotina certinha. Sem um “ritual”, sabemos que fica muito mais difícil para o pequeno descansar. Aí o choro estridente no meio da madrugada é o resultado inevitável.

Excesso de estímulos

Antes de suas noites de sono se transformarem em alguns minutos acumulados, seu descanso dependia de certos hábitos. Ver TV na cama ou usar o celular, por exemplo, são ações que deixam o corpo agitado e menos propenso a “desligar”. Com os bebês acontece o mesmo. Ou bem parecido, já que os estímulos são diferentes.

Um quarto com muitas luzes ou cores vai chamar a atenção dele e evitar que pegue no sono. Além disso, o excesso de barulho pode deixá-lo alerta — e ele vai gritar a mamãe para socorrê-lo no berço, é claro.

Desconforto físico

Pode acreditar: às vezes, o pequeno não acorda por birra. Também não se trata de um plano maléfico para deixá-la com olheiras de zumbi no dia seguinte. Em vários casos, o desconforto físico é o causador do problema.

Um quarto muito quente ou frio, por exemplo, faz o corpinho despertar e chamar por ajuda. O mesmo acontece com a fralda que vaza, como a famosa e indesejável explosiva. Cólicas e até uma gripe ou virose levam a um bebê que não dorme a noite inteira.

Explosão de crescimento

O nosso desejo, como mães, é sempre ver os filhos crescendo saudáveis, certo? Por um lado, é ótimo ver como aquele serzinho aprende cada dia mais. No entanto, nada vem de graça nessa vida, não é mesmo? Em certos momentos, o desenvolvimento leva a problemas de sono.

As chamadas explosões de crescimento são fases de transição que fazem com que muita coisa mude. O resultado é uma alteração abrupta no comportamento, inclusive no sono. O ponto negativo é que não há muito o que fazer. Mas não se desespere! Em média, a fase dura 15 dias e, depois, tudo volta ao normal.

Como fazer com que o bebê durma a noite inteira?

Você já procurou simpatias ou fez promessas para que o pequeno descanse por mais tempo? Bem, é improvável que isso resolva, mas há caminhos que oferecem bons resultados.

Pode acreditar: com a mudança de alguns hábitos e a inclusão de outros é possível estender o período em que a babá eletrônica permanece em silêncio. Vamos descobrir quais são as possibilidades? Veja!

Crie um ritual de relaxamento

Nossa primeira recomendação, é claro, tem a ver com a rotina. Criar horários para dormir e acordar todos os dias e deixar o quarto sempre nas mesmas condições é essencial. Porém, dá para ir além. Que tal elaborar um verdadeiro ritual de relaxamento para o pequeno?

Após o banho, faça uma massagem completa no bebê, com um óleo especial para a pele delicada. Converse suavemente com ele, cante canções de ninar e deixe tudo à meia-luz. Na hora de ir para o berço, ele estará muito propício a pregar os olhos e descansar por mais tempo.

Evite hábitos ruins

Vamos falar a verdade: na hora de dormir, a impressão é que vale tudo, né? Quanto mais o tempo passa, menor parece ser o tempo que você vai ter para curtir o que restou do dia. Como resultado, é comum criar alguns hábitos para fazer o pequeno adormecer: niná-lo, deixá-lo dormir enquanto mama ou balançá-lo no carrinho.

Nem precisamos dizer que, quando ele se mexe e nota que os estímulos pararam, o chororô começa, certo? Então, o ideal é evitar esses hábitos. Relaxe-o, mas deixe que durma sozinho. Mesmo que demore um pouquinho mais, seu descanso vai agradecer.

Garanta o conforto do pequeno

Ninguém gosta de dormir com uma roupa apertada ou com um lençol que parece estar pegando fogo por causa do calor. Com os bebês, não é diferente. Então, é preciso ter a certeza que o ambiente está confortável.

Controle a temperatura, evite ruídos e luzes em excesso e arrume o berço. Na hora de vesti-lo, opte por roupas macias, adequadas para a temperatura e por uma fralda com proteção extra. É tiro e queda!

Cuide do período diurno

Um bebê que não dorme a noite toda normalmente encarou algum problema durante o dia. Quando o pequeno não tira a soneca da tarde, por exemplo, fica mais cansado e, acredite, tem maior dificuldade para pegar no sono.

O truque é fazer com que ele gaste bastante energia durante o dia, entre brincadeiras e atividades. Também deve dormir, pelo menos, uma vez à tarde, para garantir o repouso necessário. Desse modo, a noite de vocês será mais tranquila.

Como saber que é a hora de procurar um médico?

Pode acontecer de você fazer tudo certo e, mesmo assim, a criança não conseguir manter o sono por muitas horas. Depois de tentar esses hábitos simples, o ideal é procurar um médico.

Recomendamos a consulta com o pediatra quando está tudo certo com a rotina de repouso e, ainda assim, o padrão está incorreto. O pequeno pode estar doente, ou mesmo, ter algum distúrbio de sono. Nesse caso, o especialista fará o diagnóstico e indicará as formas ideais de tratamento.

É importante ficar de olho nisso, mamãe, porque um bebê que não dorme a noite toda não afeta apenas o seu descanso. Esse distúrbio também prejudica o desenvolvimento infantil, então exige atenção especial. Combinado?

Quando o bebê não dorme à noite toda a rotina se torna complicada, e sabemos disso. Mas, com essas orientações, você tem a chance de virar o jogo e, enfim, poder colocar a cabeça no travesseiro com tranquilidade!

E se quiser mais dicas para cuidar do pequeno, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro.

12 responses to “O que fazer quando o bebê não dorme à noite? Entenda aqui

  1. Oi, passei por esses caos a noite com meu filho, não dormia de jeito nenhum. Até que pesquisando no Instagram eu vi post sobre o kit relaxante do sono da marca Verdi Natural, vi que realmente era algo bom, natural e dai comprei. As noites de sono do meu filho são longas e tranquilas e até eu estou dormindo melhor, o cheiro é maravilhoso. Esse kit vale a pena os pais comprarem, na minha opinião eu amo todos os produtos desta linha. Fica uma dica para que está passando por essas situação do sono das crianças.

  2. Meu bebê tem 10 meses e n dorme a noite inteira acorda várias vezes chorando e dorme só alguns minutos durante o dia e ele transpira demais na parte das costas a noite eu troco a blusinha dele umas 3 ou 4 vezes o que eu faço me ajude.

  3. Boa tarde!!
    Tenho uma neta de 2 anos e 5 meses e ela não dorme a noite acorda varias vezes chorando e só volta a cochilar depois de levantar e andar pela casa com ela chorando por horas, e a tarde dorme dorme de 3 a 4 horas cim sono super passado.
    O qie pode ser?

    1. essas sonecas estão longas. De dia, só 1 soneca, máximo de 2 horas. Acorde ela que você verá que a rotina se regulará! Bjs

  4. Minha neta não dorme a noite de grito nenhum e durante o dia dorme uns dez minutos só e a noite e aquela briga como devo faze para ela descansar a noite

    1. Minha bebê tem dias de vida e não dorme muito a noite fica querendo o peito a todo momento e quando dou fica tirando o peito da boca e brava incomodada com alguma coisa não sei oque

      1. Quando meu peito esvazia meu fiho fica estressado e briga com o peito pq ele suga e não sai nada, aí eu troco ele de lado e ele mama e dorme. Ou se ele então se ele estiver com a pega errada e o leite não sair direito pq ele nao ta sugando certo. E outra razão é quando ele está com colica, aí solta o peito e faz força ou então chora e da pra observar ele mechendo muito as perninhas, por isso sei que é colica. Observa se não é o seu caso uma dessas coisas…

  5. Oi eu me chamo Maria e eu tou preocupada porque a minha neta não dorme quase nada nem de dia nem a noite ela chora muito ela tem 2 Ana sinceramente tou muito preocupada o a mãe já não sabe mais o faze

    1. Meu filho tem 19 dias
      E não dorme durante a noite.
      Durante o dia ele dorme muito bem
      Mas a noite NÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading