Bolsinhas, Sacos, Estojos e Organizadores com 20% off! Até 23/06. Use o cupom amo20

O que fazer com as crianças no mês de férias

Chegou o mês de férias das crianças e apesar da tranquilidade em relação às obrigações escolares, muitos pais sentem-se perdidos sobre o que fazer para entreter os filhotes em casa.

De fato, lidar com as crianças de férias sem ter atividades que possam interessá-las pode gerar um período de grandes desafios. Pensando nisso, pesquisamos e elaboramos uma lista de atividades para auxiliar os pais.

Acreditamos que já tenha ouvido isso muitas vezes, mas realmente é fato, o crescimento dos filhos acontece rápido e várias atividades só serão bem aceitas pelas crianças em idades específicas.

Sendo assim, não perca a oportunidade de vivenciar momentos memoráveis enquanto os pequenos ainda são “pequenos”.

O que fazer com os filhos no mês de férias

Muitas famílias conseguem se organizar para que pais e filhos estejam juntos no mês de férias escolares. Isso é um ganho considerável, pois passar tempo de qualidade em família se tornou quase um luxo diante de rotinas tão agitadas.

Contudo, para quem não programou nenhuma viagem, preencher os dias com atividades diferentes pode ser desafiador. É comum que nos primeiros dias, todos invistam em dormir até mais tarde para relaxar por mais tempo. 

No entanto, com o passar dos dias o tédio chega, principalmente para as crianças que são cheias de energia. Então, vamos listar alternativas para ajudar a compor uma rotina alegre e feliz para o mês de férias.

Mês de férias das crianças: 12 atividades para fazer em casa e fora dela

O clima é ponto chave para algumas atividades, porém, existem 12 opções para brincar dentro e/ou fora de casa, confira agora:

1. Adivinhe a sombra

Segue uma atividade que pode deixar as crianças de férias envolvidas por um bom tempo: adivinhe a sombra.

Consiste em separar diversos objetos de diferentes tamanhos – e das mais variadas formas – para que com o auxílio de uma luminária seja possível projetar sombras engraçadas.

O ideal é que o fundo onde a luz vai refletir seja branco, mas se não for possível, utilize o apoio de uma cartolina branca para isso. 

Os objetos devem ser colocados na frente da luminária e as crianças devem sugerir o que acreditam que a imagem reflete.

Use a criatividade, use brinquedos, objetos de decoração e até utensílios domésticos para compor os itens. Além desses itens, também é possível utilizar as mãos e tentar criar as imagens.

2. Batata quente moderna

Essa brincadeira é conhecida por praticamente todas as gerações, e ela recebeu uma nova roupagem para que as crianças atuais também se divirtam.

Basicamente, o conceito não muda. A diferença é que a representação da “batata quente” será feita por um “celular”. Com as crianças sentadas em círculos, o celular será colocado na função de fotos com o timer ligado. 

Durante esse tempo, o celular vai passando de mão em mão e quando o timer zerar o “sortudo” sai da competição. 

Ao final, a diversão está principalmente nas imagens que são geradas enquanto a “batata quente digital” circula entre os participantes.

3. Brincar de massinha

A criatividade pode fluir sem amarras quando massinhas de modelar coloridas estão em mãos. Afinal, os itens formados podem ser animais, alimentos, objetos e o que mais a imaginação pedir.

Crianças menores costumam se divertir muito quando dividem essa brincadeira com os adultos.

4. Preparar “bolinho de chuva”

Apesar de clássica, você já preparou essa receitinha com as crianças em um dia realmente chuvoso? 

Se a ideia é ficar quietinhos em casa, pense na ótima oportunidade para fazerem os bolinhos juntos em um dia mais cinzento.

Cozinhar com os filhos costuma ser divertido e esses momentos aquecem o coração também. Gostou da ideia? Confira então esse outro conteúdo com mais receitas.

5. Dança das almofadas

A dancinha da cadeira pode ficar ainda mais divertida, sobretudo para as crianças de férias menores. Isso porque, quando são muito pequenas, fica mais seguro – e mais fácil – usar “almofadas” ao invés de cadeiras.

Geralmente os pequenos se desequilibram ao sentar-se e isso rende boas gargalhadas. O mesmo acontece com os adultos e todos se divertem muito.

6. Acerte a bexiga

Essa opção é perfeita para crianças de férias em dias quentes. Existem duas possibilidades, a depender da quantidade de participantes e da preferência.

Na primeira, é possível encher as bexigas com água e pendurá-las em uma espécie de varal. Na sequência, o participante da vez deve estar vendado e tentar estourar o balão com algo como um cabo de vassoura.

Na segunda, a alternativa é formar duplas. A bexiga com água deverá ser colocada em um local estático, como uma parede. 

Uma das crianças deverá estar vendada e com um palito de churrasco nas mãos e a outra, que é sua parceira na dupla, deve direcioná-la por voz até que chegue no balão e o estoure.

7. Boliche com bola de meia

Para essa brincadeira será preciso um espaço maior para que a bola possa rolar até as peças e derrubá-las. Os pinos podem ser garrafinhas vazias de água ou outro tipo de conteúdo. 

Uma opção é fazer uso de “bolas feitas de meias” ao invés das bolinhas tradicionais mais pesadas. Dica extra: a decoração e os móveis agradecem.

Vocês podem realizar uma espécie de campeonato em família semanal e ao final das férias, quem vencer, paga uma prenda ou ganha um troféu simbólico.

8. Interpretação de personagens ao vivo

Que tal escolherem juntos uma historinha e atuarem como os personagens? 

As crianças costumam ter em casa algumas fantasias solicitadas pela escola no decorrer do ano, mas caso não haja, basta montar um figurino bem característico com as roupas do próprio guarda-roupa.

Para dar mais veracidade, a maquiagem e o uso de acessórios será essencial! Desse modo, soltem a veia artística e façam o melhor na interpretação.

9. Ensaio fotográfico

E na sequência, que tal emendar um interessantíssimo ensaio fotográfico? 

Isso mesmo, aproveitando que todos estão devidamente trajados, registrar o momento com poses e filmagens dos “bastidores” pode ser uma atividade deliciosa.

Quem não quiser participar ativamente do show de interpretação, pode ficar responsável pela parte de foto e filmagem. E posteriormente, use esse material para apresentar aos amigos e familiares.

10. Confeiteiros

O destaque dessa atividade fica na “decoração” de cupcakes – ou bolinhos semelhantes – que pode ser bonita, muito criativa e quase sempre engraçada. 

O preparo da receita, inclusive, pode ser feito previamente por um adulto e depois reunir as crianças de férias para uma tarde de confeiteiros. Disponibilize frutas picadas, marshmallows, chocolate granulado, pasta americana, etc. 

Dependendo da quantidade de participantes, um júri poderá ser montado para classificar vencedores que podem ser premiados ou pagar prendas. Para essa posição, faça rodízio entre as crianças de modo que todos possam competir e também julgar.

11. O que mudou aqui?

Lembra do jogo dos sete erros? 

A proposta aqui é semelhante, mas consiste em escolher um ambiente da casa específico onde os participantes devem analisá-lo, prestando atenção em tudo. Quem possui boa memória fotográfica costuma se dar bem!

Dois ou três itens são retirados, mudados de posição ou colocados em outro lugar e será necessário justamente descobrir “o que mudou” no cenário. Quem descobrir primeiro venceu a rodada.

12. Circuito

A ideia do circuito é reunir as brincadeiras que mais agradaram e fazer um circuito, para que as atividades sejam feitas em sequência.  Além das opções listadas neste conteúdo, existem outras que poderão ser conferidas AQUI.

Para um dia de circuito especial, estipule uma data e reúna as crianças de férias da família – e amiguinhos de fora – pois, diversão boa é diversão compartilhada, certo?

Prepare os cenários com antecedência e pense em uma sequência lógica para as diferentes faixas etárias, com pausas para lanchinhos diferentes e gostosos. Foque em diversão e alegria tanto para as crianças quanto para os adultos.

Mês de férias das crianças para os pais que trabalham

Mesmo para os pais que precisam continuar trabalhando no mês de férias das crianças, com organização, é possível definir brincadeiras para toda semana. 

Separe uma ou duas atividades por dia – conforme o tempo livre – e escolha as mais adequadas para os finais de semana. 

O ideal é pensar em fazer coisas diferentes do costumeiro, afinal, toda brincadeira nova costuma deixar as crianças animadas.

No mais, lembre-se que o mês de férias passa depressa, principalmente para quem continua seguindo a rotina de trabalho. Então, vença o cansaço e não tenha dúvidas de que será muito recompensador ver o sorriso no rostinho dos seus filhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading