Vamos Personalizar? Queremos ver você usar a sua ciatividade!

Seu filho não come? Conheça o transtorno de processamento sensorial!

transtorno de processamento sensorial

Seu filho tem dificuldades para comer? Infelizmente, esse é um caso comum durante os primeiros anos da infância, e muitos pais passam por sérios problemas para contornar essa situação e conseguir promover uma rotina alimentar para as crianças.

Alguns, desinformados quanto aos principais pontos sobre o tema, tentam forçar as crianças a comerem, uma atitude que, além de insatisfatória, pode a piorar a situação.

Uma das razões pelas quais os pequenos podem evitar comer é a presença do transtorno de processamento sensorial. Já tinha ouvido falar sobre ele? Vamos apresentar a questão para você a seguir. Boa leitura!

O que é o transtorno de processamento sensorial?

Nos primeiros anos de vida, tudo é novo para a criança. O cérebro, ainda em formação, está começando a captar e a discernir os primeiros estímulos externos, como a voz dos pais, a diferença entre algo quente e frio, entre outras percepções. A partir disso, é gerado o desenvolvimento sensorial do pequeno.

O transtorno de processamento sensorial faz com que o indivíduo tenha uma maior ou menor sensibilidade a esses estímulos em comparação à população média na mesma faixa de idade. Isso pode afetar qualquer um dos sentidos: audição, visão, tato, paladar ou olfato, ou ainda impactar mais de um sentido ao mesmo tempo.

Ou seja, nesse caso, há uma percepção que está em um dos extremos do espectro: ou a criança tem hipossensibilidade ou hipersensibilidade a determinados elementos, e isso passa a incomodá-la.

Quais as principais características do transtorno de processamento sensorial?

Como vimos, quando a criança tem o transtorno de processamento sensorial, ela apresenta determinados comportamentos que podem indicar uma maior sensibilidade a determinadas questões ligadas a alguns sentidos ou a todos eles ao mesmo tempo.

Por exemplo, a criança passa a ter um certo incômodo com pessoas a tocando constantemente, não gosta do contato com as roupas, sapatos e meias, reclama que todo toque dói etc. Ela começa a ficar mais retraída, justamente para não enfrentar essas situações.

Na parte alimentar, o pequeno pode passar a não comer determinadas texturas ou sabores porque aquilo o incomoda consideravelmente. Também é possível que ele desenvolva uma tendência a evitar alimentos com sabores intensos. Em alguns casos, qualquer sabor gera um incômodo, e a criança passa a não querer comer nada.

Quais as diferenças entre hipossensibilidade e hipersensibilidade no transtorno?

No transtorno de processamento sensorial, como falamos, pode ocorrer um dos extremos: uma hipossensibilidade ou uma hipersensibilidade. Vamos mostrar algumas diferenças entre esses aspectos a seguir.

Hipossensibilidade

Na hipossensibilidade, a criança tem muita dificuldade em conseguir processar os estímulos externos, de forma que ela necessita de um contato maior com os itens que manipula para conseguir trabalhar com eles. Esse fato faz com que o pequeno realize as seguintes ações:

  • grita (hipossensibilidade auditiva);
  • gosta de subir em lugares altos (hipossensibilidade espacial e visual);
  • esbarra constantemente nas coisas (hipossensibilidade espacial e visual);
  • mastiga todos os objetos (hipossensibilidade no paladar);
  • come excessivamente (hipossensibilidade no paladar);
  • gosta de cheirar todos os objetos e pede sempre por perfumes (hipossensibilidade olfativa);
  • adora objetos coloridos e excesso de iluminação (hipossensibilidade visual);
  • tem necessidade de tocar em tudo (hipossensibilidade tátil).

Hipersensibilidade

Nesse caso, a criança apresenta uma maior sensibilidade aos estímulos externos, de forma que o mínimo contato estimula de forma exagerada seus sentidos. Ela apresenta os seguintes comportamentos:

  • tampa a orelha diante de barulhos (hipersensibilidade auditiva);
  • não consegue comer muitos alimentos ou não suporta texturas específicas (hipersensibilidade no paladar);
  • não gosta de ser muito tocada (hipersensibilidade tátil);
  • recusa-se a tomar banho ou a brincar com água (hipersensibilidade tátil);
  • anda na ponta dos pés (hipersensibilidade tátil);
  • evita atividades que possam sujá-la (hipersensibilidade tátil);
  • reclama de cheiros (hipersensibilidade olfativa);
  • não gosta de ambientes iluminados ou muito coloridos (hipersensibilidade);
  • sente que tudo causa dor (hipersensibilidade tátil);
  • tem problemas de aprendizagem gerados pelo incômodo com os estímulos;
  • sofre com problemas de sono derivados da hiperestimulação.

Quais estratégias devem ser utilizadas se a criança tem aversão sensorial a alimentos?

Além de tudo que falamos, é importante que os pais observem do que a criança realmente gosta e ao que ela criou aversão, para avaliar se o problema está relacionado com coisas específicas (por exemplo, determinadas cores, sabores ou texturas) ou se é um quadro generalizado.

Em primeiro lugar, se você suspeita que seu filho tem esse transtorno, é fundamental buscar auxílio com um profissional para que o diagnóstico seja feito. O pediatra, diante do relato dos pais, das conversas com o pequeno (caso já tenha uma boa expressão pessoal) e dos testes clínicos poderá gerar o diagnóstico preciso sobre a questão.

A partir da confirmação do quadro, tenha consciência de um ponto: uma criança que tem o transtorno é tão inteligente quanto qualquer outra. Ela apenas tem uma forma diferente de processar os estímulos externos e precisa de maior atenção quanto a isso. Afinal, devido aos incômodos da hiperestimulação, pode ter dificuldades de aprendizagem. Portanto, buscar auxílio e tratamento é fundamental.

Em alguns casos, terapias ocupacionais podem ser grandes aliadas no processo, para que se possa realizar uma abordagem de integração sensorial diferenciada. Com o tempo e a terapia, a criança poderá ter uma resposta mais próxima de quem processa os estímulos de forma mais tranquila. Isso não significa que ela está curada (o transtorno não tem cura), mas que passou a lidar melhor com a questão.

Nos casos de hipossensibilidade, os pais devem tomar cuidado para que os pequenos não consumam elementos que não são comestíveis e evitem possíveis excessos alimentares. Já na hipersensibilidade, os responsáveis precisam observar se há uma certa seletividade alimentar ou se o problema engloba todo o processo de alimentação.

Não brigue com a criança. Isso realmente a incomoda, não é uma espécie de pirraça. Então, não a deixe com medo com condutas mais agressivas. Converse com o pequeno sobre a necessidade de comer, encontre alternativas alimentares que o incomodem menos e utilize elementos lúdicos para conseguir estimulá-lo a se alimentar continuamente.

Lembre-se de que ter paciência é fundamental. A própria criança não tem consciência do que está acontecendo ou das razões pelas quais os estímulos a incomodam. O acolhimento é essencial para que ela possa ficar mais tranquila e aprender, com seus responsáveis, a lidar com essa situação.

Seu filho apresenta algum dos pontos que falamos acima? Tem o transtorno de processamento sensorial? Como você lida com a situação atualmente? Deixe um comentário com sua experiência!

115 responses to “Seu filho não come? Conheça o transtorno de processamento sensorial!

  1. Meu Deus, isso tudo me descreve. Como minha mãe sofreu comigo desde pequena em relação à comida, eu aceitava só arroz e batata frita, apesar de hoje (aos 52 anos) ter ampliado o menu, ainda sou resistente a experimentar novos sabores ou texturas, cheiros de perfume me incomodam horrores, algumas frutas como goiaba e maracujá me fazem passar muito mal, muitas luzes me causam tonturas, mas o que realmente prejudica a minha vida é a hipersensibilidade a sons, isso causa umas crises que nem sei como descrever, algo parecido como se uma bomba explodisse dentro do meu cérebro. Tem dias que são mais tranquilos, outros me afetam até no trabalho, mas de um jeito ou de outro aprendi a ir driblando tudo isso.

  2. Gente, pelos comentários que li, o filho de vocês é autista (igual meu filho).
    Vocês precisam procurar ajuda o mais rápido possível, pois quanto mais o tempo passa eles vão se isolando da sociedade, do mundo! Não vão comer direito e etc.. sei que é muito dificil, pois o meu filho tem 2 anos e 8 meses e não come quase nada, mas eu sempre tento oferecer coisas pra ele. Algumas coisas ele aceita hoje, amanha não e assim a gente vai levando a vida. É o principal(o mais importante) ele faz terapias: fonoaudiologa, terapia ocupacional, psicologa, e acompanhamento com uma neuro. Ele faz uso de remédios pra ajudar a quebrar essa rigidez da sensibilidade. Eu sei que muitos não tem R$, mas na internet já tem muitas dicas. Se puderem correr com isso, quanto mais jovem for o filho de vocês, maior é a chance dele ficar “normal”.
    Beijos e boa sorte a todos nós!

    1. Se puder compartilha um pouco sobre sua experiência. Tenho um bebê de 8 meses e notei algumas resistências a uns 2 meses.

  3. Tenho uma filha de 4 anos ela não come quase nada , só belisca 2 tipos de fruta , mais nenhuma , se incomoda com cheiros e caso ela olhe a comida ou sinta cheiro de algum alimento que ela não aprovou ela chega a vomitar , cheiro do lixo , a banana tb ela não pode nem chegar perto que enguia pra vomitar e acaba vomitando de nojo do cheiro ou do alimento . se eu oferecer algum alimento que ela não queira ela vomita . acho que ela deve ter essa hipersensibilidade . vou procurar ajuda pois ela não pega peso e não cresce bem devido a falta de alimentos diversificados .

  4. Tenho um filho de 10 anos que não come quase nada só arroz seco nem um tipo de carne ovos grão não sei mais o que fazer só fruta não toma leite não experimenta nada come bem só isso, é forte parece bem saudável teve problemas na vesícula e retirou, sempre está com alguma coisa na boca plástico de preferência rói tudo que tem, é super inteligente estou preocupada pensei que fosse uma fase mais não é.

    1. Precisa procurar ajuda, nutricionista e terapias.
      O quanto antes vc buscar ajuda melhor.
      Eu sou nutri infantil

      1. Boa noite, tudo bem Nutri Mariana Ducas?!
        Minha filha de 4 anos, de alguns meses pra cá temos notado que ela simplesmente parou ( do dia pra noite) de comer bolachas recheadas,carnes ,frutas, legumes, pão… Ultimamente tem almoçado apenas arroz e feijão e no café apenas leite com café e bolacha água e sal, simplesmente parou do dia para noite, emagreceu com isso.
        Além de notarmos alguns comportamentos dela desde bem pequena, quer mandar em todos, erra e culpa os outros, se frusta muito fácil, tem medo de “tudo”, tem dificuldades no sono, algumas vezes fala exageradamente porém é muito inteligente e aprendeu as letras, cores, formas e a escrever alguma poucas palavras com 3 anos. Gostaria de um retorno para consulta online com a Nutri e se houver outro(s) especialistas. Aguardo. Obg

  5. Cada relato impressionante !
    Procurem ler sobre crianças índigos , cristais , arco íris !!!
    Vai ajuda los muito
    Luciana Donizete de assunção machado

  6. Pois meu filho tem 3 anos e não come nada de salgado ele tem nojo vomita faz o show pra não comer eu não sei mais onde ir pois já levei várias vezes no pediatra e ninguém sabe disser oq deve ser.

  7. Olá, tenho um filho de 9 anos super inteligente por sinal, aprende tudo com muita facilidade, principalmente aquilo que o interessa, aprendeu a lê aos três anos de idade, com 1 ano e 6 meses ele já fazia o alfabeto, números, enfim ele é muito inteligente tem uma capacidade para memorizar as coisas, desde pequeno gostava de decorar marcas de carros, países etc..era muito organizado, quando íamos ao supermercado ele sempre queria arrumar as prateleiras, mais depois ele foi crescendo, e foi ficando bagunceiro, só brinca gritando, nunca gostou muito de abraços sempre se esquivava desde bebê, qualquer batida ou machucado ele faz muito drama, tem nojo de comida pastosa , com caldo, com temperos ele cara todos do prato, nunca tomou um mingau, é estressado, fica irritado com facilidade,ele é extremamente ansioso, vive com as mãos na boca , roendo as unhas, não gosta de ficar com os pés e mãos sujas, é impaciente, é questionador, não consegue obedecer regras , é muito teimoso, desobediente, se proíbo algo que ele gosta muito ele chora , berra, e quando tá brincando nunca quer parar, não aceita perder, achei que fosse só uma fase mais percebi que está demorando demais a passar, e tenho a impressão de que ele não está amadurecendo emocionante, enfim esta situação está fora do meu controle, ! O que posso fazer pra ajudar o meu filho e a mim tbm como mãe.?

    1. Bom dia!
      Você descreveu meu filho todinho, já foi diagnosticado autista e depois recebeu alta, depois foi dagnosticado com dificuldade de aceirar regras e faz psicoperapia. Mas não tenho muita certeza se vai surtir efeito. Você já descobriu algo que ele possa ter para ter esses compartamentos e que ajudaram ele?

    2. Minha filha tem 27 anos, desde que aprendeu definir o gosto, passou a não suportar alimento algum que tenha espuma, vitaminas, sucos batidos,leite, nada que forme espuma…até hoje!
      Outra coisa é metal, desde desse momento da infância até hoje não suporta mentais, tais como chaves, cadeado, metais, zíperes etc …nunca busquei ajuda.

    3. Olá.
      Tenho duas netas uma.de.3 anos e uma de 6 meses .mas toda vez q vai beijar a irmã sente enjoos a ponto de querer vomitar .

  8. Eu vim procurar aqui mais sobre essa questão que fala aí sim acima porque o meu filho ele tem dificuldade para comercializar alimentos ele gosta de consumir Mais Alimentos líquidos tudo tudo que ele vai fazer que ele vai pegar tudo que ele vai fazer ele cheira ele gosta de pegar ele gosta de sentir né seja alimento seja brinquedo e outra coisa que eu percebi é que tem alguns tipos de som que incomoda ele ele fica muito agitado quando ele escuta o barulho né aquela zuada da moto ele não suporta ele fica tampando o ouvido fica dizendo que tá doendo na escola o aprendizado dele tem sido muito pouco muito pouco ele não gosta de tar no meio das outras crianças ele gosta de dar só na dele e eu achava que era birra que era dengo só que eu acabei de descobrir que não não é não é dengo e ele também além de ter dificuldade para aprender as coisas ele não gosta de sair de casa ele gosta de ficar sempre no cantinho dele no escuro geralmente ele não gosta do Claro da Luz muito então ele se incomoda com essas coisas meu filho tem 5 anos vai fazer 6 agora dia 19/04 e tem sido muito difícil lidar com isso .

    1. Boa tarde!
      Você precisa procurar um neuropediatra bem experiente para lhe ajudar, pois ele pode ter algum transtorno que se tratado o quando antes maiores serão as chances de evolução.

  9. Nossa me identifiquei muito nessa postagem já levei meu filho em vários médicos mas ninguém sabe me dizer nada, ele tem 2 anos e 6 meses tbm não se alimenta, não brinca com tinta e nada que faça sujeira, fala que dói sempre que alguém toca nele, já estou quase entrado em depressão por não consegui encontrar ajuda.

    1. Olá Janaina!
      O Neuropediatra é o profissional que dá o norte aos pais perdidos em todas essas questões.

  10. Muito boa a matéria sobre um assunto que nunca tinha ouvido falar. Como não levei meu filho para ser analisado por um profissional não vou aqui afirma nada mas pela matéria meu filho de 4 anos aparenta ter TPS(Transtorno de processamento sensorial) com Hipossensibilidade. O seus sintomas são: Não gosta de comer pela manhã, Não gosta de ficar sem camisa, quando ficar irritado e uma luta para acalma lo, Não gosta de coisa quente nem morna(ex: mamadeira e comidas) e odeia que toque nele com a mão molhada. O mas extremo que vejo e se pingar uma gotinha de agua na roupa ele entra em desespero para trocar. Ele e carinhoso, brincalhão, interage com outras crianças sem problemas. Há ele e lindo e eu aprendo muito coisa com ele, e tipo galanteador não pode ver a mãe que elogia a todo tempo.kkkkkk

    1. Meu filho de 3 anos ,depois que iniciou a creche começou a tirar camisa toda vez que cai pingo de líquido e fica muito nervoso,gritando e chorando, molhou, não tem camisa.
      Estamos em andamento do diagnóstico do Autismo.
      Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading