Vamos Personalizar? Queremos ver você usar a sua ciatividade!

5 filmes e outras atividades para incentivar a criatividade infantil

A criatividade é uma característica inata nas crianças. Desde muito jovens, elas possuem uma capacidade impressionante de imaginação e inovação, já que ainda não se limitam totalmente pelos conceitos de possível e impossível. 

Isso é positivo, porque ser criativo não apenas permite que as crianças expressem seus pensamentos e emoções de forma mais ampla, mas também ajuda a desenvolver habilidades de resolução de problemas, a pensar de forma crítica e a se adaptar a novas situações à medida que crescem.

No entanto, é importante nutrir e estimular a criatividade ao longo da infância, porque conforme amadurecem, tendem a racionalizar as coisas e deixam de lado algumas ideias que lhe pareçam “fora da caixa” demais. Contudo, são insights incomuns que podem ser o ponto de partida para grandes inovações.

Os pais, cuidadores e professores desempenham um papel fundamental no processo de estímulo à criatividade, fornecendo um ambiente que incentiva e oferece oportunidades para que as crianças explorem, experimentem e criem.

Sendo assim, no conteúdo de hoje oferecemos uma seleção de filmes que podem estimular a criatividade das crianças mediante histórias envolventes, personagens cativantes e cenários imaginários. Vamos conferir?

 5 filmes que estimulam a criatividade

Antes das indicações, vale lembrar que a classificação indicativa dos filmes pode variar, então é importante escolher aqueles que se adequam à idade da criança ou jovem em questão.

  1. A Viagem de Chihiro

O filme leva os espectadores a uma jornada onde o jovem, Chihiro, deve aprender a navegar em um mundo de deuses, espíritos e criaturas fantásticas para salvar seus pais. 

O enredo encantador pode estimular a imaginação e também transmite mensagens valiosas sobre coragem, empatia e capacidade de se adaptar às mudanças. 

Com visuais deslumbrantes e uma trilha sonora envolvente, é uma experiência cinematográfica que cativa não apenas crianças, mas também adultos, e continua a ser uma das mais queridas criações do Studio Ghibli.

  1. Encanto

Encanto é um filme da Disney que promove a importância da família, a autoaceitação e a diversidade. A história leva os espectadores a um mundo onde cada membro da família Madrigal possui um dom especial, exceto a protagonista Mirabel. 

A personagem traz consigo um lembrete de que nem sempre precisamos de poderes extraordinários para fazer a diferença. Com músicas cativantes e visuais muito bonitos, “Encanto” oferece uma mensagem poderosa de amor e união familiar. 

Este filme é uma experiência cinematográfica que toca corações de todas as idades, celebrando a beleza da singularidade de cada indivíduo.

  1. Os Croods 2

A história leva a família Crood a um novo mundo repleto de criaturas pré-históricas e desafios inesperados. 

Enquanto eles lutam para se ajustar a esse ambiente em constante transformação, descobrem que a chave para a sobrevivência é abraçar a evolução, tanto em termos de mentalidade quanto de relacionamentos. 

Com muitas risadas e momentos emocionantes, “Os Croods 2” oferece uma mensagem valiosa sobre a importância de aceitar as mudanças, crescer juntos como família e aprender a lidar com o desconhecido. É um filme com senso de humor inteligente e lições de vida inspiradoras.

  1. A Caminho da Lua

“A Caminho da Lua” é uma bela animação que explora temas essenciais, como a importância dos sonhos, da criatividade e da conexão familiar. 

A história segue a jornada de uma jovem determinada, que constrói um foguete para viajar até a lua em busca de uma lendária deusa lunar.

Nessa aventura, ela descobre a necessidade de acreditar em seus sonhos e imaginação, além de valorizar os laços familiares que a inspiraram desde o início. 

O filme cativa o público de todas as idades com sua mensagem sobre a importância de manter a chama da imaginação viva, perseguir nossos objetivos com determinação e entender o poder das relações familiares na construção de nossa identidade.

  1. Onde Vivem os Monstros

“Onde Vivem os Monstros” é uma adaptação do livro de Maurice Sendak. A história acompanha Max, um jovem com uma imaginação aguçada, que foge para uma ilha habitada por monstros após uma briga com sua mãe. 

Lá, ele se torna o rei dos monstros e embarca em uma jornada para entender suas emoções e relacionamentos. O filme aponta para a importância de lidar com nossos sentimentos, promovendo a empatia e a compreensão em um mundo de fantasia. 

“Onde Vivem os Monstros” propõe uma aventura e inspira tanto crianças quanto adultos a explorar os cantos mais profundos de suas próprias imaginações.

Outras formas de estimular a criatividade em crianças

  • Leitura: livros são verdadeiros portais para a imaginação. Você pode investir em ler histórias diversas e assim incentivar as crianças a criarem suas próprias versões, imaginando finais alternativos, personagens adicionais ou até mesmo novos mundos inspirados pelas histórias. Se o seu filho não gosta de ler, temos aqui um conteúdo com várias dicas para lidar com isso.
  • Arte: forneça materiais artísticos, como tintas, papéis e argila, deixando as crianças explorarem livremente, sem muitas regras. A arte é uma maneira maravilhosa de expressar e estimular a criatividade.
  • Tempo ao ar livre: a natureza é uma fonte inesgotável de inspiração. Passe tempo ao ar livre, explore a flora e a fauna, e incentive a observação e o respeito pelo meio ambiente.
  • Brincadeiras imaginativas: brincar de faz de conta, criar histórias, construir fortalezas de almofadas e dar vida a personagens fictícios são ótimas maneiras de estimular a imaginação.

Como deve ter percebido, é possível também lançar mão de outras estratégias além dos filmes para que a criatividade das crianças continue sendo incentivada desde cedo. Afinal, a criatividade é a força que impulsiona a inovação e o pensamento crítico, habilidades essenciais em todas as fases da vida. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading