was successfully added to your cart.

6 dicas para tornar a lição de casa mais divertida!

lição de casa

Se o horário da lição de casa é um estresse para você, acredite, mãe, você não está sozinha. O filme se repete com muitas famílias, é só você chamar a criança para fazer a tarefa que começa a lenga lenga e o festival de desculpas sem fim.

Há aqueles que nem tomam conhecimento do dever, aí na hora de ir para a escola é aquela correria, almoçando com uma mão e escrevendo as respostas às pressas com a outra. Também têm os apressadinhos que fazem tudo de qualquer jeito só para acabar rápido e os que enrolam horas pra fazer, dizendo sempre “depois eu faço”.

Então, para começar, é preciso entender qual é o caso do seu filho e quais os motivos de tanta resistência na hora de fazer o dever. Por isso, é tão importante participar mais ativamente desse momento no dia a dia.

Afinal, será que a hora do estudo precisa ser sempre tão cansativo para a mãe e para a criança? Nós acreditamos que não! Por isso, reunimos neste post algumas dicas para tornar esse momento mais leve. Além de ajudar as crianças com os estudos, acompanhar a lição de casa pode melhorar a conexão entre pais e filhos. Confira!

1. Defina um horário para estudar

Sabemos que as crianças precisam de rotina. Quando são bebês, ela significa previsibilidade. À medida que crescem, isso tem relação direta com a criação de bons hábitos. Com o estudo não é diferente, sendo inclusive um dos objetivos da lição de casa ajudar o aluno a criar uma rotina de estudos.

Por isso, defina um horário específico para que seu filho realize as tarefas passadas pela escola. Observe o momento que a criança consegue se concentrar e render melhor. Às vezes é bom fazer assim que chega da escola, outras vezes é melhor descansar um pouco antes, especialmente se ele retorna mais tarde ou muito cansado.

2. Afaste as distrações

Outro ponto importante é eliminar distrações. Crianças pequenas têm dificuldade de manter o foco por muito tempo. Portanto, se a TV estiver ligada ou se o celular estiver por perto, com certeza ele vai se distrair a toda hora.

Se você tem mais de um filho, o ideal é que eles se dediquem à tarefa no mesmo momento. Se o segundo filho ainda não estiver na escola, procure encaixar o horário do dever de casa do mais velho quando o menor estiver tirando uma soneca ou fazendo alguma atividade fora de casa. Além de evitar que ele atrapalhe, você pode dar mais atenção ao seu filho e tirar eventuais dúvidas.

3. Prepare um cantinho do estudo

Se o objetivo é afastar as distrações, o ambiente faz toda a diferença. Ofereça um cantinho adequado para o seu filho fazer a lição, com conforto, iluminação e ventilação.

Além de uma mesa onde ele possa apoiar os livros e cadernos, deixe à mão os materiais que ele pode precisar, como lápis de cor, régua, apontador, cola, tesoura etc. As atividades da escola primária costumam demandar esses materiais. Se as crianças já são dispersas por natureza, imagine o tempo que ela vai levar cada vez que precisar se levantar para pegar alguma coisa.

4. Deixe ele ser professor por um dia

Mesmo que você ofereça todas as condições ideais para o seu pequeno se concentrar, ainda assim, algumas crianças têm uma resistência maior em relação à lição de casa. Para começar, é importante entender o que o incomoda tanto e por que ele não gosta de fazer.

Muitas vezes, a criança já realizou tarefas semelhantes na escola e acha o dever muito repetitivo. Nessa hora, vale usar a criatividade e explorar novas formas de fazer o dever. Por exemplo, se ofereça como aluno e peça para que ele explique a matéria para você enquanto responde às questões. Aproveite esse momento para fazê-lo se sentir especial.

5. Recorra à tecnologia

Outro método infalível para prender a atenção da garotada é usar a tecnologia como isca. Não deve ser todos os dias, mas eventualmente use os eletrônicos como ferramenta, deixe que ele faça alguma pesquisa no computador ou que confirme as contas com uma calculadora. Hoje, existem muitos aplicativos e plataformas digitais de apoio aos estudos, além de uma infinidade de canais educativos na internet que podem ajudar.

6. Delegue alguma responsabilidade

Se envolver com esse momento e acompanhar a tarefa é essencial, mas isso não quer dizer fazer por ele. Deixe que seu filho assuma a responsabilidade pelo dever. Uma vez que o horário já foi definido, lembre a ele de que chegou o momento, mas deixe que ele providencie o material necessário, busque o caderno da matéria correta, leia os enunciados etc. Aumente aos poucos o nível de responsabilidade, fazendo com que ele crie autonomia nos estudos.

Sempre que for preciso auxilie, mas procure dar pistas e não as respostas. Se perceber alguma dificuldade recorrente, incentive-o a perguntar à professora em sala de aula. Converse diretamente com ela, somente se for preciso, quando há dificuldade de leitura ou transtorno de aprendizagem, por exemplo.

Preguiça na hora de executar os deveres é natural, na maioria das vezes pode ser apenas vontade de brincar, cansaço ou dificuldade para se concentrar. Estar por perto e mostrar o seu apoio, incentivando seu filho, é essencial, sem abordar a questão como um castigo e nem usá-la como moeda de troca para liberar benefícios.

O importante é mostrar para ele que a lição de casa é algo que fará parte da vida dele por toda a vida escolar, lidando com isso de uma forma mais natural. Converse com ele, pergunte o que você pode fazer para ajudá-lo nesse momento, sem brigar ou obrigar. Às vezes, só por mostrar que se importa, a mãe consegue convencer o filho sobre a importância de cumprir as tarefas.

Então, gostou deste post? Além dessas dicas, acreditamos que este outro post também pode ajudar na organização do dia a dia. Leia: Mamães Organizadas: Saiba como preparar a rotina de vida escolar das crianças!

Deixe um Comentário