Use o cupom: VINTE pra ganhar 20% de desconto !

O que eu preciso saber sobre o sono do bebê de 1 ano?

sono do bebê de 1 ano

Você já sabia que junto com a maternidade viriam noites de sono perdidas, mas talvez não imaginasse que o sono do bebê de 1 ano ainda desse tanto trabalho, não é mesmo?

A verdade é que, quando se trata de dormir, os filhos são uma caixinha de surpresas. Mesmo bebês que dormiam como anjinhos desde pequenos podem apresentar uma regressão do sono aos 12 meses.

Mas muita calma nessa hora, mamãe! Estamos aqui para te ajudar! Reunimos neste post várias informações e dicas para você e seu bebê passarem por essa fase com tranquilidade. Confira!

Como é o sono do bebê de 1 ano?

Justo quando você parecia ter conseguido estabelecer uma rotina com seu bebê e estava começando a relaxar, começou tudo de novo. As cólicas haviam passado e as mamadas noturnas tinham diminuído, ou até cessado, mas a hora de dormir voltou a ser um momento difícil do dia.

Pois é, embora os pais não estejam preparados, isso é bem comum nessa fase. O bebê de um ano pode passar a chorar muito pra dormir, custar a pegar no sono, voltar a acordar diversas vezes à noite e querer a companhia da mãe.

Para entender melhor, vamos esclarecer algumas informações importantes sobre o sono do seu filho nessa idade.

Expectativa x realidade

Para começar, é importante alinhar as suas expectativas. Muitas mães esperam que seus bebês durmam a noite toda nessa fase, mas talvez essa não seja sua realidade.

Uma pesquisa da Universidade de Regina, no Canadá, mostra que 73% das crianças de 6 meses a 2 anos acordam os pais durante a madrugada. Portanto, você não está sozinha nessa!

Horas de sono por dia

Mas, afinal, quantas horas de sono meu filho de 1 ano deveria dormir? Segundo o livro “Bom Sono”, de Richard Ferber, aos 12 meses, um bebê dorme de 11 a 13 horas num período de 24 h.

Sonecas diurnas

Do total que citamos acima, cerca de 2 h correspondem às sonecas diurnas, que nessa fase tendem a passar de 2 para apenas 1. Isso pode deixar o bebê mais cansado e irritado ao final do dia. Essa redução ocorre até em função de mudanças na rotina e do aumento das atividades.

Como cultivar hábitos de sono saudáveis nessa idade?

Mas nem tudo está perdido! É possível criar hábitos de sono saudáveis que vão ajudar a amenizar essa dificuldade para dormir e aliviar o cansaço de mães e pais. Continue lendo para saber quais são eles!

Crie um ritual do sono

Isso significa fazer tudo igual todas as noites, ou seja, criar um ritual para os momentos que antecedem a hora de ir deitar. Vale dar um banho morno, fazer massagem, contar uma história, enfim, atividades que acalmem o bebê.

O ideal é que esse ritual seja adotado já nos primeiros meses de vida, porém, se não foi assim, nunca é tarde para começar. As crianças adoram a previsibilidade.

Prepare o ambiente para a hora de dormir

Além de seguir um ritual, também é importante preparar o ambiente, especialmente quando a família tem outros filhos. Escurecer o quarto, colocar uma música mais calma ou até mesmo desligar os eletrônicos nos outros cômodos são atitudes que podem ajudar.

Cuide da rotina durante o dia

Reveja o dia a dia do seu filho. Nessa idade, há um grande salto de desenvolvimento, muitos começam a andar e a capacidade de se manter acordados também aumenta. O comportamento do bebê muda e pode ser difícil identificar os sinais do sono.

O problema é que, quando passa da hora, o pequeno fica irritado e fica ainda mais difícil para ele dormir. Por isso é tão importante cuidar do que a criança faz durante o dia. Os problemas para dormir ou despertares frequentes podem ser reflexo tanto do excesso de cansaço quanto da falta de atividades durante o período diurno.

Estimule seu filho a pegar no sono sozinho

Quanto mais cedo a criança aprende a dormir sozinha, sem depender do colo, do mamá ou da companhia da mãe, melhor é para a qualidade do sono de toda a família. Isso porque, quando ela despertar — o que é normal durante a noite — ,será capaz de adormecer novamente.

Claro que você pode iniciar esse processo de maneira gradual, respeitando o temperamento do seu filho, mas aos poucos é interessante ensiná-lo a dormir. Existem muitos métodos de aprendizagem do sono, uns mais e outros menos gentis, mas cada família pode buscar o que melhor se adéque à sua realidade.

O que pode dar errado na rotina do sono?

Então você seguiu todas as dicas, mas, de repente, tudo saiu dos eixos e o seu bebê voltou a acordar à noite como um recém-nascido, ou pior, passou a resistir bravamente ao sono, levando horas para dormir. Relaxa, você não está fazendo nada de errado, para tudo tem uma explicação.

Crise da ambivalência dependência/independência

A quarta e última crise de desenvolvimento do bebê coincide com o início do caminhar. Nessa idade, seu filho está se desenvolvendo na velocidade da luz. Ele pode ficar tão animado com as novidades a ponto de isso interferir no sono. No caso, pode querer treinar as novas habilidades mesmo durante a noite.

Ao mesmo tempo, ele ainda tem na mãe como uma referência muito forte de segurança, abrigo e proteção. Ela é a guardiã do sono; quando ele fecha os olhos, sente que se separou dela.

Tenha paciência, pois, como todas as outras, essa crise também passa. No fim, você também ficará encantada com as conquistas que ela trará para o seu pequeno.

A verdade é que é comum o sono do bebê de 1 ano apresentar uma regressão. O importante é cuidar para restabelecer o padrão de sono da criança, garantindo os benefícios de uma noite bem-dormida. Para isso, é importante ter persistência e tranquilidade, além de manter-se firme na rotina.

Outra dica que vale ouro é contar com a ajuda de alguém, que não seja a mãe, nessa fase de despertares noturnos.

Gostou do artigo e quer conferir outras dicas que podem ajudar na criação do seu filho? Então, aprenda agora como tirar o bebe do leite materno sem traumas.

 

426 responses to “O que eu preciso saber sobre o sono do bebê de 1 ano?

  1. Me ajudou muito esse artigo, parabéns!!!
    Estou seguindo tudo como lê aqui e meu filho ainda não consegui dormir a noite toda com 14 meses de vida.
    Mas não vou desisti, pq com esse artigo li que vai passar aí gerou uma esperança top dentro de mim.

  2. Mamães, demorou muito pro bebê de vocês passar por essa fase? Estou passando por isso SÓ QUE COM GÊMEOS, eu e meu marido estamos exaustos. Os meninos estão com quase 12 meses, e fazem umas duas semanas que os dois estão dormindo super mal.

    1. A minha mais velha só veio dormir a noite toda com 2 anos. Hoje ela tem 3 e dorme como uma pedra. Nem acreditei que isso ia acontecer. Rs
      Mas cada criança é de um jeito o importante é focar em saber que essa fase vai passar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading