Promoção de Férias! Use o cupom ferias25 para ganhar 25% em Kits, Etiquetas e Pulseira de ID.

O que eu preciso saber sobre o sono do bebê de 1 ano?

sono do bebê de 1 ano

Você já sabia que junto com a maternidade viriam noites de sono perdidas, mas talvez não imaginasse que o sono do bebê de 1 ano ainda desse tanto trabalho, não é mesmo?

A verdade é que, quando se trata de dormir, os filhos são uma caixinha de surpresas. Mesmo bebês que dormiam como anjinhos desde pequenos podem apresentar uma regressão do sono aos 12 meses.

Mas muita calma nessa hora, mamãe! Estamos aqui para te ajudar! Reunimos neste post várias informações e dicas para você e seu bebê passarem por essa fase com tranquilidade. Confira!

Como é o sono do bebê de 1 ano?

Justo quando você parecia ter conseguido estabelecer uma rotina com seu bebê e estava começando a relaxar, começou tudo de novo. As cólicas haviam passado e as mamadas noturnas tinham diminuído, ou até cessado, mas a hora de dormir voltou a ser um momento difícil do dia.

Pois é, embora os pais não estejam preparados, isso é bem comum nessa fase. O bebê de um ano pode passar a chorar muito pra dormir, custar a pegar no sono, voltar a acordar diversas vezes à noite e querer a companhia da mãe.

Para entender melhor, vamos esclarecer algumas informações importantes sobre o sono do seu filho nessa idade.

Expectativa x realidade

Para começar, é importante alinhar as suas expectativas. Muitas mães esperam que seus bebês durmam a noite toda nessa fase, mas talvez essa não seja sua realidade.

Uma pesquisa da Universidade de Regina, no Canadá, mostra que 73% das crianças de 6 meses a 2 anos acordam os pais durante a madrugada. Portanto, você não está sozinha nessa!

Horas de sono por dia

Mas, afinal, quantas horas de sono meu filho de 1 ano deveria dormir? Segundo o livro “Bom Sono”, de Richard Ferber, aos 12 meses, um bebê dorme de 11 a 13 horas num período de 24 h.

Sonecas diurnas

Do total que citamos acima, cerca de 2 h correspondem às sonecas diurnas, que nessa fase tendem a passar de 2 para apenas 1. Isso pode deixar o bebê mais cansado e irritado ao final do dia. Essa redução ocorre até em função de mudanças na rotina e do aumento das atividades.

Como cultivar hábitos de sono saudáveis nessa idade?

Mas nem tudo está perdido! É possível criar hábitos de sono saudáveis que vão ajudar a amenizar essa dificuldade para dormir e aliviar o cansaço de mães e pais. Continue lendo para saber quais são eles!

Crie um ritual do sono

Isso significa fazer tudo igual todas as noites, ou seja, criar um ritual para os momentos que antecedem a hora de ir deitar. Vale dar um banho morno, fazer massagem, contar uma história, enfim, atividades que acalmem o bebê.

O ideal é que esse ritual seja adotado já nos primeiros meses de vida, porém, se não foi assim, nunca é tarde para começar. As crianças adoram a previsibilidade.

Prepare o ambiente para a hora de dormir

Além de seguir um ritual, também é importante preparar o ambiente, especialmente quando a família tem outros filhos. Escurecer o quarto, colocar uma música mais calma ou até mesmo desligar os eletrônicos nos outros cômodos são atitudes que podem ajudar.

Cuide da rotina durante o dia

Reveja o dia a dia do seu filho. Nessa idade, há um grande salto de desenvolvimento, muitos começam a andar e a capacidade de se manter acordados também aumenta. O comportamento do bebê muda e pode ser difícil identificar os sinais do sono.

O problema é que, quando passa da hora, o pequeno fica irritado e fica ainda mais difícil para ele dormir. Por isso é tão importante cuidar do que a criança faz durante o dia. Os problemas para dormir ou despertares frequentes podem ser reflexo tanto do excesso de cansaço quanto da falta de atividades durante o período diurno.

Estimule seu filho a pegar no sono sozinho

Quanto mais cedo a criança aprende a dormir sozinha, sem depender do colo, do mamá ou da companhia da mãe, melhor é para a qualidade do sono de toda a família. Isso porque, quando ela despertar — o que é normal durante a noite — ,será capaz de adormecer novamente.

Claro que você pode iniciar esse processo de maneira gradual, respeitando o temperamento do seu filho, mas aos poucos é interessante ensiná-lo a dormir. Existem muitos métodos de aprendizagem do sono, uns mais e outros menos gentis, mas cada família pode buscar o que melhor se adéque à sua realidade.

O que pode dar errado na rotina do sono?

Então você seguiu todas as dicas, mas, de repente, tudo saiu dos eixos e o seu bebê voltou a acordar à noite como um recém-nascido, ou pior, passou a resistir bravamente ao sono, levando horas para dormir. Relaxa, você não está fazendo nada de errado, para tudo tem uma explicação.

Crise da ambivalência dependência/independência

A quarta e última crise de desenvolvimento do bebê coincide com o início do caminhar. Nessa idade, seu filho está se desenvolvendo na velocidade da luz. Ele pode ficar tão animado com as novidades a ponto de isso interferir no sono. No caso, pode querer treinar as novas habilidades mesmo durante a noite.

Ao mesmo tempo, ele ainda tem na mãe como uma referência muito forte de segurança, abrigo e proteção. Ela é a guardiã do sono; quando ele fecha os olhos, sente que se separou dela.

Tenha paciência, pois, como todas as outras, essa crise também passa. No fim, você também ficará encantada com as conquistas que ela trará para o seu pequeno.

A verdade é que é comum o sono do bebê de 1 ano apresentar uma regressão. O importante é cuidar para restabelecer o padrão de sono da criança, garantindo os benefícios de uma noite bem-dormida. Para isso, é importante ter persistência e tranquilidade, além de manter-se firme na rotina.

Outra dica que vale ouro é contar com a ajuda de alguém, que não seja a mãe, nessa fase de despertares noturnos.

Gostou do artigo e quer conferir outras dicas que podem ajudar na criação do seu filho? Então, aprenda agora como tirar o bebe do leite materno sem traumas.

 

436 responses to “O que eu preciso saber sobre o sono do bebê de 1 ano?

  1. Meu bebê está com 1a 1m, e faz quase 2 semanas que começou a acordar várias vezes durante noite, está muito agitado, e antes dormia noite toda, e agora quando ele dorme eu já tento deitar tbm pq estou exausta. E antes quando ele dormia era a hora que conseguia fazer as coisas e deixar a casa em ordem, e agora mudou tudo. 🙁
    A gente cria rotina mais dura tão pouco tempo… tô desanimada, e muito cansada!

  2. Minha bebê tem 1a2m, tinha rotina de sono, dormia sempre entre as 19:30/20:30 até as 7h do outro dia, mas de uns dias pra cá, pra ir dormir tem sido um caos, rola pra lá e pra cá na cama, quer conversar, pular, briga se eu tento dar uma forçadinha pra ela ficar deitada! Tá bem difícil!

    1. Camilla, até achei que era eu que tinha escrito isso, mas vi que é Camila com 2 L. Kkkkk… Exatamente a mesma coisa comigo. Minha bebê tem a mesma idade da sua e está passando pela mesma situação.

  3. A minha bebê tem 1a1m dorme reclamando muito e acorda várias vezes a noite pra mamar tetê mas mamadeira de madrugada não mama ,já tentei rotina de sono, música de dormir banho morno, até masagem com hidratante, nada ajuda, desespero é meu sobrenome, pois acordo bem cedo pra trabalhar quando consigo dormir

  4. Gente estou exausta, será que é só eu?

    Minha bebê nunca foi de dormir bem a noite, as sonecas do di até ok, agora deu para sair 5 dentes de uma unica vez, então fica gemendo dormindo, quando acorda parece que nada aconteceu.
    Estou tão cansada sem dormir a tempo, sem animo para nada, amor ser mãe mas esse cansaso materno nos deixa para baixo, mais algum assim?

    1. Da a ela camomilina c ou Camilia umas 3x/dia de 08/08 h e paracetamol antes de dormir pelo peso dela
      Se acordar a noite da dipirona faz efeito mais rápido

    2. Oi Evelin! Como estão indo as coisas agora? Qual idade da sua bebê?

      A minha neném tem 1a e 2m, e não é só vc nessa luta, mas pior que pensamos que é né?! Me sinto assim como vc sem ânimo pra nada e a auto estima nem sei onde foi parar rs, as vzs acho que já estou quase sem saniedade devido ao cansaço físico, emocional … enfim, dormir nunca foi o forte de minha bebê, desde sempre (e não era problemas com cólicas ou outras coisas e sim, acordava plena pra brincar) já até pensei um monte de besteira mas a Pediatra (inclusive mto boa profissional) disse que ela ainda não amadureceu esse lado de dormir, não dorme por muitas horas, ela tira cochilo, e fica horas e horas com energia que não parece ter fim, ela é muito esperta, inteligente, nunca me deu trabalho nem com febre, nada… mass em quesito de sono, nossa… socorro! E a única ajuda que tenho é do meu esposo mas ele trabalha a noite então além de passar os perrengues tbm eu acabo ficando com muita exaustão as madrugadas e não é só as madrugadas, quem é mãe sabe o quanto temos que nos desdobrar para dar atenção a eles e executar as tarefas de casa, se ao menos eu tivesse uma noite de repouso tranquilo pra recarregar mas não, e isso que soma muito pra deixar a gente muito pra baixo. Falando assim, parece até que somos ingratas e tals, mas não é, acontece que tem mais de um ano que não sei o que é dormir a noite nem de dia direito estou que nem um zumbi!

      Em relação ao dentes, a minha tbm saiu bem uns quatro de uma vez só, ficou irritada e chorosa, dei Dipirona infantil e ajudou.

  5. Minha bebê tem 1 ano, e a 3 dias começou a fazer birra para dormir, tem sido exaustivo, chora muito antes de dormir, grita, rola, me deixa desorientada, depois que finalmente dorme, acorda de hora em hora durante a noite… ela mama no peito, essa noite, dei mama só na primeira vez que acordou, nas outras tentei fazer ela voltar a dormir, mas aí tenho que pegar no colo e nanar…
    Tem sido muito cansativo, pois mal durmo durante as noites…

    1. Minha filha tem 1a e 1m, também está assim! Vc disse a palavra certa, estou desorientada. Não sei o que faço, é desesperador!

      1. Vendo os comentários aqui. Qd ela fez 1 ano estava pessima p dormir. Acordava direto. Passava o dia sem conseguir dormir bem. Mas de uma semana pra cá tá dormindo de mais, já estou é preocupada. Dorme as 21:30 e se deixar vai até 9h da manhã. Qd é 11:30 já quer dormir de novo. De tarde tb dorme. Será normal? Estou preocupada mesmo

        1. Não tem problema nenhum. Está bom. A minha filha é assim desde os 6 meses. Agora vai fazer um ano tem 4 dentes a nascer de uma vez e está difícil para adormecer à noite

    2. Estamos no mesmo barco, aqui um ano e um mês. Acorda várias vezes e chora em todas elas. Peço a Jeová todas as noites que ele durma pra eu também conseguir dormir mas tá difícil.😞

      1. Eu tô desesperada também meninas meu filho tem 1 ano e acorda umas 10 vezes na noite eu tô pra morrer de cansaço

      2. A minha ta com 1 ano e 3 acorda muito..super agitada..nao que mais dormi no berço…ta bem difícil mesmo..

  6. Pelo amor de Cristo, é essa regressão dura quanto tempo agora? Bb 1a3m não aceita dormir de jeito nenhum. São horas tentando ninar, diversas despertares. Difícil por aqui …

  7. Meu bebê tem 1a1m, dorme super bem durante o dia e a tarde, não tem dificuldade para dormir, porém o sono da noite está sendo exaustivo, acorda de hora em hora, ele não mama mais no peito, mas durante a noite tbm não aceita mamadeira, ele simplesmente acorda, as vezes quer andar pela casa, oi só ficar sentado na cama ,as vezes chora e para pegar no sono é uma luta, quando pega, não dorme nem 1 hora direito.

    1. Estou sofrendo o mesmo que você. Quer dividir experiência? A diferença eh que meu filho ainda mama no peito e só volta a dormir assim, mas acorda logo em seguida. Socorro, Deus!!!!

      1. meu bb tbm ta assim ele te 1a2mn aguento mas e dificil nem dorme eu nem dorme ele e nem dorme mei esposo

      2. Nossa eu tô passando pela msm coisa ele acabou de completar 1 ano,quer passar a noite com meu peito na boca,não pegou chupeta. Não sei oq fazer

    2. Nesses casos e bom diminuir as sonecas do dia e sair com o bebe pra dar uma na praça deixar a criança gastar as energias chega dar um banho e da a mamadeira e tenho certeza vai dormir a noite toda, Tenho um bebê de 1 ano e 1 mês dorme super bem desde 1 mês de vida graças a Deus.

      Meu Instagram @deilanee_jesus
      Me segue lá pessoal

  8. Meu bebê tem 1 ano e quatro meses e não quer dormir de jeito nenhum,é um sufoco pra fazer ele dormir, não dorme nem de dia e nem a noite a noite é bastante exaustivo pois quando ele vai dormir pra lá de 1 da manhã e o pior que no outro dia acordo cedo 5 HS da manhã tô exausta com essa rotina e durante o dia ele tira direto sem nem cochilar

  9. Meu bebê está com 1 ano, depois das cólicas ele dormia praticamente a noite toda. Mas já tem quase 1 semana que ele dorme bem até mais ou menos 1 hora da madrugada e de 5 em 5 minutos quer peito mesmo dormindo, se eu não dou ele começa a chorar procurando. Não sei se é por conta que ele tava doentinho, graças a Deus ele já tá bem melhor, mas mesmo assim ele ainda continua assim, não sei o que fazer, isso já conheceu ou tá acontecendo com mais alguém também?

    1. Está acontecendo aqui, meu bebê tem 1a3m, e agora está tendo muita dificuldade para dormir, e acorda várias vezes querendo peito, percebo que já não tenho mais tanto leite é isso não o alimentará bem. Quando consigo dar mamadeira ele dorme o restante da noite sem acordar, mas a maioria das vezes ele não quer aceitar a mamadeira.

      1. meu bebê também tem 1a3m, adormece com muita dificuldade, esta acordando 4 x em média durante a madrugada querendo peito, também gostaria de oferecer a mamadeira, mas é difícil.

    2. Meu bebê tem 1a1m, dorme super bem durante o dia e a tarde, não tem dificuldade para dormir, porém o sono da noite está sendo exaustivo, acorda de hora em hora, ele não mama mais no peito, mas durante a noite tbm não aceita mamadeira, ele simplesmente acorda, as vezes quer andar pela casa, oi só ficar sentado na cama ,as vezes chora e para pegar no sono é uma luta, quando pega, não dorme nem 1 hora direito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading