Carnaval com crianças: 16 dicas para aproveitar o feriado!

carnaval com crianças

Olá, mamãe, como está? Animada para a folia? Vai chegar o feriado mais animado do ano e os pequenos adoram toda essa “bagunça”. Música, brincadeiras, fantasias e muito entretenimento fazem parte dessa data. Muita gente acha complicado sair no carnaval com crianças, mas não é bem assim que acontece.

Com algumas dicas, é possível curtir muito e com segurança. Independentemente se a ideia é passar o período em casa ou na rua, o que não pode faltar é diversão. Além de ser um tempo para sair da rotina, também é uma ótima oportunidade para estreitar os laços de afetividade e criar boas memórias. Quer saber como ter um carnaval incrível com a família? Então continue lendo, pois é sobre isso que falamos no post de hoje!

Importância do tempo de qualidade

Mais que passar muito tempo juntos, é a qualidade desse momento que importa. Na correria do dia a dia, muitas vezes se está presente fisicamente com os pequenos, mas não integralmente ali com eles. A cabeça está longe, pensando no trabalho ou até mesmo respondendo mensagens no celular.

O problema é que as crianças sentem esse afastamento e isso pode afetar a autoconfiança e a autoestima delas. Que tal aproveitar o carnaval para passar um tempo de qualidade com os baixinhos? São 4 dias que vocês podem se beneficiar da companhia um do outro e isso é imprescindível para o desenvolvimento infantil.

Ouvir, conversar, brincar, passear, abraçar, beijar e fazer diversas atividades juntos são as maneiras de dar a atenção merecida à turminha. Desligue-se do restante do mundo e curta muito todos os minutos que puder. Nos próximos tópicos, você encontrará diversas dicas de como fazer isso.

Dicas para o carnaval na rua

Quer fugir da rotina e ir para a rua pular carnaval com as crianças? Essa é uma ótima opção. Afinal, os pequenos ficam maravilhados com as avenidas enfeitadas, a música contagiante e as pessoas fantasiadas. Além do mais, fazem novos amigos e brincam muito.

1. Escolha um bloquinho familiar

Multidões e pequenos não combinam. O aglomerado de gente se torna perigoso para a saúde e a segurança da criança, por isso, ir naquele bloco em que vão mais adultos não é uma boa ideia. O ideal é apostar nos bloquinhos de bairro, daqueles que têm um ambiente mais familiar e tranquilo.

Além de ser bem mais seguro para os pequenos, é também muito mais divertido. Nesse tipo de bloquinho, há mais pessoas interessadas no entretenimento das crianças e que querem curtir tranquilamente, sem abuso de álcool, por exemplo, o que evita confusões.

2. Considere as matinês

As matinês nos clubes ainda existem e são muito legais para a criançada. As músicas e as atividades são totalmente voltadas para o público infantil, o que nos deixa mais despreocupados. Geralmente, existem recreadores que comandam as brincadeiras e não deixam a diversão acabar.

Os pequenos adoram! Por acontecerem no período da tarde, até mesmo as crianças menores podem aproveitar. Dê uma olhada na programação da sua cidade ou da localidade para onde viajarão.

3. Prepare o pequeno

Para curtir o carnaval com crianças é preciso prepará-las para a folia. Primeiramente, elas precisam estar descansadas. Se o bloquinho for de dia, garanta que elas tenham um bom sono na noite anterior. Se for mais à tardezinha ou à noite, certifique-se que elas tirem um cochilo antes de irem. Assim, você evita que elas fiquem cansadas.

Outro ponto importante é o conforto das fantasias. Muitos trajes são lindos, mas pouco cômodos. Tecidos abafados e adornos que pinicam ou espetam, como paetês e miçangas, devem ser sua principal preocupação. Prefira roupas mais fresquinhas, sem nada para perturbar o pequeno. Nos pés, tênis, sapatilhas e sandálias bem confortáveis.

4. Não se esqueça da água e do lanche

No carnaval sempre faz muito calor. Além do mais, os pequenos não param de pular e de suar, fazendo com que desidratem facilmente. Então não se esqueça de levar e oferecer água para eles. Uma boa dica é congelar as garrafinhas de água para que o líquido se mantenha fresquinho por mais tempo.

Para o lanche, frutas, biscoitos integrais ou de polvilho e mix de oleaginosas são opções saudáveis e leves para a criançada repor as energias , são fáceis de transportar e não precisam de refrigeração. Evite alimentos que estragam fora da geladeira, fritos e com muito açúcar, pois podem causar mal-estar.

Dicas para viajar com crianças no carnaval

Decidiram viajar no carnaval? Essa também é uma ótima ideia. Afinal, um feriadão dá para passear muito, conhecer várias cidades e cair na folia! Para que tudo saia como o planejado, veja algumas dicas bem legais.

5. Escolha uma cidade amiga das crianças

Às vezes, aquela cidade que tem o maior carnaval da região pode não ser uma boa opção para crianças. Isso porque existem festas mais voltadas para o público jovem que gosta de badalação, o que não é muito indicado para os pequenos.

Então, certifique-se que a folia do local onde vocês irão seja recomendada também para crianças. Geralmente, as pequenas cidades turísticas do interior oferecem uma festança mais familiar, que agrada desde os baixinhos até a terceira idade. São Lourenço — MG e Conservatória — RJ são bons exemplos.

6. Saiba escolher o melhor hotel

Por mais que sua intenção seja passear todos os dias pela cidade, pode ser que passe algum tempo dentro do hotel, por conta de mau tempo ou outro motivo. Sendo assim, escolha hotéis e pousadas que tenham atrativos para a turminha, como os hotéis fazenda.

Algumas hospedagens oferecem até mesmo bailes de carnaval, o que é bem legal para toda a família. Além disso, os que contam com parquinhos também são bem legais. Afinal, qual criança não adora um escorrega ou um balanço? Dessa maneira, o tédio passará longe!

7. Planeje a viagem

Uma viagem com criança deve ser sempre mais cuidadosa do que sem. Não se esqueça de levar os documentos, cartão do plano de saúde ou do SUS, a farmacinha com remédios para urgência, pesquise e anote o número do pronto-socorro da cidade. Todo cuidado é pouco nessas horas.

Dicas de atividades para passar o carnaval em casa

Passar o feriado em casa não é sinônimo de não fazer nada. Pelo contrário, dá para se divertir muito e aproveitar a companhia dos pequenos sem colocar o pé para fora do lar. Neste tópico, damos dicas de atividades superlegais e que os baixinhos vão adorar.

8. Prepare um piquenique temático

Quem não adora um bom piquenique? Sentar no jardim, no quintal ou, até mesmo, na própria sala para comer várias comidas gostosas, conversar e contar histórias é sempre muito agradável e os pequenos gostam demais. A diversão já começa na hora de preparar os lanches.

Chame a turminha para fazer um bolo ou montar os sanduíches, pois eles curtem colocar a mão na massa. Monte a cesta de piquenique bem farta, estenda a toalha no chão, sentem-se em volta e aproveitem o momento.

9. Faça uma sessão pipoca

  • Para aquele dia em que o cansaço tomou conta, nada é melhor que uma sessão de cinema em casa. Deitar com as crianças no sofá ou em um colchão na sala, fazer carinho, comer pipoca e curtir um filme é tudo de bom.

10. Decore a casa com a temática

Quando pensamos em carnaval, logo nos vêm à cabeça muita cor, brilho e animação. Que tal deixar o seu lar alegre assim também? Convide os pequenos para fazer uma decoração carnavalesca bem bonita. Assim, mesmo sem sair de casa, vocês entrarão no espírito do carnaval.

Glitter, cartolina, cola colorida, canetinha, papel laminado de várias cores, estrelinhas, paetês, confetes, serpentinas e outros tantos materiais podem resultar em uma ornamentação incrível. Aproveite para fazer um bailinho de carnaval em casa. Essa ideia a gente fala adiante.

11. Monte um ateliê de fantasias

Se a casa já está toda enfeitada, por que não se fantasiar também para entrar no clima e deixar tudo pronto para o baile de carnaval? Melhor que comprar um traje pronto é fazer o próprio. Com tutoriais da internet, alguns materiais e muita criatividade vocês preparam fantasias sensacionais.

Além de economizar uma grana, é uma ótima oportunidade de passar mais tempo juntos e de trabalhar a imaginação da criança. Vocês podem fazer máscaras e capas, usar a cola colorida e glitter para enfeitar, enfim, há uma infinidade de opções para colocar as mãos à obra.

12. Façam um baile de carnaval

Se vocês não vão até o baile, o baile que vá até vocês. Se por algum motivo não tem como ir aos bailinhos ou às matinês, por que não fazer uma festa em casa? Além de simples, renderá boas histórias, lembranças e fotos dos filhos. As fantasias e a decoração podem ser feitos por você com a ajuda da criançada, como falamos.

Você pode convidar os amiguinhos do prédio, da vizinhança ou da escola. Assim, o baile ficará ainda mais animado. Festança deve ter comida, não é mesmo? Então prepare aperitivos bem gostosos, nutritivos e levinhos para a turminha repor as energias perdidas.

  • torradinhas com patê;
  • frutas variadas ou saladas de frutas;
  • bolo simples ou recheado;
  • sanduíches de presunto, queijo, frango desfiado ou ricota temperada;
  • sucos naturais.

Escolha uma playlist carnavalesca. Vale colocar samba-enredo de escolas de samba, axé e marchinhas. Algo bem legal é um concurso de fantasias em que, no fim, todo mundo é vencedor. Afinal, o que vale é a brincadeira e diversão.

Dicas de segurança para o carnaval

O carnaval é uma festa de muita alegria, no entanto, algumas situações podem acontecer e estragar a folia. Sendo assim, considere algumas dicas de segurança da criança e de bem-estar para garantir a festança.

13. Não se esqueça da identificação

Não é incomum os pequenos ficarem perdidos em multidões, pois qualquer distração pode levar ao afastamento deles. Esse é um dos maiores medos da criança e dos pais. Por isso, é imprescindível colocar pulseira de identificação infantil.

Esse acessório deve conter o nome do baixinho e o telefone do responsável. Caso a criança não tenha uma boa comunicação verbal, fica mais fácil de alguém entrar em contato, caso ela se perca e seja encontrada por outra pessoa.

14. Preste atenção aos acessórios

A folia é sempre cheia de muita cores vibrantes e brilhos, e isso chama muita atenção da criançada. Nessa época é bem fácil encontramos tintas faciais, glitters, sprays para colorir o cabelo, serpentina em spray e espumas, que são brinquedos que os baixinhos adoram.

Aqui, o cuidado é sobre a procedência dos itens. Garanta que o produto seja certificado pelo INMETRO e corresponda à idade da criança. Caso contrário, acidentes e alergias podem acontecer, e ninguém quer tomar sustos em pleno carnaval, não é mesmo?

15. Mantenha a segurança na água

Carnaval também é época para aproveitar o sol e se refrescar na água. Se o passeio incluir praia, cachoeira ou piscina, não se esqueça de colocar boia ou salva-vidas na criança, verificando sempre se não há furos no equipamento. Por mais que o pequeno já saiba nadar ou, até mesmo, faça aulas de natação, nunca o deixe a sem supervisão de um adulto, pois todo cuidado é pouco.

16. Evite bebidas alcoólicas

Muita gente gosta de beber uma cervejinha ou drinques alcoólicos no carnaval. Entretanto, quando falamos em sair com crianças, é importante evitar esse tipo bebida. Isso porque, por mais que você beba pouco, a atenção já não é a mesma, facilitando descuidos que podem resultar em problemas maiores. Sendo assim, deixe para tomar a sua bebida em outra ocasião.

O carnaval com crianças pode ser muito mais divertido do que muita gente imagina. Os pequenos já trazem consigo a alegria necessária para tornar o feriado mais divertido e gostoso. Além disso, é uma ótima oportunidade de passar bons momentos juntos, com tempo de qualidade. Não importa se vão passar em casa, na rua ou em viagem, o interessante é se divertir e criar memórias incríveis!

Nosso post foi útil para você? Então compartilhe-o nas suas redes sociais. Assim, mais cuidadores ficam por dentro do assunto e podem passar um carnaval mais legal e seguro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading